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5 dicas para aumentar preços no seu restaurante

abril 25, 2019

Na hora de aumentar preços no restaurante aparecem muitas dúvidas. Esse é o tipo de novidade que costuma não agradar muito os clientes. Mas, quem tem um negócio sabe que é algo necessário: mesmo que você segure o aumento de preços por um tempo, em algum momento eles vão precisar ser reajustados.

 

Mas como fazer isso de forma que impacte o mínimo possível seus clientes? Confira abaixo nossas 4 dicas!

 

1 – Época de Baixo Movimento

 

O momento em que você eleva os preços pode fazer muita diferença! Nossa dica é que você aproveite as épocas em que seu restaurante tem um volume de vendas baixo.

 

Como as vendas tendem a diminuir um pouco na virada de ano, tradicionalmente muitos estabelecimentos usam da data para aumentar os preços com o argumento: “valor de 2021”.

 

Muitos clientes acabam nem percebendo as mudanças quando voltam das férias de fim ano ou acabam não dando muito atenção por já esperarem essa mudança nos serviços.

 

2 – Faça reajustes regularmente

 

Alguns empreendedores preferem segurar o reajuste o máximo de tempo que podem. Geralmente fazem isso porque acreditam estar tomando a decisão que mais agrada seus clientes, já que nenhum deles gosta de pagar mais caro.

 

Porém, o momento do reajuste vai ser inevitável e mesmo que demore um pouco mais essa hora vai chegar. Afinal, todos os estabelecimentos estão sujeitos aos efeitos da inflação.

 

Ao segurar o reajuste por muito tempo, quando esse momento chegar pra você, vai ser necessário aplicar um aumento muito maior de uma vez só aos clientes.

 

Quer algo pior que isso para ficar marcado na lembrança dos clientes? 🙁

 

3 – Aplique pequenos aumentos

 

Essa dica está diretamente ligada à dica anterior. É melhor aumentar pequenos valores sempre que precisar do que fazer um único reajuste alto.

 

Mas isso é algo que você só consegue fazer se aplicar o aumento de preço nos momentos que precisa, por isso a importância de realizá-los regularmente. 😉

 

4- Faça alterações nas porções

 

Você não precisa necessariamente aplicar alterações nos preços. Uma forma de efetuar o aumento de forma indireta é reduzir o tamanho das porções mantendo o valor atual.

 

Atenção!
Essa prática é permitida, mas o Código de Defesa do Consumidor exige que essas mudanças sejam informadas de forma clara ao cliente. Portanto, caso seja a opção escolhida, informe nos cardápio (físico e digital) que houve redução e de quanto foi a alteração.

 

5 – Ofereça um desconto nas primeiras semanas

 

Ao implantar seus preços novos, uma ideia bacana é disponibilizar um cupom de desconto por algumas semanas. Assim, seus clientes se acostumam com os preços novos tendo acesso aos produtos com um valor menor.

 

Além disso, essa dica é bacana porque o desconto pode ser válido apenas em pedidos online, incentivando seus clientes a conhecerem seu aplicativo.

 

Desta forma você transforma o que seria um problema em uma oportunidade! 😉

 

E você: quais são as estratégias para aumentar preços no restaurante? Conte para nós nos comentários!