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Disparo de SMS para restaurantes: 6 dicas para vender mais!

setembro 28, 2017

O disparo de SMS segmentado pode ser um divisor de águas no seu negócio, desde que seja bem aplicado. Por isso separamos essas boas práticas para você!

O Sistema Vitto lançou uma ferramenta de disparo de SMS que está gerando resultados impressionantes!

 

Por meio dela você pode impactar seus clientes, divulgar promoções e aumentar suas vendas em apenas alguns segundos.

 

Só que para isso acontecer você precisa de uma boa estratégia. Então não perca tempo e confira algumas dicas extremamente eficientes sobre como mandar sms da forma ideal para você fazer campanhas que tragam retornos muito positivos para o seu restaurante!

 

 

1. Não faça textos “misteriosos”

 

Seus clientes não navegarão pelo seu site, simularão um pedido no App, ou acessarão a página do Facebook em busca de “novidades” ou “promoções exclusivas” citadas na mensagem SMS. Então, o ideal é que você crie algo claro e objetivo. Por exemplo:

 

Mensagens que não funcionam: 

“Faça pedido pelo nosso App e participe de promoções” ou “Use o cupom PIZZA e tenha descontos”

 

Por que é ruim? Porque é muito vago. O cliente não saberá exatamente de quais promoções você estará falando, ou quais serão os descontos oferecidos.

 

Mensagem que funciona:

“Use o cupom PIZZA até 31/09 e ganhe 30% de desconto só no pedido online [link para a página]”

 

Por que essa é legal? Porque em uma só mensagem, mesmo que seja curta, tudo já está dito. O cliente sabe qual é o cupom, o valor do desconto, qual é a validade, quais as condições (“só para pedidos online”) e qual é o link que direciona para a página correta.

 

 

2. Inicialmente, faça disparos de sms que mexam no bolso do cliente

 

Priorize campanhas que oferecem descontos e divulguem promoções. Assim seu cliente associará mais facilmente seus SMS’s a algo bom.

 

Depois,  analise seus resultados. A recomendação é: utilize a ferramenta de cupons de desconto para poder mensurar o resultado da campanha posteriormente.

 

Depois desse primeiro período, você pode usar o SMS para avisar sobre um lançamento, ou para pedir aos clientes que instalem o App. Ou seja, evite mandar logo de cara mensagens como “Conheça nosso programa de fidelidade”, por exemplo.

 

Depois que seus clientes perceberem que você faz várias promoções e que elas só são válidas pela sua própria plataforma, a instalação do aplicativo será uma consequência. 😉

 

 

3. Mantenha o foco no ato do cliente de realizar o pedido

 

Campanhas como “Baixe agora nosso aplicativo!” mudam o foco para a instalação do aplicativo e dificilmente você terá ganhos financeiros com isso. Por isso, foque suas ações para que o cliente faça o pedido.

 

→ Por isso a importância das promoções!

 

Ao fazer o pedido seu cliente lhe traz dinheiro e você terá um retorno de investimento. Mas ao simplesmente baixar o aplicativo a venda não é garantida.

 

 

4. Em campanhas para clientes que utilizam marketplaces, seja mais direto ainda!

 

Muitos não sabem, mas os marketplaces (aqueles Apps que cobram comissão sob pedido) permitem que você exporte uma planilha com os telefones dos clientes que fizeram pedidos nos últimos 30 dias. Você pode importar essa planilha, utilizar esses contatos como destinatários da campanha e mandar um SMS específico só para esses clientes.

 

Neste caso, seja muito claro e direto com o cliente no disparo de sms e peça para ele não repetir o pedido pelo marketplace.

 

Exemplo de mensagem eficiente:

“Não compre pelo marketplace. Peça em nosso site/App e ganhe 20% OFF com o cupom PIZZA até 30/09.”

 

 

5. Após enviar sua campanha, não se apegue ao número de pessoas que visualizou o SMS

 

Muitas pessoas não abrem a mensagem imediatamente, mas até para “dispensar” a notificação indicada na tela do celular, elas acabam lendo o conteúdo. Inclusive, elas podem não realizar o pedido no mesmo dia, mas fazê-lo depois, por conta de algum motivo específico.

 

Assim, mesmo que a mensagem apareça no sistema como não “lida”, seu SMS ainda tem chances de se transformar em uma venda. Portanto, mensure os resultados por meio do relatório de cupom de desconto, o qual informará com exatidão quais e quantos pedidos utilizaram o cupom.

 

 

6. Não esqueça de criar o cupom antes de mandar a mensagem

 

Por último, mas não menos importante: a ferramenta de SMS apenas efetua o disparo da mensagem, então você não pode esquecer de criar seu cupom na aba “Configurações” do sistema. 😉

 

Se você precisar de mais dicas, orientações, ou tiver dúvidas na hora em que for criar sua mensagem, pode contar com o suporte do Sistema Vitto. É só entrar em contato!

 

Estamos sempre prontos para te atender e podemos te ajudar a fazer um disparo de sms atrativo!