Delivery de bolos e doces-sistema-vitto

Como montar uma doceria delivery?

agosto 4, 2020

Pela facilidade de poder começar com equipamentos caseiros, montar uma doceria delivery despontou na pandemia como a opção mais buscada por quem está empreendendo no ramo pela primeira vez.

Se esse é o seu caso, confira nossas dicas para colocar o plano em prática!

Defina seu cardápio de bolos e doces

Existem várias opções de bolos e doces que você pode escolher para vender, então, saiba qual será seu foco. Por exemplo:

  • Bolos caseiros (chocolate, fubá, cenoura, formigueiro, etc); Bolos de festa (confeitados, com pasta americana); Bolos Integrais; Bolos para dietas restritivas (sem glutén);
  • Doces: brigadeiros, brigadeiros gourmet, doces finos;
  • Sobremesas como pudim, mousses, tortas.

Atenção para as dicas!

  • Os sabores de bolo mais pesquisados do Google são: de chocolate, cenoura, milho e banana. Isso indica que eles podem ser os preferidos da maior parte dos brasileiros 😉
  • As tendências de bolos mais procuradas são: bolo tsunami e bolo piscina. Ou seja, são tipos que estão despertando cada vez mais interesse do público, portanto você pode ser inovador ao oferecê-los no cardápio 😉

Pense também que você não precisa vender apenas bolos inteiros.

Que tal considerar a venda de pedaços? Assim, seu produto pode ser uma opção para aquela pessoa com vontade de bolo no meio de uma tarde de trabalho, ou mesmo que deseja comprar vários sabores.

Depois do menu e formatos definidos, com o tempo, veja o que mais agradou seu público e avalie se deve retirar ou adicionar outros sabores.

O que vou precisar?

Uma das grandes vantagens no delivery de bolos e doces é que você não precisa de muito para começar. Se for trabalhar em casa, separe e organize seu espaço de trabalho.

A seguir, veja uma checklist de alguns itens que você não pode esquecer:

  • Mesa ou balcão: onde você vai preparar e montar os bolos ou doces;
  • Utensílios de cozinha: colheres, espátulas, formas, medidores, etc;
  • Forno e fogão precisam estar em dia para dar conta da produção;
  • Formas: se combinar com sua proposta, procure formas de silicone com formatos diferentes na internet! O formato do bolo poderá se tornar um atrativo;
  • Fornecedores: liste todos os ingredientes que serão necessários para executar as receitas. Depois, pesquise onde você consegue produtos de qualidade com bom preço.

À medida que você for fidelizando clientes e a produção for aumentando, considere trabalhar com equipamentos cada vez mais profissionais e reservar um local específico para o seu negócio.

Receita de bolos para vender

É claro que é muito legal ter suas próprias receitas exclusivas, mas nem sempre isso é possível para quem está começando e não pode fazer cursos de confeitaria.

Tudo bem se os seus produtos não forem inéditos. Desde que as receitas sejam bem executadas, você pode ter sucesso mesmo com os bolos e doces mais tradicionais.

Alguns canais no Youtube de grandes profissionais podem ajudar, como da Danielle Noce, Rayza Costa e o Nhac GNT.

Podem ser receitas mais demoradas e complexas do que uma que se faz em casa? Podem sim. Mas lembre-se que você está fazendo algo para vender e inevitavelmente terá que fazer o trabalho que seus clientes pagam para evitar.

Caso contrário, qual seria o sentido de comprar um bolo que pode ser feito exatamente igual em poucos minutos? 😉

Legalização do seu negócio

Mesmo se tratando de um pequeno negócio, é bacana se atentar às leis para que tudo ocorra bem. Para isso, é preciso fazer um registro de empresa.

No site do SEBRAE, você consegue encontrar bastante informação sobre pequenas empresas. Para começar, confira as diferenças entre micro empresa, pequena empresa e MEI. Veja em qual modelo de pequeno negócio sua empresa se encaixar melhor.

Embalagens para delivery de bolos e doces

Uma embalagem linda, mas que abre facilmente, pode comprometer seu produto! Por isso, suas embalagens precisam ser apropriadas, tanto para suportar como para proteger os alimentos no transporte por delivery.

Então, na hora de escolher pense primeiro na funcionalidade do que no design.

Para deixar a embalagem bonita sem gastar muito, uma ideia é utilizar um carimbo personalizado. Ele pode ser feito nas papelarias e aplicado em embalagens pardas comuns para deixar com a sua cara. 😉

E agora, como fazer a entrega de bolos e doces?

Atualmente existem muitas opções para fazer a entrega acontecer, e nós aqui até já listamos os prós e contras de algumas delas. Afinal, muita gente ainda tem dúvidas se é melhor trabalhar com motoboys próprios ou dos aplicativos.

Veja o post para entender o que funciona para você!

Divulgue seu delivery de bolos e doces

A rapadura é doce mas não é mole! Essa é a hora de trabalhar bastante! Para que seus pedidos venham, os seus possíveis clientes precisam saber sobre seu negócio. Por isso, use as redes sociais, peça o apoio dos seus amigos e familiares. Não poupe esforços para fazer seu negócio conhecido.

E boas vendas! 😀

FONTES:
Scuadra blog

Montar um negócio

Bolos para vender