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5 passos para aplicar o WhatsApp Business no seu Delivery

janeiro 30, 2018

Confira as vantagens do WhatsApp Business na prática do seu Delivery e vá além do recebimento de pedidos.

 

O WhatsApp liberou no Brasil recentemente um aplicativo dedicado aos negócios, o “WhatsApp Business”.

 

A novidade chegou com funcionalidades adaptadas para o uso empresarial e é muito bem-vinda, já que muitas marcas já utilizam o cadastro de conta regular – agora perfil pessoal – para efetuar vendas e atendimento, por exemplo.

 

Para Restaurantes Delivery, esse com certeza é mais um ótimo canal para receber pedidos. Quer saber como isso pode funcionar na prática? Então segue com o Vitto para garantir boas dicas.

 

Primeiro contato

 

Vamos tentar ilustrar o uso do WhatsApp Business no Delivery com uma história bem simples. Imagine a proprietária de um Delivery de entrega comida brasileira para o almoço, que sempre sabe o básico de tecnologia. Vamos chamá-la de Marta.

 

Eventualmente ela entrava em contato direto com os clientes pelo WhatsApp cadastrado no número do celular da empresa para tirar dúvidas, ou retirar pedidos. Mas essa demanda cresceu com o tempo.

 

Ela soube que foi criada uma versão do aplicativo para negócios, mas não sabe como fazer essa transição do perfil regular, para o empresarial. Temos aí, um primeiro passo.

 

Passo 1: Para começar, basta fazer o download do WhatsApp Business e cadastrar o número que será usado. É fácil, rápido e econômico, já que nenhuma taxa de uso é cobrada.

 

A interface também não é diferente da que já conhecemos, então é bem simples de interagir. Mas a partir desse momento é preciso dedicar uns minutos para ajustar algumas configurações.

 

Conte aos clientes quem é você

 

Ok, a proprietária do Delivery seguiu o primeiro passo. Agora vem a dúvida: o que mudou? Bom, a primeira coisa é a exposição do perfil, que conta com informações bem importantes para os consumidores.

 

Passo 2: Preencha o perfil da empresa de forma completa, com dados como site, localização, horário de atendimento e informações de contato.

 

Otimize seu tempo no atendimento

 

Uma questão que sempre preocupa Marta é a falta de tempo para atender todos os clientes pelo WhatsApp, já que esse é um canal muito rápido para a comunicação e o volume de mensagens costuma ser grande.

 

Com o WhatsApp Business ela pode usar o recurso de mensagens automatizadas. Assim é possível deixar registrado informações padrões, que solucionem dúvidas comuns dos clientes, para que o envio seja feito automaticamente.

 

Marta pode, por exemplo, incluir um texto saudando o cliente e já indicando qual é o link para que ele faça o pedido por meio de um site, ou para fazer o download do App do Delivery.

 

Passo 3: configure o recurso de automatização de mensagens.

 

Esse recurso pode ser usado para:

  • Mensagens de ausência – deixe um aviso para quando não puder fazer o atendimento por estar ausente em um determinado período.
  • Mensagem de saudação – receba bem seu cliente que fizer um primeiro contato e deixe registrado uma mensagem simpática de saudação. Basta utilizar um atalho no teclado e a mensagem configurada irá aparecer.

 

Lembre-se: seja direto e inclua as informações mais importantes nas mensagens automáticas (pode ser um link, um cupom promocional, um novo prato, ou os dados de uma promoção), sem deixar de lado o toque humano, que pode ser transmitido pela linguagem que a marca utiliza.

 

Organize-se

 

Agora que a empresária pode atender todos os clientes, é preciso ter muita organização.

 

Marta sempre recebia muitas mensagens, mas facilmente confundia os temas tratados com cada cliente. Isso é uma brecha muito grave para cometer erros e falhar no atendimento.

 

Eis mais uma questão resolvida pelo WhatsApp Business, já que agora é possível utilizar “etiquetas” para deixar tudo bem organizado.

 

Passo 4: Toda vez que iniciar uma conversa já inclua uma etiqueta com o tema do assunto para não se perder.

 

Entenda o status de interação dos clientes

 

Por mais que já estivesse habituada a usar o WhatsApp, Marta nunca ligava muito para as mensagens recebidas e não lidas, por exemplo.

 

Embora essa não seja uma novidade, vale ressaltar que esse tipo de métrica pode trazer dados importantes para seu negócio.

 

Já que o WhatsApp Business é um ambiente 100% empresarial, vale a pena observar esses dados com mais atenção.

 

Passo 5: saber quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas é uma forma de entender qual é o status de interação dos seus clientes, e o WhatsApp Business fornece essas métricas. Então aproveite ao máximo esses dados, por mais simples que pareçam ser, pois eles são valiosos.

 

Dúvidas que podem surgir sobre o WhatsApp Business

1 – Posso ter o WhatsApp regular e o Business em um mesmo smartphone?

Sim! Isso é possível, desde que cada aplicativo tenha um número diferente cadastrado.

 

2 – Posso transferir as mensagens do meu WhatsApp para a versão Business?

O próprio WhatsApp informa que é possível fazer um back up, mas faz o alerta: uma vez recuperadas as mensagens elas não podem ser recuperadas novamente no WhatsApp normal.

 

3 – Posso usar o WhatsApp Web?

Pode usar. O recurso também está disponível para o WhatsApp Business, ou seja, se preferir trocar mensagens pelo desktop, não há problemas.

 

Aproveite essas dicas! 😉