como montar um delivery

Como montar um delivery?

janeiro 26, 2021

Cada vez mais se torna indispensável oferecer a opção de entrega de comida no seu restaurante para conseguir fazer mais vendas. Depois da pandemia, mais clientes perceberam a praticidade dos pedidos online e esse mercado não parou de crescer.

 

Neste post reunimos algumas dicas para você não perder mais tempo (e dinheiro, rs) e montar um delivery de sucesso. Olha só!

 

Defina o segmento

 

Entenda como você deseja que seu delivery funcione. Que tipo de comida você vai comercializar? Você pode escolher uma cozinha específica como comida brasileira, japonesa ou mexicana, por exemplo, e focar apenas nela.

 

Outra sugestão é escolher apenas um tipo de comida e ter variações especiais dela como hambúrgueres, macarrão, saladas e sopas.

 

Também é importante entender bem seu público-alvo. Começar sabendo o que eles desejam vai te garantir algumas noites de sono mais tranquilo. Se você já está operando há algum tempo, saiba que nunca é tarde para melhorar ainda mais seu atendimento pesquisando essas informações.

 

Uma forma de fazer isso é estudar o mercado, concorrentes, as pessoas e a região em que você está localizado e toda a área que pretende ter no seu raio de entrega.

 

A partir dessas informações, você consegue vários insights sobre como introduzir seu delivery, qual o preço adequado.

 

Montando um cardápio

 

Na hora de montar um delivery, o cardápio pode ser decisivo para o sucesso. Afinal, é preciso ter opções atrativas e preços bons.

 

Se você já possui um restaurante físico que oferece muitas opções, a princípio, não é preciso colocar o cardápio completo oferecido no salão.

 

Uma dica para escolher o que entra ou não no cardápio online é avaliar quais pratos tem mais saída. Você também pode escolher aqueles que aguentam bem o transporte até a casa do cliente.

 

 

Contrate Motoboys

 

Para montar um delivery é necessário ter um sistema de entrega muito bem organizado. Existem diferentes formas de fazer esse serviço e adaptar de acordo com as necessidades e tamanho do seu restaurante.

 

Por exemplo, você pode:

  • Escolher fazer entrega própria contratando motoboys em regime CLT ou freelancer;
  • Optar pela entrega dos grandes aplicativos de delivery;
  • Terceirizar a entrega com empresa especializada.

 

Para saber mais a respeito de cada opção, incluindo as vantagens e desvantagens, aqui no blog tem um post especial só sobre como contratar motoboy para delivery.

 

Boa divulgação e boa gestão

 

Depois de fazer todo planejamento, ter o cardápio em mãos e a equipe de entrega a postos é a hora de anunciar seu restaurante.

 

Para isso, use e abuse das redes sociais, faça promoções e sorteios no Instagram. Não esqueça de adicionar seu restaurante em sites de turismo como Trip Advisor, para receber avaliações dos clientes.

 

 

Agora, ter todos os pedidos centralizados, entregar tudo certinho e conseguir controlar seu estoque e fluxo de caixa são itens obrigatórios para quem deseja ter uma gestão organizada e um bom nome na praça, tanto para os clientes como para os fornecedores, certo?

 

Por isso, é importante contar com um sistema pensado especificamente para atender as necessidades dos restaurantes.

 

Entrega e embalagens

 

Na hora da entrega existem algumas regras sagradas para garantir a satisfação dos clientes como:

  • Entrega dentro do prazo;
  • Comida quentinha e saborosa, assim como no salão;
  • Prato lacrado para segurança.

 

Ou seja, as embalagens têm papel fundamental nesse processo. Isso porque, se o seu produto está sendo transportado em um recipiente errado, o pedido pode abrir no caminho ou não manter a temperatura adequada, por exemplo.

 

Isso afeta diretamente na qualidade final da comida que chega na casa do seu cliente. Afinal, ninguém quer receber comida fria ou toda bagunçada, certo?

 

Para acertar na escolha daqui pra frente, confira mais informações sobre como escolher a embalagem certa para o seu restaurante acessando nosso e-book especial sobre embalagens para delivery, disponível gratuitamente aqui.

 

Boas vendas! 😀