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Como robôs de automação podem arruinar o Instagram do seu restaurante

setembro 2, 2020

Investir na automação do Instagram parece uma solução mágica, mas usar essas ferramentas pode acabar atrapalhando o crescimento saudável do perfil do seu restaurante. Entenda neste post motivos para não usar e quais são os riscos da automação no seu Instagram!

 

1 – ATRAI PESSOAS QUE NÃO ESTÃO INTERESSADAS DE VERDADE

Muita gente acredita que atrair seguidores rápido é a chave do sucesso e acaba fazendo uso das ferramentas de automação do Instagram para aumentar esse número, mas quantidade não é qualidade. 

Com a automação você pode até conseguir vários seguidores, mas quantos deles realmente tem potencial para realizar pedidos no restaurante? Quantos moram na sua cidade? Quantos deles vão continuar te seguindo?

A automação acaba atrapalhando interações humanas reais e é possível perceber a robotização com comentários prontos ou só com emojis, por exemplo. Então, a dica é que você use seu perfil no Instagram para criar uma comunidade de quem gosta do seu restaurante! Um local de comunicação e troca REAL com seus clientes. 

 

2 – AUTOMAÇÃO DO INSTAGRAM AUMENTA O RISCO DE SER BANIDO

As ações mais comuns feitas por plataformas de automação de Instagram são: seguir pessoas, curtir fotos, comentar publicações e até mesmo mandar mensagens prontas por inbox (sempre de forma mecânica e repetitiva, claro).

Se o Instagram identificar esse comportamento, seu perfil será classificado como disseminador de spam e poderá sofrer shadowban, que traduzido seria algo como “banimento fantasma”.

 

O QUE É SHADOWBAN NO INSTAGRAM?

Levar shadowban significa que suas publicações no feed e stories não vão aparecer para quase ninguém (mesmo que você tenha milhares de seguidores). Seu desempenho como um todo vai despencar e você vai estar fazendo publicações à toa, pois quem não é visto também não é lembrado. 

Em alguns casos, quando existe a suspeita de atividade imprópria, o Instagram chega até mesmo a bloquear funções temporariamente, como impedir comentários ou curtir publicações por um determinado período. 

 

COMO RESOLVER SHADOWBAN?

Se perceber que seu perfil está passando por isso, pode ser que você já tenha levado shadowban. Neste caso é importante suspender a automação do Instagram imediatamente e voltar a usar o perfil de forma natural para evitar consequências ainda piores. 

 

MARKETING PARA RESTAURANTE NO INSTAGRAM

Investir em uma comunicação de qualidade é uma das melhores estratégias para Instagram de restaurantes. 

Ao invés de tirar a carteira para pagar uma ferramenta que não garante clientes novos, que tal investir em alguém para melhorar o conteúdo dos seus posts ou alguém para tirar fotos mais atrativas dos seus pratos? 

Uma rede social bem organizada vai além de um perfil bonito! Mostra sua preocupação em montar algo com carinho e cuidado, a personalidade do seu negócio (que é algo que nenhum concorrente pode copiar!) e passa até mesmo sensação de limpeza, sabia?

Itens que com certeza passam na cabeça de quem vai pedir um delivery! 😉 

 

COMO AGENDAR POSTAGENS NO INSTAGRAM? 

Além da preocupação em ganhar seguidores, sabemos que algumas plataformas também oferecem a opção de agendamento de posts o que é uma mão na roda na correria do dia a dia. 

Se esse for o seu caso, a opção mais segura é usar o Estúdio de Criação do Facebook, ferramenta gratuita que vai te ajudar na sua rotina de comunicação com agendamentos e também com informações sobre o desempenho das suas publicações. 

Para usar, basta ter uma conta no Facebook e uma conta comercial no Instagram. Acesse o Estúdio de Criação, faça o login do Instagram e pronto!

 

ESTRATÉGIAS DE INSTAGRAM PARA RESTAURANTES: O QUE PUBLICAR?

Um dos melhores jeitos de melhorar o seu perfil é torná-lo relevante para o seu cliente! Tenha sempre em mente a pergunta: o que meu cliente vai gostar de ver? Essas são algumas dicas para Instagram de restaurantes publicarem:

  • Anuncie promoções especiais;
  • Lembre os clientes das vantagens de pedir no seu app de delivery próprio
  • Publique fotos reais dos seus produtos;
  • Mostre os bastidores na cozinha;
  • Reposte fotos dos seus clientes nos stories;
  • Conte sobre a história do seu restaurante;
  • Promova sorteios no Instagram

 

Teste essas dicas no seu perfil e boa sorte! 😀

 

Fonte: 

https://rockcontent.com/br/blog/shadowban-no-instagram/

https://medium.com/@NolascoDaniel/6-motivos-para-voc%C3%AA-parar-de-usar-automa%C3%A7%C3%A3o-no-seu-instagram-a5dfa184d913