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Como montar um delivery de comida: o guia completo

julho 12, 2017

Confira um checklist com tudo o que você precisa para montar um Delivery de Comida precisa ter para conquistar cada vez mais clientes e crescer sempre

 

Você quer montar um Delivery de Comida ou aumentar o faturamento do seu restaurante? Seja qual for seu objetivo, antes de colocar a mão na massa é melhor fazer um checklist de tudo o que é preciso para ter um sistema Delivery de sucesso.

 

Como especialistas no assunto, é claro que vamos ajudar você nessa missão. Por isso fizemos uma lista bem completa com todos os itens essenciais para ter um Delivery de Comida implacável.

 

 

Para montar um Delivery de Comida: preste atenção aos itens básicos!

 

 

Os passos básicos você já deve até conhecer. Mas quais deles priorizar? Bom, consideremos três itens primordiais. São eles:

 

 

→ Top 3

 

Bom atendimento

 

Qualquer empreendimento que oferecer um atendimento ruim está fadado ao declínio.

 

Seu produto pode ser impecável, mas se na hora de fazer um pedido, por exemplo, seu cliente for mal tratado pelo atendente, certamente as consequências podem chegar à desistência do pedido, ou até mesmo a quebra de laços com a marca.

 

 

Treinamento. Supervisão. Melhoria constante.

 

 

Foque nessas três ações para garantir um atendimento de excelência.

 

Entrega rápida

 

Nem é preciso nos estender neste tópico, certo? Os clientes de um Delivery, seja ele qual for, certamente esperam que a entrega seja rápida, caso contrário, lá se vai a praticidade desse sistema. E a entrega rápida não se restringe em fazer o percurso de forma eficiente.

 

É preciso ter todos os processos em sintonia, independentemente do volume de demanda. Desde a chegada do pedido e da produção do mesmo, até sua finalização e entrega, tudo tem que ocorrer no tempo médio previsto e avisado ao consumidor.

 

Refeição de qualidade

 

Atendeu bem e entregou rápido? Ótimo! Mas não acabou por aí.

 

Mesmo que ao montar um Delivery de Comida você tenha acertado nos dois primeiros passos, lembre-se que a qualidade da refeição tem que atender às expectativas do consumidor. E isso inclui:

 

  • Bom sabor
  • Boa apresentação da comida
  • Embalagem em boas condições

 

 

E para complementar essas ações, não se esqueça de…

 

 

Confira 4 itens que você não deve esquecer na hora de montar um Delivery de comida:

 

 

1. Investir em um sistema de cadastro eficiente

 

Ninguém gosta de repetir nome, endereço e telefone toda a vez que escolher fazer um pedido de Delivery de Comida.

 

Poupe o tempo do cliente e o seu também com um cadastro inteligente e automatizado.

 

 

2. Pesquisar e utilizar a embalagem adequada

 

A embalagem bonita conta pontos, mas a embalagem adequada é a garantia de satisfação.

 

Pesquise detalhadamente quais são as condições ideias para manter seu produto próprio para consumo. Se é preciso manter o calor, opte pelos materiais que cumpram essa meta da melhor maneira possível. Falamos sobre isso aqui.

 

 

3. Adotar preços coerentes com o mercado

 

Analise a concorrência e observe qual a faixa de preços praticada. Fugir muito do que é oferecido pode causar desconfiança no consumidor.

 

Busque sempre oferecer o melhor custo benefício. Se o custo de produção for elevado, tente revisar os processos e baixar os gastos operacionais para otimizar o preço para o consumidor final, sem que a qualidade seja perdida.

 

Tenha sempre em mente: para chamar atenção do consumidor, além de ser bom, seu produto ficará em evidência se tiver potencial competitivo no mercado.

 

 

4. Otimizar a taxa de entrega

 

Seu negócio é pequeno? Então avalie se vale a pena entregar em toda cidade, praticando altas taxas de entrega para sustentar esse serviço.

 

Muitas vezes, até que se estruture bem o empreendimento, é melhor regionalizar as entregas para que as taxas não extrapolem muito o valor final do pedido.

 

Mas se você já está consolidado no mercado e enxerga na taxa de entrega uma barreira entre o consumidor e a marca, talvez uma boa solução seja apostar em promoções sazonais que isentem a taxa de entrega, para estimular os clientes. Pode ser algo como: “Compre pelo nosso site e a taxa de entrega é free!”

 

 

E no Delivery de Comida online?

 

O Delivery de Comida tradicional tem dado cada vez mais espaço para o modelo de negócio online.

 

Para migrar para um site ou aplicativo próprio, ou ainda ambas opções, também é preciso se preparar bem e ajustar alguns pontos cruciais. Aqui no Sistema Vitto costumamos atentar para os detalhes que podem fazer a diferença na experiência do cliente e trazer agilidade a Gestão Operacional dos negócios.

 

Para montar um Delivery de Comida online perfeito, opte por:

 

 

Interface amigável

 

Busque por uma plataforma com uma interface amigável, que seja bonita esteticamente e funcional ao mesmo tempo.

 

Pense no caminho que seu cliente fará durante a navegação e entenda qual é a melhor dinâmica de compra. Os processos devem estar muito claros e também devem ser fáceis de serem executados.

 

 

Flexibilidade na escolha do pedido

 

Se seu cliente quer pedir uma pizza de dois sabores, seu site ou App tem que facilitar essa opção. Se houver restrições alimentares e algum ingrediente precisar ser retirado, é bom ajudá-lo nesse quesito também.

 

 

Flexibilidade na hora de fazer o pedido

 

  • Supre a necessidade de um atendimento por telefone, que pode ser mais demorado
  • Garante a personalização do pedido de acordo com o gosto do cliente

 

O mesmo vale para quantidades e facilidade em incluir e retirar itens da lista de compras.

 

 

Flexibilidade na escolha de método de pagamento

 

Quando o cliente finalizar a compra é importante oferecer variados métodos de pagamento para que ele possa escolher o que melhor se ajusta a necessidade dele.

 

Seja em dinheiro, cartão de débito ou crédito, na hora da entrega, ou por meio do próprio aplicativo, o importante é entregar opções, pois esse é um item que pode ser decisivo para a efetivação da compra.

 

 

Acesso ágil

 

Sistemas lerdos, que demoram para carregar e assim não mostram o cardápio completo, por exemplo, estão fora de cogitação. Certifique-se:

 

  • Use um bom servidor
  • Otimize seu site – tanto na versão desktop quanto mobile – e seu aplicativo
  • Analise constantemente o desempenho do seu site e aplicativo, e faça correções se necessário

 

 

Facilidade na atualização de cardápio

 

É muito importante sempre manter o cardápio atualizado. Nenhum cliente quer comprar um hambúrguer por um preço “x” e na hora do pagamento ver que o valor é “y”.

 

Além disso, itens que estão em falta e receitas que mudaram são questões corriqueiras em um restaurante e o consumidor precisa saber.

 

Para estar em dia com essas eventuais mudanças, seu site e App devem oferecer uma forma prática de alteração de cardápio, evitando que uma questão simples vire uma grande dor de cabeça.

 

 

Usar imagens reais

 

No seu Delivery de Comida online é importante mostrar como é o produto.

 

Inclusive, essa é até uma vantagem, já que no modelo tradicional muitas vezes o consumidor depende de um panfleto para entender como é a refeição.

 

Mas lembre-se: as fotos precisam ser reais e ter boa qualidade. Assim o cliente terá uma noção do tamanho, da apresentação do prato e ainda pode ganhar uma motivação a mais para comprar.

 

A imagem pode acompanhar a descrição dos pratos, algo que também não pode ficar de fora.

 

 

11 itens indispensáveis para o gestor do Delivery de Comida

 

Assim como no espaço físico, quando montar um Delivery de Comida o sucesso também depende da atuação do gestor. Ele é a peça chave por trás de todo processo.

 

Diante dessa importância, selecionamos algumas questões que você, gestor, também precisa ficar atento.

 

 

1. Acompanhe o processo produtivo

 

O gestor tem que estar presente para avaliar o processo produtivo. Só com a aproximação é possível:

  • Sentir se os prazos estão sendo respeitados
  • Checar se as receitas estão sendo seguidas
  • Perceber se a equipe está entrosada
  • Avaliar o feedback dos clientes

 

Essas e outras informações ajudarão o gestor a implementar medidas corretivas e de melhorias.

 

 

2. Mantenha o controle financeiro

 

Já demos algumas dicas sobre Gestão Financeira por aqui e com certeza essa é uma das atividades mais importantes de toda empresa.

 

Ao montar um Delivery de Comida, é importante manter o fluxo de caixa bem organizado, pois isso ajuda a analisar se a rentabilidade está satisfatória e se é esse sistema realmente está colaborando para aumentar o faturamento do empreendimento como um todo, considerando o espaço físico.

 

 

3. Mantenha todos os relatórios em dia

 

Não só na Gestão Financeira, como também nas questões operacionais, como o controle de estoque, e na Gestão de Pessoas, com as avaliações de desempenho, por exemplo, eles estão sempre presentes. Os relatórios são a prova de que tudo vai bem, ou nem tanto.

 

É por meio deles que você medirá o desempenho do Delivery de Comida nos mais variados aspectos. Portanto, os mantenha sempre em dia!

 

 

4. Analise o mercado constantemente

 

O Delivery de comida já é uma tradição antiga, mas a tecnologia permitiu que ele se tornasse cada vez mais popular e trouxe mais competitividade para o mercado.

 

E por mais que essa modalidade tenha caído no gosto do consumidor, não dê bobeira. Analise constantemente o mercado e entenda como ele se movimenta.

 

Isso ajudará a aproveitar oportunidades e evitar que seu empreendimento se perca no caminho. Busque informações nos veículos de imprensa, consulte os portais e revistas da área, e frequente os eventos relevantes para sua área.
O importante é estar ativo!

 

 

5. Treine a equipe de entrega

 

Falamos no começo do texto que a entrega rápida é um dos quesitos primordiais para o sucesso do Delivery de Comida.

 

O gestor tem parte nessa história. Ajude a traçar uma boa estratégia de rotas, treine muito bem sua equipe e zele pelo bom atendimento.

 

 

6. Motive a equipe

 

No Delivery é preciso ter sinergia no circuito “atendimento + cozinha + entrega”. Para que a equipe esteja sempre entrosada e conclua cada etapa do processo de forma correta ela precisa de apoio do gestor e muita motivação.
Valorize seus colaboradores.

 

 

7. Observe possíveis pontos de desperdício e corrija

 

Enquanto acompanhar os processos atente, principalmente, para os possíveis desperdícios e tome medidas para cortá-los.

 

Isso certamente trará benefícios para o negócio, não só em termos de economia como também em praticidade.

 

 

8. Cobre higiene

 

Quando se trata de alimentação a higiene tem que ser um hábito. Esteja sempre atento aos materiais de limpeza que são utilizados, se as normas são respeitadas durante a produção e se os ambientes em que embalagens e alimentos são armazenados estão limpos.

 

 

9. Atualize-se quanto a legislação

 

A legislação está sempre em movimento. Atualiza-se e evite multas ou problemas até maiores.

 

Mesmo que o Delivery de Comida muitas vezes seja uma atividade extra do restaurante, há leis que podem se enquadrar nesse modelo de negócio também, como foi o caso da regularização do preço da pizza de dois sabores, lembra-se?

 

 

10. Aposte em um Marketing bem planejado

 

O Marketing não é um luxo. É uma necessidade.

 

É preciso desmistificar a ideia de que essa é uma atividade que custa caro e por isso entra por último na lista de implementações.

 

Invista em um site e atraia seus clientes para ele por meio de anúncios em redes sociais e no Google.

 

Utilize o Marketing Offline se for preciso e distribua panfletos. Seja como for, avalie o melhor formato para seu negócio e divulgue sua marca, pois só assim ela será consolidada no mercado e ficará conhecida entre os consumidores.

 

 

11. Invista em tecnologia

 

Por último, mas não menos importante, conte com a tecnologia para te ajudar a montar um Delivery de comida e também automatizar os processos.

 

Dar conta de todas as atividades presentes em um Delivery sem a presença de um sistema de automação é um trabalho árduo e que abre brechas para falhas.

 

Se seu objetivo é o sucesso, busque uma plataforma que realmente agilize seu trabalho, entregando relatórios em tempo real, oferecendo todas as funcionalidades que seu cliente precisa e apresentando sua marca de forma dinâmica e eficiente.

 

 

 

Essa lista vai ajudar a passar a limpo todas as ações pendentes para você montar um Delivery de Comida e assim você poderá começar com o pé direito.

 

 

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Sistema Vitto converse com um dos nossos especialistas. Até a próxima!