controle de estoque

Dicas para o controle de estoque do seu restaurante

novembro 25, 2020

Ter um bom controle de estoque do seu restaurante vai te ajudar muito com a agilidade no atendimento e também a economizar dinheiro. Mas, como sabemos que essa manutenção pode não parecer tão simples, neste post você vai encontrar dicas práticas para te ajudar. Olha só!

 

Organize o espaço físico

 

Conheça bem e aproveite todo o espaço físico para organizar o espaço de armazenamento. Instale prateleiras resistentes, procure deixar espaço com fluidez para que seja fácil se movimentar por lá e também priorize manter o ambiente arejado para melhor conservação.

 

No mercado, existem também vários tipos de embalagens e caixas organizadoras para ajudar. Busque por itens que vão te ajudar na fácil visualização de todos os itens como os recipientes de vidro, acrílico ou plástico transparentes.

 

Lembre também que não vale a pena ter um espaço muito grande e ter muitos ingredientes, pois quando falamos de comida é preciso ter um cuidado extremo com as validades.

 

Mesmo que encontre preços muito bons de algum produto, não vale a pena comprar uma grande quantidade e depois acabar tendo que jogar fora.

 

Faça a categorização

 

Separe e organize todos os seus produtos e ingredientes por categorias, como: carnes, frutas, temperos, bebidas.

 

Lembre-se de armazenar cada item da forma adequada. Como manter alimentos secos fora da luz do sol e manter os itens de geladeira na temperatura ideal.

 

No começo pode ser bastante trabalhoso fazer essa divisão, mas no futuro será muito mais prático e rápido de encontrar casa ingrediente. Então, separe um dia para investir nessa organização.

 

Atenção: nunca guarde os alimentos próximo dos seus materiais de limpeza! Armazene esses itens em outro local do seu estabelecimento.

 

Reposição

 

Use uma agenda e defina a estimativa de datas em que você deve fazer as reposições de cada categoria de produtos. Com isso, já combine com seus fornecedores com antecedência sobre as entregas. Assim, todo esse processo já fica adiantado. Caso não seja necessário comprar os itens naquele momento, é só avisar o fornecedor.

 

Tendo esse controle você evita surpresas e não corre o risco de ficar sem poder oferecer alguma opção do seu cardápio por falta de ingredientes!

 

Um sistema de gestão pode te ajudar muito com o controle do estoque. No Sistema do Vitto, você consegue anotar todas as entradas de produtos e ele vai sinalizando para você como está o seu estoque de acordo com a saída dos pedidos. 😉

 

Dicas extras para o controle de estoque

 

Separamos mais algumas orientações úteis para o estoque do seu restaurante.

 

Tenha medidas de segurança

 

Infelizmente, pessoas mal intencionadas podem surgir no caminho de qualquer empreendedor. Portanto, para garantir que nada suma misteriosamente, se possível, instale câmeras de segurança para ficar de olho no seu estoque.

 

É obrigação manter seu estoque sempre limpo!

 

Além de cumprir as regras de fiscalização da Vigilância Sanitária, desta forma você garante mais segurança alimentar e maior qualidade nos seus pratos.

 

Sem contar que, por conta da pandemia de COVID-19, os cuidados com a limpeza devem ser ainda mais minuciosos.

 

Oriente e cobre que seus funcionários sempre façam uso de máscaras e a limpeza frequentes das mãos.

 

Ouça seus funcionários

 

Eles estão diariamente em contato com a rotina definida por você. Sendo assim, eles vão saber dizer se algo pode funcionar melhor no controle de estoque. Dando espaço para eles, você só tem a ganhar!

 

Implemente essas dicas e veja a diferença!