Alerta! Aumenta o risco de ser banido pelo WhatsApp!

03

jul

2020

whatsapp baniu usuarios

O WhatsApp tem banido usuários em massa após atualizar seus algoritmos que detectam o uso indevido do aplicativo. Como resultado, nos últimos dias aumentaram os casos de usuários acessam suas contas e veem as seguintes mensagens:

Você está temporariamente banido do WhatsApp porque você pode ter violado nossos Termos de Serviço“.

O seu número de telefone está banido para o uso do WhatsApp. Contate o Suporte para ajuda“.

O WhasApp é um canal muito comum para recebimento de pedidos em pizzarias, lanchonetes e restaurantes em geral. E é assim, sem detalhes sobre os motivos do banimento ou aviso prévio, que o restaurante perde um de seus grandes canais de atendimento – em alguns casos, o maior. 

 

Clientes que já tinham o número salvo, embalagens, panfletos e outros materiais de divulgação com o Whats do restaurante são perdidos. 

 


POR QUE O WHATSAPP ESTÁ BANINDO USUÁRIOS?

O principal problema é a violação dos termos de uso. A dificuldade é saber qual ponto exatamente foi violado, já que o aplicativo não informa detalhes quando faz o banimento. 

 

Esses são alguns motivos para ser bloqueado do WhatsApp: 

 

– Disparos em massa
O WhatsApp quer reforçar que o aplicativo é para conversas, e não para disparos promocionais, e oferecer produtos por esse canal – que é tão pessoal – pode soar invasivo aos clientes.

– Ser bloqueado ou denunciado por vários usuários
Essa é a uma consequência do item anterior. Clientes que não concordam com o recebimento de mensagens tendem a bloquear seu número ou denunciá-lo como spam.

– Uso de automações não oficiais
Já falamos para os restaurantes parceiros sobre o perigo das ferramentas não oficiais para WhatsApp. Um dos riscos era que essas ferramentas podiam parar de funcionar do dia para a noite, e agora sabemos também que pode ser prejudicial para os números que as utilizam.

– Uso de versões modificadas do WhatsApp
Se você procurar na PlayStore ou AppStore vai encontrar várias versões do WhatsApp com ferramentas extras. Esses aplicativos não são oficiais e, se você está usando algum deles, sugerimos mudar para o app oficial o quanto antes.

– Venda de produtos não autorizados
Para os restaurantes, os principais produtos proibidos são as bebidas alcoólicas, cigarros e acessórios de tabacaria (incluindo narguiles, seda, entre outros).

– Iniciar conversas com números que não estão salvos na agenda
Essa é outra prática comum em pizzarias e lanchonetes: mandar mensagens para números que nunca falaram com você e que, em grande parte das vezes, não estão salvos em sua agenda.

– Adicionar em grupos números que não estão salvos na agenda
Essa ação – também comum entre restaurantes – é percebida pelos algoritmos do WhatsApp como violação aos termos de uso.


COMO RECUPERAR CONTA DE WHATSAPP BANIDA?

 

Se o banimento for temporário: neste caso você não precisa fazer nada. Ele dura 24h e depois desse prazo você terá acesso normal à sua conta.

Se o banimento for definitivo: aí complicou. Via de regra, você perdeu a conta e ponto final. 

 

Porém, é possível fazer uma contestação da decisão e solicitar que o WhatsApp volte atrás. 

 

Entre em contato pelo e-mail support@whatsapp.com informando o número da sua conta (não esqueça de incluir o +55 e DDD antes do número) e argumentando sobre não ter violado os termos de uso e/ou se comprometendo a não cometer novamente os comportamentos indevidos. 

 

Vale dizer que essas tentativas não costumam ser bem-sucedidas, então a melhor alternativa ainda é evitar o banimento. 


ALTERNATIVAS AO WHATSAPP

 

Esses bloqueios em massa mostram a importância de focar em outros canais de atendimento, como um aplicativo próprio. 

 

Uma alternativa à divulgação em grupos e listas de transmissão do WhatsApp é pelo SMS: é a ferramenta cada vez mais usada para empresas se comunicarem com seus clientes sem serem invasivos. 

 

Por aqui já fizemos um e-book com dicas de marketing e temos também a história de sucesso do nosso cliente que já fez campanhas de SMS com até 4938% de retorno

 

 

Fontes: 

Blog Suiteshate https://suiteshare.com/blog/banido-do-whatsapp-como-ter-seu-whatsapp-de-volta/

Canal do WhatsApp no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=cAEPibMO0Bw&

Política comercial WhatsApp

https://www.whatsapp.com/legal/commerce-policy/

FAQ WhatsApp

https://faq.whatsapp.com/general/security-and-privacy/unauthorized-use-of-automated-or-bulk-messaging-on-whatsapp/