padronizar o atendimento

Como Padronizar o Atendimento do Restaurante

novembro 30, 2020

Padronizar o atendimento do restaurante é um dos primeiros passos para investir no crescimento saudável do seu restaurante.

 

Isso porque esse pode ser um diferencial na hora de chamar a atenção dos seus clientes e, eventualmente, transformá-los em consumidores fiéis!

 

Por isso, neste post reunimos várias dicas de como você pode implantar algumas mudanças que farão toda diferença no seu atendimento. Confira!

 

Escreva os Processos

 

Um dos primeiros passos para padronizar o atendimento é escrever os procedimentos do seu restaurante durante o atendimento. Para isso entenda:

 

  • Como você deseja que seus colaboradores recepcionem seus clientes? Você pode até mesmo elaborar uma frase padrão.
  • Como os clientes devem ser conduzidos às mesas? Ele fica livre para escolher ou o garçom deve sugerir algumas opções?
  • Como os garçons devem receber os pedidos? Ele deve conferir o pedido de toda mesa antes de enviar o pedido à cozinha?
  • Durante o consumo da refeição seu funcionário deve ir à mesa verificar se o cliente precisa de algo ou deve ficar atento caso seja chamados?

 

Além dos momentos de atendimento, é legal definir como será toda a rotina do seu time.

 

Treinamento da Equipe

 

Tire um dia para treinar sua equipe!

 

Demonstre como deseja que tudo seja feito. Oriente sobre o tom de voz que devem usar e, também, quais são as atitudes que eles devem tomar para diferentes situações.

 

Depois, como você já terá tudo isso escrito, seu time poderá consultar e você poderá cobrar para que tudo ocorra da maneira ideal.

 

Também esteja aberto a sugestões de melhorias da sua equipe, afinal, eles estão vendo na prática o que está funcionando e o que atrasa! 😉

 

Ouça seu cliente

 

Umas das melhores formas de saber como agradar sua clientela é prestando atenção nela!

 

Além de ouvir os feedbacks que podem ser feitos com uma pesquisa de satisfação, nossa dica é que você preste atenção nos comportamentos e atitudes que mais agradam seus clientes.

 

Afinal, para cada segmento ou bairro diferente os clientes podem priorizar diferentes coisas. Por exemplo, alguns clientes podem preferir um atendimento mais objetivo, outros podem preferir que você explique passo por passo. Uns podem ligar mais para uma embalagem de delivery super bonita, outros nem tanto. Então, fique atento!

 

Como fazer a Padronização no Delivery?

 

No delivery também é muito importante que você mantenha o padrão de atendimento! Algumas formas de fazer isso são:

 

  • Respeitando o tempo de entrega estabelecido.
  • Se preocupando em ter embalagens adequadas e de qualidade para os seus pratos.
  • Mantendo a mesma qualidade em todos os pedidos! Isso inclui desde o sabor até manter o mesmo tamanho da porção.
  • Em caso de problemas com pedidos, falando com cordialidade e propondo soluções ágeis e eficientes para resolver.

 

Assim, mesmo sem contato direto com pessoas, seu cliente irá perceber o cuidado e o capricho da sua equipe!

 

Agora que você já sabe por onde começar, padronize seu atendimento e observe os bons resultados! 🙂