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Black Friday: tudo o que você precisa fazer para garantir vendas!

21

nov

ilustração de uma mão segurando smartphone com uma oferta de 70% na black friday sendo exibida na tela

Ainda dá tempo de se preparar para a Black Friday e divulgar suas promoções. Veja como aumentar suas chances de vendas!

O mês de novembro é marcado no comércio pela Black Friday, data famosa nos Estados Unidos por representar o início da temporada de compras natalinas, que ocorre após o Dia de Ação de Graças.

Essa data assim como muitos outros dias comemorativos do calendário merecem uma atenção especial, pois podem trazer inúmeras oportunidades para seu restaurante aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Para isso, nada melhor do que contar com uma boa estratégia de Marketing.

Esse post vai orientar você, dono de Delivery e restaurante, a aproveitar esse período promocional sem perder sua credibilidade e impactando o máximo de clientes possível, o que pode aumentar seu faturamento, especialmente na Black Friday que está chegando.

Gostou da ideia? Então siga a leitura e confira nosso checklist:

  1. Seja criativo nas campanhas

A Black Friday já é famosa e os consumidores que gostam de um bom desconto se preparam para essa data. Eles querem aproveitar ao máximo para economizar, então o mercado se torna extremamente competitivo.

Como você vai chamar atenção? Não tem outro jeito a não ser usar a criatividade e gerar algo exclusivo e original.

Você pode:

  • Criar jogos interativos para engajar seus clientes do Delivery;
  • Divulgar um pequeno vídeo promocional para chamar atenção. Você pode usar programas que oferecem planos gratuitos, como o PowToon, que possibilita a criação de animações de um jeito bem simples;
  • Criar GIF’s para incrementar sua mensagem e deixá-la mais divertida. No site Make a Gif você consegue montar algo de um jeito bem fácil;
  • Segmentar seu público por bairro, ou região, por exemplo, e disparar uma mensagem personalizada para cada lista (quem é cliente Sistema Vitto consegue fazer isso facilmente com as ferramentas de marketing do sistema).
  1. Escolha bem seus canais de divulgação

A promoção precisa chegar na hora certa, para as pessoas certas.

Se você usa dispositivos de anúncio online, como os que são oferecidos pelo Facebook, por exemplo, lembre-se de direcionar sua campanha para o público que também tenha interesse nos descontos da Black Friday.

Mas se você não usa esse tipo de ferramenta, mas tem outros recursos próprios, como é o caso dos clientes Vitto, que contam com a plataforma de envio de E-mail Marketing e disparo de SMS, aproveite para movimentar sua lista de clientes e enviar um conteúdo bastante atrativo, que tenha um tom de conversa que seu cliente já conhece e mantenha a objetividade.

Opte sempre pelos canais que já são conhecidos e utilizados pelo seu público.

  1. Ofereça cupons de desconto

Essa até parece ser uma alternativa óbvia, mas nem todo se lembra de utilizar os cupons de desconto na hora de criar uma promoção. E porque eles são eficientes? Tem alguns motivos bem importantes:

  • Por meio de cupons fica mais fácil controlar e avaliar quantas pessoas compraram de seu estabelecimento por meio da promoção;
  • No ambiente online, os cupons podem ser adquiridos por meio de E-mail Marketing, por exemplo, e as taxas de abertura e de cliques dessa ferramenta são bons indicadores do comportamento do eu público;
  • Assim como no E-mail Marketing, quem opta por usar o SMS também pode mensurar as taxas de abertura e cliques;
  • Clientes Vitto podem gerar cupons exclusivos para a data, com definições específicas, como usá-los uma só vez.

Em termos de operação, o cupom ajuda a manter tudo mais organizado.

  1. Nem só de descontos vive a Black Friday

Bom atendimento, pratos bem servidos, ingredientes de qualidade e entrega rápida são algumas das “entregas” que devem acompanhar seus produtos em promoção na Black Friday.

Lembre-se: seu volume de vendas pode aumentar muito na data e seu negócio precisa estar preparado para atender a todos e entregar exatamente o que foi prometido.

Então, além de divulgar muito bem sua promoção, certifique-se de cumprir com tudo o que foi comunicado.

E mais: crie uma nova lista de clientes com o público que participou das ações da Black Friday (os itens 2 e 3 ajudarão nisso) e dispare uma mensagem de agradecimento para eles, já aproveitando a oportunidade de divulgar novidades, ou outras promoções. Isso é importante para trabalhar seu pós-venda e reter seus clientes.

  1. Comunique suas formas de pagamento

É muito comum as pessoas interpretarem que preços promocionais não podem ter flexibilidade no pagamento.

No caso dos restaurantes e do Delivery, informe se há a possibilidade de pagamento no cartão de crédito, débito, ou até com vale refeição.

Mostre em sua divulgação que não há restrições e que o consumidor pode ficar à vontade para pagar pelo produto promocional da forma que melhor lhe atender.

 

TOP 3 – Credibilidade da marca

Existem três itens essenciais para que sua marca não perca a credibilidade perante seus clientes durante a Black Friday. São eles:

  1. Utilize imagens reais

A promoção é para comprar uma pizza grande e ganhar uma pizza broto doce? Então utilize a imagem real do que é oferecido e dos sabores que estão disponíveis para a promoção.

Isso vale para qualquer produto ofertado, de qualquer variedade. Nunca utilize imagens de itens que não chegarão até o cliente.

  1. Avalie se a taxa de entrega não impacta muito no valor promocional

Garanta um desconto que realmente faça sentido. Se ao somar a taxa de entrega o cliente acabar gastando o valor original do produto, a ação perde sua atratividade.

Busque alternativas para baixar o preço do produto de forma significativa, como fazer parceria com fornecedores, por exemplo.

Outra opção é oferecer entrega grátis, dando a chance para seu consumidor usar o valor que seria destinado à entrega para consumir e experimentar outros pratos e lanches do seu estabelecimento.

  1. Por favor, nunca use a pegadinha “metade do dobro”

Tem muita marca – ainda – que faz a injusta ação da “metade do dobro”, que é dobrar o valor original do produto na semana da Black Friday, e dar o desconto de 50% depois. Ou seja, o valor original nunca baixou e o cliente desatento será enganado.

Isso é desonesto e impacta de forma negativa para a marca.

 

Está preparado para aumentar suas vendas na Black Friday? Esperamos que esse checklist ajude seu negócio a se destacar nessa e em todas as datas comemorativas que tragam oportunidades de promoção. Boa sorte!

 

 

 

 

 

 

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