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8 dicas de promoção para seu Delivery

01

fev

2017

Confira o passo a passo para uma promoção bem feita, com pouco gasto e foco no aumento de vendas do Delivery

Independentemente de crise, um bom empreendedor sabe que evitar gastos e focar no aumento de vendas faz bem para a saúde financeira da empresa. E a promoção é uma das ações que mais se encaixam nesse contexto.

Há como usar a criatividade para gastar pouco em uma campanha promocional e, seguindo alguns passos estratégicos, é possível ter resultados surpreendentes e aumentar as vendas no Delivery.

Confira essas 8 dicas para acertar na promoção.

 

  1. Determine o destino da promoção

A ideia é divulgar um novo produto, ou ampliar a atuação da empresa nas cidades vizinhas? Para cada objetivo é necessário uma estratégia diferente. Por isso é importante definir o que se busca.

Checklist: Avalie o desempenho de venda de seus produtos e também o posicionamento da marca no mercado. Dessa análise poderá sair a sua real necessidade e o norte para o direcionamento da promoção.

  1. Descubra o que seu público quer

O público-alvo sempre será fator determinante em promoções e ações de marketing, claro. É ele que pode traçar características de sua promoção.

Por exemplo, se a ideia é aumentar as vendas de um combo que leva um X-Bacon, batata frita e um refrigerante, certamente sua promoção deve se distanciar de quem é vegetariano, ou ainda de quem leva um estilo de vida fitness.

Quem é seu público?

A resposta virá ao analisar os clientes frequentes da hamburgueria, ou ao reparar no comportamento deles nas interações de redes sociais, por exemplo.

O que o público-alvo quer?

Temos aqui algumas situações:

  • Sua marca é conhecida por contar com produtos caros, mas de excelente qualidade? Então é válido colocar um preço acessível em um produto para que novos clientes possam experimentar.
  • Seu público-alvo é jovem e costuma se reunir com grupos de amigos frequentemente? Nesse caso, que tal oferecer um brinde, ou desconto, na compra de dois combos pelo Delivery, para que um amigo também saia ganhando?
  • Um de seus produtos está na lista de mais vendidos. Se ele já é conhecido pelos clientes, certamente aplicar um desconto por um determinado período acarretará no aumento de vendas do mesmo e em consumidores satisfeitos.

O mais prudente é verificar o que se pode oferecer e buscar se adequar o máximo possível ao que o consumidor deseja.

Checklist: Confira seu estoque e faça uma projeção de vendas. Ter sucesso em uma promoção e não se preparar devidamente pode queimar a imagem do seu empreendimento. Também tenha em mente que um desconto deve ser menor do que a margem de lucro do produto que será ofertado.

  1. Defina [muito bem] qual será o prêmio de incentivo

Já demos alguns exemplos de benefícios que podem fazer parte de uma promoção. Ainda assim, é preciso falar do prêmio de incentivo.

Aqui vai um case de sucesso:

Para promover o turismo de Tschlin, um vilarejo da Suíça, foi criada a campanha “The Village-Phone promotion”. O foco era fazer o local ficar mais conhecido para atrair turistas e captar a atenção de quem busca um lugar calmo para passar as férias, já que a vila é conhecida por ser muito quieta. Sendo assim, se um telefone público tocar, todos os habitantes irão ouvir. A prova foi a divulgação de um número, por meio de um vídeo online, para que os participantes da promoção pudessem ligar. Se o telefone não fosse atendido, quem ligou ganharia uma viagem para a região. Caso contrário, nada de prêmio, mas uma boa conversa poderia ocorrer.

O resultado foi esse:


Esse é um exemplo de uma ação focada no turismo, mas o conceito se aplica para toda promoção. É preciso planejar bem qual será o incentivo oferecido e vincular o mesmo com o propósito da campanha. O consumidor deve não só ser beneficiado com descontos, brindes, ou até mesmo prêmios maiores – como uma viagem -, como também entender claramente qual é a mensagem que é passada.

Checklist: Faça as contas e separe o budget suficiente para arcar com os custos da promoção e o prêmio/benefício.

  1. Escolha um formato criativo

No exemplo anterior foi preciso uma linha telefônica e um vídeo online para atingir participantes do mundo todo. Como a campanha foi liderada por uma agência publicitária, houve um investimento em um vídeo que registrou a ação, mas isso é opcional e depende da verba disponível.

Você pode usar a imaginação e criar uma campanha promocional de acordo com suas necessidades. Alguns exemplos:

  • Jogos

O esquema de jogos permite a interação do consumidor. É uma ideia atrativa e pode resultar em mais engajamento do que as outras opções, pois muitas vezes conta com programas de pontuação.

Alguns estabelecimentos optam por cartões que acumulam selos, por exemplo, que quando completos podem valer uma refeição.

  • Cupons de descontos

Os clássicos cupons de desconto funcionam bem por serem uma maneira simples e objetiva de fornecer o desconto ao cliente. Nesse caso, há opções físicas – pode ser distribuído na própria embalagem do produto – e digitais – com os sites que oferecem essa funcionalidade.

  • Vale brinde

Determinar um valor de compra limite e entregar um vale brinde como incentivo também é uma atividade tradicional e pode ser uma forma barata e prática de envolver o cliente.

  • Sorteio

Sorteios também são válidos por permitirem uma certa interação. É uma forma de obter o registro dos clientes. Se optar por usar as redes sociais, lembre-se de que esse tipo de ação é proibida no Facebook e que é preciso atender ao regulamento da Caixa Econômica Federal.

Checklist: Verifique se o formato da promoção se encaixa nos hábitos dos consumidores. Se a campanha é direcionada para jovens conectados, use as redes sociais. Caso seja um público mais velho, esteja onde ele se informa, por exemplo.

  1. Faça parcerias

Muitas vezes não há uma verba destinada para a compra de prêmios, ou um desconto mais agressivo em uma refeição pode não ser viável no momento.

Nesses casos é possível ampliar o leque de possibilidades e buscar uma parceria. Se você fez a lição de casa e trabalhou muito bem seu Marketing, provavelmente terá um público fiel e com grandes chances de ser mais participativo. Isso pode ser interessante para uma segunda marca.

Além disso, sua empresa poderá ter contato com novos consumidores e ampliar a demanda.

Checklist: O acordo entre as partes deve ser documentado e ficar muito claro. Assim como a liberação para o uso e divulgação de ambas as marcas. Consulte um advogado, se preciso. A ideia é que seja um acordo benéfico para ambos.

  1. Rápido e eficiente

A promoção não deve durar muito. Ao gerar escassez, com prazos curtos, o público se empenhará mais em participar para não perder uma boa oportunidade.

Outro ponto é a valorização. Manter o desconto por muito tempo pode dar a impressão de que esse é o valor real do produto, o que dificultará a regularização do preço.

Checklist: Fique de olho em datas comemorativas e monte um cronograma com o planejamento de promoções, para não perder nenhuma oportunidade. Estabeleça metas de vendas, sejam elas diárias ou semanais.

  1. Estratégia de divulgação

Aqui estão alguns exemplos de meios de divulgação:

  • Anúncios e posts em Redes Sociais
  • Links patrocinados no Google
  • Distribuição de panfletos
  • Anúncios em rádio, televisão, jornais, revistas, sites.
  • Material de divulgação exposto na comunicação interna da loja (banner, display, faixa, etc.)

Ao analisar cada um desses itens é possível notar que algumas opções são mais caras para uma empresa de pequeno porte. É o caso do investimento em anúncios de revistas e televisão.

Adaptar cartazes e faixas na própria loja e produzir panfletos podem ser ações mais baratas. Elas ainda podem ser complementadas pelas campanhas online, que atualmente são fáceis de fazer e permitem a adaptação ao budget disponível.

O lançamento da promoção também pode ganhar uma dedicação especial e ter uma exposição diferenciada, para chamar atenção.

Checklist: Reúna todos os canais de comunicação que a empresa possui e avalie como aproveitar ao máximo a funcionalidade de cada um. Pense em um material bem caprichado, que mostre imagens reais dos produtos e informações muito claras.

  1. Analise os resultados

Se todos os passos foram seguidos, há grandes chances de ter sucesso nos resultados da promoção. Mas somente isso não basta.

É importante analisar como foi a participação dos clientes, qual foi a performance da promoção em diferentes regiões, por exemplo, se o Retorno de Investimento foi satisfatório. Há uma série de itens que podem ser registrados e servirão de base para as próximas ações.

Assim será possível criar campanhas cada vez mais certeiras e garantir o sucesso das promoções.

Checklist: Lembre-se também de guardar bem o registro de clientes participantes para manter o contato e informar sobre novas promoções.

 

Deu para perceber que fazer uma promoção merece dedicação. O ideal é se planejar bem e atender aos pontos discutidos aqui para evitar prejuízo. Assim seu Delivery pode decolar e impulsionar seu negócio.

Mãos à obra!

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Referências Bibliográficas

Cartilha Saiba Mais – Promoção de Vendas. Sebrae – SP

DE ALMEIDA, Rafael. Promoção fez pessoas do mundo inteiro ligarem para o lugar mais calmo da Suíça. B9, 2016

RUFINO, Italo. Como fazer promoções com mais resultados e menos gastos. Exame, 2013

SCHENK, Barbara Findlay. Three Steps to Effective Sales Promotions. Entrepreneur, 2010

 

 

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