Organizar a operação do restaurante vai fazer toda diferença para o seu sucesso. Por isso, reunimos aqui alguns motivos que vão te fazer reavaliar e implantar melhorias de gestão no seu estabelecimento. Confira!
1 Os Pedidos Saem Mais Rápido
Todo cliente, principalmente os de delivery, querem receber e saborear seu pedido o quanto antes.
Quando você organiza sua cozinha de forma mais otimizada, o processo de preparação e montagem dos pratos são mais ágeis, sendo possível fazer a entrega em menor tempo.
Um modo de fazer isso é deixar ingredientes já cortados e na sequência correta de montagem. Faça o teste, temos certeza que você já vai sentir a diferença.
2 Evitar desperdício e Economizar
Quando a gestão do seu restaurante está organizada, significa que seu estoque também está organizado.
Uma sugestão é usar prateleiras abertas para que tudo esteja sem a vista. Também faça a contagem e checagem da validade frequentemente.
Assim, fica mais fácil saber quais ingredientes você realmente precisa repor e evitar de deixar chegar a data de vencimento. Logo, os gastos com insumos diminuem!
3 Melhorar o atendimento
Operações organizadas seguem padrões!
Se você definir um padrão de atendimento, além de facilitar o trabalho da sua equipe, também vai conseguir agradar mais clientes.
Uma forma de fazer isso é definir como os funcionários devem falar com seus clientes. Faça isso adiantando diferentes situações que podem ocorrer e defina como deve ser o procedimento. E isso vale tanto para o salão como o delivery, viu? Com isso, os clientes verão consistência no seu atendimento.
Saiba como padronizar o atendimento do seu restaurante!
4 Conquistar clientes
Quando, além do sabor, seu cliente percebe um trabalho organizado e é bem atendido fica mais fácil que ele tenha vontade de repetir a experiência. Afinal, são itens que dão credibilidade ao restaurante.
Portanto, otimizar sua operação também significa investir na fidelização dos seus clientes!
Como organizar a operação do restaurante?
E agora, se você tem dúvida por onde começar, aqui vão algumas ideias que podem te ajudar:
- Treine sua equipe: alinhe com seus colaboradores como deseja que seus clientes sejam atendidos.
- Escreva os processos: desenhe a forma padrão ideal dos processos e do atendimento e tenha isso anotado. Assim, será mais fácil enxergar o que não está funcionando conforme o planejado.
- Contrate um sistema de gestão e pedidos online: Assim é possível ter o controle do estoque, controle do caixa e receber os pedidos em apenas uma tela.
Aproveite e organize a operação do seu restaurante para que ele tenha um crescimento saudável!