Confira as vantagens do WhatsApp Business na prática do seu Delivery e vá além do recebimento de pedidos.
O WhatsApp liberou no Brasil recentemente um aplicativo dedicado aos negócios, o “WhatsApp Business”.
A novidade chegou com funcionalidades adaptadas para o uso empresarial e é muito bem-vinda, já que muitas marcas já utilizam o cadastro de conta regular – agora perfil pessoal – para efetuar vendas e atendimento, por exemplo.
Para Restaurantes Delivery, esse com certeza é mais um ótimo canal para receber pedidos. Quer saber como isso pode funcionar na prática? Então segue com o Vitto para garantir boas dicas.
Primeiro contato
Vamos tentar ilustrar o uso do WhatsApp Business no Delivery com uma história bem simples. Imagine a proprietária de um Delivery de entrega comida brasileira para o almoço, que sempre sabe o básico de tecnologia. Vamos chamá-la de Marta.
Eventualmente ela entrava em contato direto com os clientes pelo WhatsApp cadastrado no número do celular da empresa para tirar dúvidas, ou retirar pedidos. Mas essa demanda cresceu com o tempo.
Ela soube que foi criada uma versão do aplicativo para negócios, mas não sabe como fazer essa transição do perfil regular, para o empresarial. Temos aí, um primeiro passo.
Passo 1: Para começar, basta fazer o download do WhatsApp Business e cadastrar o número que será usado. É fácil, rápido e econômico, já que nenhuma taxa de uso é cobrada.
A interface também não é diferente da que já conhecemos, então é bem simples de interagir. Mas a partir desse momento é preciso dedicar uns minutos para ajustar algumas configurações.
Conte aos clientes quem é você
Ok, a proprietária do Delivery seguiu o primeiro passo. Agora vem a dúvida: o que mudou? Bom, a primeira coisa é a exposição do perfil, que conta com informações bem importantes para os consumidores.
Passo 2: Preencha o perfil da empresa de forma completa, com dados como site, localização, horário de atendimento e informações de contato.
Otimize seu tempo no atendimento
Uma questão que sempre preocupa Marta é a falta de tempo para atender todos os clientes pelo WhatsApp, já que esse é um canal muito rápido para a comunicação e o volume de mensagens costuma ser grande.
Com o WhatsApp Business ela pode usar o recurso de mensagens automatizadas. Assim é possível deixar registrado informações padrões, que solucionem dúvidas comuns dos clientes, para que o envio seja feito automaticamente.
Marta pode, por exemplo, incluir um texto saudando o cliente e já indicando qual é o link para que ele faça o pedido por meio de um site, ou para fazer o download do App do Delivery.
Passo 3: configure o recurso de automatização de mensagens.
Esse recurso pode ser usado para:
- Mensagens de ausência – deixe um aviso para quando não puder fazer o atendimento por estar ausente em um determinado período.
- Mensagem de saudação – receba bem seu cliente que fizer um primeiro contato e deixe registrado uma mensagem simpática de saudação. Basta utilizar um atalho no teclado e a mensagem configurada irá aparecer.
Lembre-se: seja direto e inclua as informações mais importantes nas mensagens automáticas (pode ser um link, um cupom promocional, um novo prato, ou os dados de uma promoção), sem deixar de lado o toque humano, que pode ser transmitido pela linguagem que a marca utiliza.
Organize-se
Agora que a empresária pode atender todos os clientes, é preciso ter muita organização.
Marta sempre recebia muitas mensagens, mas facilmente confundia os temas tratados com cada cliente. Isso é uma brecha muito grave para cometer erros e falhar no atendimento.
Eis mais uma questão resolvida pelo WhatsApp Business, já que agora é possível utilizar “etiquetas” para deixar tudo bem organizado.
Passo 4: Toda vez que iniciar uma conversa já inclua uma etiqueta com o tema do assunto para não se perder.
Entenda o status de interação dos clientes
Por mais que já estivesse habituada a usar o WhatsApp, Marta nunca ligava muito para as mensagens recebidas e não lidas, por exemplo.
Embora essa não seja uma novidade, vale ressaltar que esse tipo de métrica pode trazer dados importantes para seu negócio.
Já que o WhatsApp Business é um ambiente 100% empresarial, vale a pena observar esses dados com mais atenção.
Passo 5: saber quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas é uma forma de entender qual é o status de interação dos seus clientes, e o WhatsApp Business fornece essas métricas. Então aproveite ao máximo esses dados, por mais simples que pareçam ser, pois eles são valiosos.
Dúvidas que podem surgir sobre o WhatsApp Business
1 – Posso ter o WhatsApp regular e o Business em um mesmo smartphone?
Sim! Isso é possível, desde que cada aplicativo tenha um número diferente cadastrado.
2 – Posso transferir as mensagens do meu WhatsApp para a versão Business?
O próprio WhatsApp informa que é possível fazer um back up, mas faz o alerta: uma vez recuperadas as mensagens elas não podem ser recuperadas novamente no WhatsApp normal.
3 – Posso usar o WhatsApp Web?
Pode usar. O recurso também está disponível para o WhatsApp Business, ou seja, se preferir trocar mensagens pelo desktop, não há problemas.
Aproveite essas dicas! 😉