aumenta risco banido do whatsapp sistema vitto

Alerta! Aumenta o risco de ser banido pelo WhatsApp!

julho 3, 2020

O WhatsApp tem banido usuários em massa após atualizar seus algoritmos que detectam o uso indevido do aplicativo. Como resultado, nos últimos dias aumentaram os casos de usuários acessam suas contas e veem as seguintes mensagens:

“Você está temporariamente banido do WhatsApp porque você pode ter violado nossos Termos de Serviço”.

 

“O seu número de telefone está banido para o uso do WhatsApp. Contate o Suporte para ajuda“.

 

O WhasApp é um canal muito comum para recebimento de pedidos em pizzarias, lanchonetes e restaurantes em geral. E é assim, sem detalhes sobre os motivos do banimento ou aviso prévio, que o restaurante perde um de seus grandes canais de atendimento – em alguns casos, o maior.

 

Clientes que já tinham o número salvo, embalagens, panfletos e outros materiais de divulgação com o Whats do restaurante são perdidos.

 


POR QUE O WHATSAPP ESTÁ BANINDO USUÁRIOS?

 

O principal problema para ser banido do WhatsApp é a violação dos termos de uso. A dificuldade é saber qual ponto exatamente foi violado, já que o aplicativo não informa detalhes quando faz o banimento.

 

Esses são alguns motivos para ser banido do WhatsApp:

 

– Disparos em massa

O WhatsApp quer reforçar que o aplicativo é para conversas, e não para disparos promocionais, e oferecer produtos por esse canal – que é tão pessoal – pode soar invasivo aos clientes.

 

– Ser bloqueado ou denunciado por vários usuários

Essa é a uma consequência do item anterior. Clientes que não concordam com o recebimento de mensagens tendem a bloquear seu número ou denunciá-lo como spam.

 

– Uso de automações não oficiais

Já falamos para os restaurantes parceiros sobre o perigo das ferramentas não oficiais para WhatsApp. Um dos riscos era que essas ferramentas podiam parar de funcionar do dia para a noite, e agora sabemos também que pode ser prejudicial para os números que as utilizam.

 

– Uso de versões modificadas do WhatsApp

e você procurar na PlayStore ou AppStore vai encontrar várias versões do WhatsApp com ferramentas extras. Esses aplicativos não são oficiais e, se você está usando algum deles, sugerimos mudar para o app oficial o quanto antes.

 

– Venda de produtos não autorizados

Para os restaurantes, os principais produtos proibidos são as bebidas alcoólicas, cigarros e acessórios de tabacaria (incluindo narguiles, seda, entre outros).

 

– Iniciar conversas com números que não estão salvos na agenda

Essa é outra prática comum em pizzarias e lanchonetes: mandar mensagens para números que nunca falaram com você e que, em grande parte das vezes, não estão salvos em sua agenda.

 

– Adicionar em grupos números que não estão salvos na agenda

Essa ação – também comum entre restaurantes – é percebida pelos algoritmos do WhatsApp como violação aos termos de uso.

 


 

BANIDO DO WHATSAPP: COMO RECUPERAR A CONTA?

 

Se o banimento for temporário: neste caso você não precisa fazer nada. Ele dura 24h e depois desse prazo você terá acesso normal à sua conta.

 

Se o banimento for definitivo: aí complicou. Via de regra, você perdeu a conta e ponto final.

 

Porém, é possível fazer uma contestação da decisão e solicitar que o WhatsApp volte atrás.

 

Entre em contato pelo e-mail support@whatsapp.com informando o número da sua conta (não esqueça de incluir o +55 e DDD antes do número) e argumentando sobre não ter violado os termos de uso e/ou se comprometendo a não cometer novamente os comportamentos indevidos.

 

Vale dizer que essas tentativas não costumam ser bem-sucedidas, então a melhor alternativa ainda é evitar o banimento.

 


 

ALTERNATIVAS AO WHATSAPP

 

Esses bloqueios em massa mostram a importância de focar em outros canais de atendimento, como um aplicativo próprio.

 

Uma alternativa à divulgação em grupos e listas de transmissão do WhatsApp é pelo SMS: é a ferramenta cada vez mais usada para empresas se comunicarem com seus clientes sem serem invasivos.

 

Por aqui já fizemos um e-book com dicas de marketing e temos também a história de sucesso do nosso cliente que já fez campanhas de SMS com até 4938% de retorno.

 

FONTES:

Blog Suiteshate
Canal do WhatsApp no Youtube
Política comercial WhatsApp
FAQ WhatsApp