6 dicas de marketing digital para restaurantes

06

nov

2018

Você quer ver cada vez mais pessoas dentro do seu estabelecimento admirando o seu cardápio? Então é hora de se dedicar ao marketing digital para restaurantes!

Não basta mais distribuir alguns panfletos no bairro ou depender da divulgação boca a boca para atrair os clientes. É preciso criar estratégias para o ambiente em que eles estão: a internet. Afinal, lá eles procuram pelos melhores bares da cidade no Google, leem avaliações de consumidores sobre o novo bistrô do bairro no Facebook e seguem o seu pub preferido no Instagram.

Portanto, independentemente do seu tipo de estabelecimento, esses canais devem estar na mira das suas estratégias. Agora, então, você vai ver algumas dicas de marketing digital para atrair novos clientes e mantê-los fiéis por mais tempo!

1. Comece com um planejamento de marketing digital para restaurantes

Essa dica vale para qualquer estratégia de marketing: tudo começa com um planejamento. A etapa inicial é essencial para definir o que você deseja alcançar. Aumentar a visibilidade do seu negócio? Atrair mais clientes para o almoço? Fazer as pessoas voltarem mais vezes? Criar uma relação mais próxima com elas?

A partir da definição dos objetivos, você começa a montar um planejamento para atingi-los. Ele deve definir quem é o seu público-alvo, quais canais digitais você pretende usar, quem serão os responsáveis e quais indicadores vão medir o sucesso da sua estratégia.

2. Inclua seu restaurante no Google Meu Negócio

O marketing digital para bares e restaurantes pode envolver uma infinidade de ações e canais da internet. Mas, se você ainda não deu os primeiros passos, pode começar com a inclusão do seu estabelecimento no Google Meu Negócio.

Esse recurso gratuito é o que faz você aparecer no buscador e no Google Maps, nas pesquisas de potenciais clientes. Não precisa nem ter um site para isso ― basta inserir corretamente suas informações. A partir disso, você terá uma página com endereço, horários, contatos, e ainda pode receber avaliações de usuários.

3. Crie um site para ser encontrado no Google

O cadastro do restaurante no Google Meu Negócio é o primeiro passo. Mas, se você quer ter mais visibilidade no buscador, é essencial criar um site.

Nele, você centraliza todas as informações sobre o negócio e disponibiliza aos seus clientes. Você pode contar a história do restaurante, apresentar a equipe, informar o cardápio, publicar sobre eventos próximos, disponibilizar um formulário de reservas, entre outras informações.

Mas, para o site alcançar as primeiras posições do Google, ele precisa ser otimizado. Isso significa que ele deve oferecer uma boa experiência aos visitantes, que não devem ter dificuldades para navegar e encontrar as informações, mesmo que estejam usando seu celular.

4. Invista em marketing de conteúdo para restaurantes

Quer conquistar ainda mais visibilidade no Google? Então, crie um blog dentro do seu site. Nele, você pode publicar artigos relacionados ao seu negócio. Se você tem um restaurante árabe, por exemplo, pode explicar a origem dos pratos, curiosidades sobre a cultura, dicas de receitas, além de novidades e eventos do estabelecimento.

Produza conteúdos que interessem aos seus potenciais clientes e conquiste o seu engajamento. Assim, você também mostra ao Google que tem páginas relevantes para os usuários e ganha melhores posições no ranking do buscador.

5. Engaje os clientes nas redes sociais

As redes sociais também são essenciais no marketing digital para restaurantes. Com elas, você pode fortalecer a sua imagem diante do público e engajar os seguidores para que eles se mantenham sempre próximos do seu estabelecimento.

No Facebook, você pode publicar sobre novidades, criar eventos para convidar os clientes e participar de comunidades do seu bairro, por exemplo. Já no Instagram, explore seu olhar criativo para fotos e vídeos que encham os olhos dos seus seguidores. Lembre-se sempre de interagir com o público, pois é isso que cria proximidade.

Nessas mídias sociais, muitas ações são orgânicas, mas também é possível investir em campanhas pagas. Com os recursos de anúncio no Facebook Ads, como a segmentação do público e o uso de diferentes formatos de mídia, os resultados tendem a ser potencializados.

6. Integre o marketing digital com a experiência no local

Para aproveitar ainda mais o marketing digital, você pode inovar ao trazê-lo para dentro do seu estabelecimento. Mas como fazer isso? É preciso ter um pouco mais de criatividade! Veja algumas ideias:

  • Oferecer um desconto para quem publicar uma foto do prato do restaurante e marcar o estabelecimento no Instagram;
  • Informar um link ou QR Code no cardápio que leve a um álbum com mais fotos dos pratos;
  • Oferecer um tablet na hora de pagar a conta para o cliente inserir uma avaliação no Facebook ou no TripAdvisor.

Com isso, você vai criar uma experiência diferenciada para o seu público. E, quando isso acontece, você ganha um lugar especial na lembrança das pessoas!

É assim que você se destaca dos concorrentes. No marketing para restaurantes, você não deve focar o tempo inteiro na venda, pois isso incomoda o público. Mais importante é criar um relacionamento com as pessoas e conquistar sua confiança, que deve se fortalecer a cada boa experiência no seu restaurante. Portanto, o marketing digital só traz os resultados que você deseja se a experiência no local atender ― ou superar ― as expectativas dos clientes.

Agora, se você gostou dessas dicas de marketing digital para restaurantes, comece a aplicar no seu negócio. Conte com a ajuda da agência O Condado, parceira do Sistema Vitto, que é especializada em estratégias para alavancar as vendas de restaurantes.

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