# # # # # #

10 dicas de fotos de comida para dar água na boca dos clientes

30

ago

2017

Um celular, algumas regras e seu produto no melhor ângulo! Melhore suas fotos de comida seguindo esses passos.

 

E quando chega a hora do almoço e você dá uma espiada nas redes sociais e vê um monte de fotos de comida? A fome aumenta, não é assim?

Seus clientes também passam por isso. Aliás, eles muitas vezes querem ver não só fotos de comida bonitas no Instagram e no Facebook, como abrir o cardápio do seu restaurante ou Delivery e checar se os pratos parecem bons mesmo.

Aqui no Vitto Blog já falamos sobre a importância das imagens serem bem feitas para o Marketing e também sobre ilustrar seu cardápio com imagens reais, para ser honesto com o consumidor.

E depois dessas dicas pode ser que você tenha pensado:

“Mas eu não tenho verba para contratar um fotógrafo e fazer um banco de imagens bonito do meu cardápio.”

Bom, sempre tem uma solução no estilo “faça você mesmo”. E é isso que você vai aprender agora!

  1. Coloque a regra dos terços em prática

Para quem nunca teve aulas de fotografia, essa regra parece ser complicada, mas não é nada disso. Ela é bem básica e muito simples de aplicar.

Você já deve ter notado na câmera do seu celular que existe a opção de colocar na tela uma espécie de grade (três colunas verticais e três horizontais).

Essa é a ferramenta base para aplicar a regra dos terços.

Basta enquadrar o objeto que você quer destacar em algum dos pontos em que essas linhas se cruzam para já começar a produção da sua foto de comida com uma estética boa.

 

  1. Priorize o prato

Você já deve ter visto no Instagram aquelas fotos que parecem até um sonho, com fartura de frutas e pães em uma mesa rústica, toalha, pratos e talheres bonitos e alguns objetos de decoração espalhados. Nas imagens de “café da manhã”, inclusive, é comum ter sempre um jornal e um óculos de sol.

Pois é, não queremos te desapontar, mas esse não é o tipo de imagem que vale para seu restaurante. Pelo menos não para colocar em um cardápio, ou para indicar qual é o prato do dia no Instagram.

O close é na refeição que você quer mostrar. Evite incluir muitos elementos, porque eles podem desviar a atenção do usuário para o que é importante.

Um detalhe decorativo no prato, ou um molho com uma cor bonita para uma salada, por exemplo, até podem fazer parte do cenário, desde que não tenha exageros.

 

  1. Use ingredientes frescos

Na montagem da refeição se esforce para ela ficar bonita tanto quanto você se esforça na hora de servir ao seu cliente.

Escolha folhas inteiras para pratos que levam verdura, capriche nas cores, observe se tem simetria nos cortes.

Em hambúrgueres e sanduíches, por exemplo, escolha pães frescos e capriche no recheio.

 

  1. Espirre água, ou azeite

Um truque muito comum para deixar a foto de comida suculenta, ou com uma sensação de frescor, é borrifar água, ou azeite, dependendo da situação.

A comida fica mais atrativa na imagem. Mas aqui também vale alertar que precisa ser algo sutil, sem exageros, afinal é preciso ser fiel a realidade.

 

  1. Aproveite bem a iluminação ambiente

Logo de cara já damos a dica:

Não use flash.

Nesse caso, não tire suas fotos à noite, com luz artificial.

Use a iluminação ambiente a seu favor e deixe a imagem o mais natural possível. Luzes que chegam pelas laterais geralmente funcionam bem. Se o dia estiver nublado, não se preocupe! Esse clima é o queridinho dos fotógrafos pois gera uma excelente iluminação para fotografias.

 

  1. O branco tem que estar branco

Se houver elementos brancos na imagem, como um guardanapo, por exemplo, ele tem que aparecer realmente branco, e não amarelado ou em qualquer outro tom.

A mudança de cor indica que a luz não está boa.

 

  1. Ajuste o foco

Tem mais um truque de fotografia que funciona bem quando o assunto é comida.

Se você tem uma doceria, por exemplo, e seu carro chefe são os cupcakes, experimente formar uma “fila” com alguns deles e foque somente no primeiro elemento.

Essa é a chamada profundidade de campo. É ideal para compor fotos de comidas que são mais delicadas e servidas em porções menores, como o próprio cupcake, ou sushis, por exemplo.

 

  1. Trabalhe a perspectiva

Tirar uma foto de um hambúrguer de cima para baixo não vai mostrar muito do recheio, assim como fotografar uma pizza de uma posição lateral pode revelar somente uma massa fina e um espaço vazio.

É tudo uma questão de perspectiva e cada refeição tem seu melhor ângulo. Escolha aquele que vai destacar mais as características do seu produto e os ingredientes dele.

 

  1. Seja ágil

Todas essas dicas são simples de se colocar em prática, mas elas vão perder o valor se você demorar demais e a comida perder o frescor.

Basta alguns minutos para o molho de uma massa secar, ou a borda de uma pizza murchar. Antes de tirar sua foto de comida se prepare para todos os passos que indicamos aqui e deixe a montagem do prato por último.

 

  1. Use aplicativos para editar (levemente) suas fotos de comida

Você não precisa ser um mestre e Photoshop para editar suas fotos. Aliás, no caso das fotos de comida, com todas as dicas que demos, só serão necessários alguns retoques como o corte da imagem e o destaque de um ou outro elemento, como um queijo derretido.

Mas lembre-se de sempre prezar pela espontaneidade. A foto tem que ser real e natural.

Um bom aplicativo para fazer isso de forma bem fácil é o Snapseed, desenvolvido pelo Google. Além de ter muitas opções de funcionalidades, o App ainda tem alguns tutoriais de edição de fotos para várias situações.

Gostou das dicas? E você não precisa ter um super equipamento para colocar todas elas em prática. Seu próprio celular pode ser usado. Você vai se surpreender com a diferença de qualidade das imagens.

Quer mais dicas práticas como essas? Deixe sua sugestão aqui nos comentários. 🙂

 

Gostou? Comente