Chegou a hora de saber o que é só blá, blá, blá e o que é fato no mercado de Delivery de comida!
Delivery de comida é sinônimo de praticidade, isso todo mundo sabe. Mas esse mercado cresceu tanto que também é visto como algo promissor.
E como tudo mais que se torna famoso cai no boca a boca e ganha dezenas de histórias por aí, resolvemos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o Delivery de comida.
Você, empreendedor, já ouviu alguma dessas frases? Confira!
→ O faturamento do restaurante aumenta se eu implementar o Delivery de comida
Verdade.
O Delivery geralmente tem um fluxo de demanda alto, não exige uma estrutura muito grande e traz muita praticidade para o consumidor.
Com certeza implementar esse modelo de negócio pode aumentar o faturamento do seu restaurante.
E tem mais: se você quer que seu negócio dure, aposte nessa tendência porque ela é a queridinha do público formado por millennials (geração nascida a partir dos anos 1980) e esse pessoal ama ter o que deseja nas mãos em instantes.
→ O Delivery online é legal, mas é só uma moda passageira
Ahá! Brincadeira!
Claro que esse é um mito. Essa é uma modalidade que segue em crescimento e em uma sociedade cada vez mais conectada e tecnológica essa afirmação nem faz sentido.
Estudos confirmam que entre 2018 e 2020 o Delivery online cresça 14,9% no mundo todo.
→ A embalagem interfere na qualidade da refeição
Verdade.
A embalagem tem que garantir:
- Temperatura ideal
- Estado de conservação da refeição
- Vedação para evitar vazamentos
- Higiene
- Praticidade
Esse é um item que faz toda diferença e já falamos disso aqui.
→ Delivery de comida é só para pedir pizza e sanduíche
Mentira.
Pizza, sanduíche, massas, arroz e feijão, espetinho, pastel, esfihas, sushi, tortas, doces…
Existe uma variedade muito grande de opções.Com novas tecnologias de embalagem e transporte, por exemplo, é possível entregar desde alimentos que são consumidos frios, até aqueles que precisam estar bem aquecidos para não perder qualidade, como um risoto, por exemplo.
→ As pessoas preferem pedir Delivery em casa
“Uhum”!
Um estudo global da empresa de tecnologia McKinsey & Company revelou que 82% dos entrevistados pede comida em casa e só 16% pedem no trabalho.
→ A taxa de entrega do pedido online é sempre maior
Mentira.
Os custos com um sistema operacional de pedidos online geralmente impactam no valor do produto. Se há taxas sob as vendas, por exemplo, pode ser que a refeição fique mais cara, ou ainda que seja mais difícil dar um desconto na compra.
A questão da entrega é independente da forma como o pedido é feito e na maioria dos casos vai depender da estrutura do Delivery (se a entrega é feita pelo motoboy, ou de bike, por exemplo) e da distância percorrida.
→ Delivery de comida online só aceita pagamento em cartão de crédito
Mito!
A maioria das compras feitas por internet realmente têm o cartão de crédito como método principal de pagamento.
Mas no Delivery não precisa ser assim. Existem diversas formas de pagar, aliás. Desde o cadastro de contas PayPal, vale refeição, ou ainda em dinheiro, no momento da entrega.
→ Dá para personalizar o pedido quando ele é feito por um App
Verdade.
A tecnologia aplicada aos aplicativos está cada vez mais versátil e dá sim para personalizar o pedido. Um exemplo clássico é a famosa pizza de dois sabores, mas outras refeições, como uma salada, por exemplo, podem se ajustar ao gosto do cliente, desde que o proprietário do Delivery habilite esse tipo opção.
→ Maionese é uma vilã do Delivery de comida
Não é bem assim.
Se a maionese for industrializada, por exemplo, não tem problema nenhum incluí-la em um sanduíche, ou enviar o sachê lacrado para o cliente.
Nessas condições, ela só não pode ficar períodos longos fora da geladeira. O ideal é sempre manter a maionese em ambiente refrigerado e respeitar as datas de validade.
→ O Delivery de comida também precisa respeitar o Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Exato.
Se o consumidor não recebeu o que foi prometido, se a comida chegou fria, se a entrega demorou mais do que foi garantido, entre outros casos em que o consumidor seja lesado, há enquadramento no CDC.
→ O final de semana é rei quando o assunto é Delivery de comida
Isso.
A pesquisa da McKinsey & Company também mostrou que sexta, sábado e domingo são os dias campeões de vendas! E estamos falando de vendas em plataformas online, que fique bem claro.
[EXTRA] → Sistemas de pedido online sempre cobram taxa sob a venda e não compensam
Mito! Estamos aí para provar o contrário. O Sistema Vitto, por exemplo, não cobra essa taxa que é comum encontrar no mercado.
E sim, você pode aproveitar isso como uma oportunidade, porque esse valor administrativo pode ser repassado em forma de descontos para o consumidor, ampliando as chances de atrair o público com promoções. Que tal?
FONTES:
CZELUSNIAK, Adriana. Vai maionese?. Gazeta do povo, 2010
HIRSCHBERG, Carsten; RAJKO, Alexander; SCHUMACHER, Thomas; WRULICH, Martin Wrulich. The changing market for food Delivery. McKinsey & Company, 2016
NAVAJAS, Laura. Quais são os direitos do consumidor quanto o assunto é Delivery?. Consumidor Moderno, 2016