Está difícil contratar o chef perfeito? Essa é a sua chance de acertar na contratação!
Se você não tem muita habilidade na cozinha, ao investir em um restaurante com certeza a contratação de um bom chef tem que entrar na conta.
Esse profissional é um dos mais importantes dentro do quadro de colaboradores. E você sabe porquê?
Porque o chef se relaciona com toda equipe de cozinha, com fornecedores, com o gerente e com você, empreendedor.
Além de cuidar da criação dos pratos, é claro, ele tem seu papel na coordenação da cozinha. É como o maestro de uma orquestra, que guia um grupo para que tudo ocorra em harmonia.
Mas você sabe contratar o chef ideal para seu restaurante? Se você está com receio de fazer a escolha errada, ou não sabe por onde começar, use esse post como um guia. Você vai perceber que esse é um desafio possível.
Passo a passo para contratar o chef perfeito
Leia sobre…
… novidades, mercado, o que é tendência entre os chefs, o que os principais nomes estão criando. Você precisa se informar sobre o que está acontecendo para acertar na competitividade.
Agora, anuncie a vaga
Fale com pessoas que atuam no mercado e deixe elas saberem que você tem uma vaga aberta. Converse um pouco sobre o perfil de profissional que está procurando e o “boca a boca” vai se encarregar de espalhar a notícia.
Claro que você pode buscar por empresas de RH, por exemplo, mas na maioria das vezes o chef perfeito já está dentro de uma cozinha.
- Talvez até seja aquele profissional que está pronto para assumir o comando, mas ainda não teve espaço para isso.
Simplesmente deguste
Você precisa experimentar o que o profissional faz, principalmente aqueles que são especializados no estilo de comida que você quer servir.
Treine seu paladar para absorver as combinações de ingredientes e confie na sua memória gustativa para saber quais pratos foram mais marcantes.
Siga o líder
Busque por pistas que guie você até um chef que tenha poder de liderança. Esse profissional precisa ser admirado pela equipe, ter experiências enriquecedoras para compartilhar e saber lidar com pessoas.
Ele deve ter uma boa base de gestão e firmeza para manter tudo em ordem, sem deixar de lado o reconhecimento que cada membro do time merece.
Faça as contas
Especialistas indicam que os gastos com a equipe de um restaurante não podem ultrapassar 35% do total de vendas brutas.
O salário de um chef executivo costuma ser alto, já que ele é a autoridade máxima dentro da cozinha.
Portanto, avalie muito bem quais são as oportunidades financeiras que seu restaurante tem condições de oferecer e certifique-se de que o profissional escolhido se encaixa na faixa salarial disponível.
Combine o budget
Muitas vezes é o próprio chef que encontra os fornecedores e faz as compras. Aliás, essa é a preferência de muitos destes profissionais para poder contar com ingredientes que se encaixem com a receita de acordo com a experiência e gosto deles, além de manter o padrão e qualidade.
Mas deixe claro se você tem alguma objeção e fale qual é o limite de budget disponível para isso. O chef precisa entender as necessidades financeiras da empresa e concordar em fazer as compras dentro dos limites do orçamento.
Na verdade, você busca também um parceiro
Você trabalhará junto ao chef e ter sinergia é muito importante. É melhor que o perfil, as ideias e conceitos estejam bem alinhados, caso contrário vocês podem se desentender e o cardápio virar uma bagunça, prejudicando a experiência do cliente.
Com essas dicas sua busca pelo chef perfeito vai ser bem mais fácil de executar.
E se você também tem dúvidas sobre a contratação de gerentes, confira nossas dicas aqui.
FONTE:
The Staff You Need to Hire to Run a Restaurant. Entrepreneur, 2016