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Funcionalidade Vitto: Chatbot

17

abr

2018

Transforme sua página no Facebook em uma ferramenta poderosa de vendas. Conheça nosso chatbot!

 

Chatbot, ou chatterbot, é um programa de automação de atendimento. Por exemplo, se seu Delivery conta com um sistema de vendas pelo Facebook, como o que é oferecido pelo Sistema Vitto, e faz o atendimento pelo chat, as dúvidas e solicitações dos clientes podem ser respondidas automaticamente pelo programa, mas ainda assim com um toque “humanizado” no tom da resposta.

Como a resposta é humanizada se é gerada por um robô?

O Chatbot, como o próprio nome já traz a referência, é um robô de chat. Realmente parece impossível ele trazer qualquer linguagem humanizada.

Mas aí vem a parte genial: a inteligência do programa permite gerar expressões mais naturais para utilizar na resposta porque é possível contar com palavras-chave que servem como guias para encontrar as informações corretas. O próprio script de atendimento pode ser a base para ele gerar essas conversas.

Um exemplo prático:

Seu restaurante conta com música ao vivo toda quarta-feira e os clientes sempre costumam ter dúvidas sobre esse tema. Para responder questões rotineiras como “Ainda tem música ao vivo de quarta-feira aí no restaurante?”, é possível incluir palavras-chave como música ao vivo, quarta-feira, acústico, piano, entre outras, que levarão para uma resposta como:  “Com certeza! Toda quarta-feira contamos com música ao vivo para animar sua noite”.

Quais as vantagens?

São inúmeras as vantagens da automação de atendimento. Listamos algumas aqui:

  1. Credibilidade

Com certeza a primeira delas é a confiança que o cliente passa a ter. Mesmo que o atendimento seja feito por um robô, na maioria das vezes, por conta da linguagem, isso é imperceptível e o consumidor fica mais a vontade.

  1. Facilidade

Outro ponto é que a comunicação via chat, além de ser rápida, já é algo mais natural para os clientes e não é nada complexo. Assim fica fácil pedir as informações e obtê-las sem nenhum problema.

E se o cliente percebe que é um atendimento chatbot, o rendimento é menor?

Não necessariamente. O que importa é a informação correta chagar ao seu destino. Se o programa está bem configurado, certamente o cliente ficará satisfeito.

  1. Otimização

A equipe de atendimento pode focar em funções mais complexas quando o atendimento básico já está em andamento. O Chatbot é capaz de fornecer as informações primárias ao consumidor e indicar outros canais de atendimento para questões mais específicas, gerando assim um clico completo de atendimento.

  1. Personalização

O programa pode ser configurado de acordo com o script de atendimento, como já falamos aqui. Por isso, a identidade da marca continua valendo e é transmitida para o cliente.

Se a linha é mais descontraída, ou se é mais formal, não importa. Basta oferecer as informações para o sistema e a conversa ganha um tom personalizado, com a cara da marca.

O Sistema Vitto acredita no potencial de novas tecnologias e por isso adotou recentemente mais essa funcionalidade. Assim os clientes ganham mais agilidade e qualidade no atendimento.

Quer saber o que mais o chatbot faz por você? Entre em contato com nossos especialistas: 41 3434-3009.

 

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