checklist da virada de ano

Checklist da virada de ano para restaurantes

dezembro 21, 2020

A virada do ano está vindo aí! O momento é propício para rever como as coisas estão funcionando no seu restaurante e começar a se preparar para o próximo ano com uma checklist da virada de ano para restaurantes.

 

Nesse post você vai encontrar dicas do que começar a fazer para ter um 2021 mais organizado e próspero. Confira!

 

Planejamento Financeiro

 

Faça o balanço do ano. Coloque na ponta do lápis todas as suas despesas e o que foi lucro de fato. Sabendo quanto foi preciso gastar e no que teve mais despesas durante o ano, ficará mais claro qual a melhor forma para se preparar financeiramente para o novo ano.

 

Também é o momento de fazer uma avaliação do que é possível fazer logo nos primeiros meses para cortar custos e economizar.

 

Da mesma forma, essa avaliação pode ser usada para que você decida onde será preciso fazer investimentos para que seu negócio continue crescendo. Inclusive, para decidir as melhorias, leve em consideração os comentários e sugestões dos seus clientes. Por exemplo:

 

  • Eles reclamaram da embalagem?
  • É preciso retirar algum prato do menu?
  • Será que vale lançar um prato mais saudável?
  • Deve adicionar mais opções de tamanhos de porções?
  • Será que vale a pena incluir uma sobremesa?

 

Com as respostas, faça uma lista com todas as tarefas que precisa fazer, como testar novas embalagens e receitas. Pode parecer bobo, mas é muita informação e sabemos a correria que é a sua rotina. Ter tudo anotado é a certeza que você não vai esquecer nada.

 

Planejamento de Marketing

 

Montar um planejamento de marketing poderá fazer muita diferença na execução da comunicação do seu restaurante. Com esse plano você poderá definir ações para executar durante todo ano com o objetivo de conquistar e fidelizar mais clientes.

 

Sugerimos que você já identifique quais produtos pode colocar em promoção e quais promoções pode fazer. Veja 9 ideias de promoções que você pode fazer no seu restaurantes.

 

Você também pode explorar suas redes sociais, fazendo sorteios no Instagram.

 

Outra dica para montar um planejamento de marketing é verificar todas as datas comemorativas que combinam com o seu negócio. Por exemplo, dia da pizza, aniversário do seu restaurante, aniversário da sua cidade, etc.

 

Organizar os processos

 

Aqui no blog batemos bastante nessa tecla, mas é porque temos certeza que isso vai trazer muitas vantagens para o seu negócio. Por isso, abaixo reunimos alguns conteúdos para te ajudar a colocar essa dica em prática. Olha só:

 

 

Reavaliar Fornecedores

 

Comentamos acima para que você veja o que pode fazer para melhorar os custos de operação do seu restaurante.

 

Uma forma de fazer isso, é verificar como estão os contratos com os seus fornecedores. Certifique-se se os preços continuam sendo os melhores. Caso não, proponha fazer uma renegociação dos orçamentos. Isso vale para quem fornece seus insumos, embalagens, locação de equipamentos, etc.

 

Se não ficar satisfeito, não hesite em pesquisar novos parceiros. Afinal, conseguindo bons preços é possível investir mais em outras áreas do restaurante, melhorar seu espaço ou até mesmo gerar mais empregos na sua região.

 

Esperamos que essa checklist da virada de ano ajude seu restaurante a começar 2021 de forma mais tranquila e planejada.

 

Que seja um ano próspero para todos. Boas vendas! 🙂