Dicas de como fidelizar clientes em 2021

Dicas de como fidelizar clientes em 2021

janeiro 11, 2021

No ano passado, por conta da pandemia do Coronavírus, o mercado cresceu e ganhou muitos consumidores adeptos do delivery de restaurantes. Agora, é importante encontrar as melhores estratégias para fidelizar clientes e garantir mais vendas, tanto online como no salão.

 

Confira algumas ideias para deixar as pessoas ainda mais próximas do seu negócio neste ano.

 

Padrão de qualidade e atendimento

 

O primeiro passo para garantir que a pessoa tenha interesse em fazer um novo pedido é ter certeza que ela terá uma ótima experiência com seu restaurante. Por isso, entregar um produto de qualidade é essencial.

 

No delivery, o pedido tem que chegar durante o tempo indicado, quentinho e inteiro. Então, tenha o cuidado de escolher bem as embalagens para que elas não afetem a integridade da comida durante o transporte.

 

Se você também trabalha com atendimento no salão, garanta que o pedido não demore para chegar à mesa, proporcione um ambiente acolhedor, esteja sempre a disposição caso eles precisem de algum item, como temperos e molhos, por exemplo.

 

E, claro, nos dois cenários o cliente precisa sair muito satisfeito com o atendimento. Sendo assim, trate todos com cordialidade, tire todas as dúvidas e solucione rapidamente possíveis problemas para evitar que a situação vire uma bola de neve. Com essas ações simples você evita qualquer decepção dos fregueses.

 

Além de garantir a volta do cliente, oferecendo um bom atendimento, você pode atrair mais clientes por meio da boa e velha propaganda boca a boca de quem gostou do seu serviço e compartilhou com amigos e familiares.

 

Redes Sociais

 

Incentive os seus clientes a te seguirem e, principalmente, interagirem nas redes sociais do seu estabelecimento.

 

Uma sugestão, é que você envie dentro do pacote do pedido um panfleto com as informações das suas redes sociais, site, cardápio e horários. Você também pode personalizar suas embalagens com estas informações.

 

Mas, para fazer valer a pena, é preciso que você movimente as redes com conteúdo útil para eles.

 

Sempre poste as novidades do restaurante, mantenha as informações do restaurante sempre atualizadas, como cardápio e horário de funcionamento. Também divulgue as promoções do seu restaurante por lá para atrair mais clientes.

 

Cupons de desconto

 

É comum do consumidor brasileiro gostar de ver vantagem em qualquer negócio. Desconto então nem se fala, todos amam, não é mesmo?

 

Por isso, depois do primeiro pedido de clientes novos, ofereça um cupom de desconto para que ele tenha um estímulo a mais para realizar uma nova compra.

 

Algumas formas de enviar esses cupons são:

  • Lembra do panfleto que falamos anteriormente? Adicione o código do cupom para enviar junto com o pedido.
  • O cliente fez o cadastro do seu restaurante? Envie uma mensagem SMS alertando sobre a promoção. Não esqueça de colocar frases de efeito com “só até essa sexta-feira” para gerar urgência.

 

Por fim, a dica de ouro é fazer cupons válidos para uso apenas no seu site ou no aplicativo próprio. Assim, seu cliente fica muito mais próximo de você. As pessoas gostam muito de exclusividade, por isso, lembre-se de avisar que sempre vão aparecer promoções especiais só para quem estiver fazendo pedidos por lá.

 

E a dica seguinte tem tudo a ver com exclusividade…

 

Programa de Fidelidade

 

Crie um programa de fidelidade para atrair mais pedidos.

 

A proposta é que, depois de uma determinada quantidade de pedidos, seu cliente ganhe uma vantagem especial: pode ser um desconto, o pedido em dobro, uma sobremesa, um brinde personalizado ou, até mesmo, entregas gratuitas. Avalie qual condição agrada mais o seu público e o que funciona melhor para você.

 

Assim, além de ganhar seu cliente pela barriga com um produto de qualidade, ele terá ainda mais motivos para considerar fazer os próximos pedidos com você. Afinal, vai se sentir especial.

 

Dica: você pode criar um nome especial que tenha a ver com o nome do seu restaurante para o grupo de pessoas que fazem parte do programa de fidelidade. Assim, quando fizer posts nas redes sociais falando sobre promoções, você pode dizer algo como: “Os fulaninhos souberam primeiro”, “Quem faz parte do grupo de fidelidade tem descontos exclusivos”. Com isso, as pessoas ficarão curiosas e com vontade de participar. 😉

 

Saiba mais sobre as vantagens de criar um programa de fidelidade para o seu restaurante.

 

DICA EXTRA: Feedbacks

 

Outra forma de fazer os clientes terem vontade de voltar a consumir no seu restaurante é fazer com que eles se sintam valorizados.

 

Para isso, após cada atendimento peça para que os clientes façam avaliações sobre a refeição em sites como o TripAdvisor, no Google ou peça para que compartilhem nas redes sociais uma foto mostrando a experiência.

 

Mas, nem só de elogios se constrói um negócio saudável. Portanto, se coloque à disposição para escutar as críticas construtivas e as sugestões de melhorias. Mostre que realmente ouviu o cliente colocando em prática ou, pelo menos, testando as ideias sugeridas. Desta forma, eles vão perceber seu interesse em continuar crescendo, sempre oferecendo um serviço de qualidade.

 

Aplique essas sugestões para fidelizar clientes e boa sorte!