# # # #

Como vai a gestão do seu Restaurante Delivery?

10

jun

2018

gestão empresarial restaurantes delivery folha relatório controle organização empresa

Saiba a importância de ter uma gestão eficiente do seu restaurante delivery e entenda o papel do gestor

Toda boa gestão empresarial, inclusive em restaurantes, tem por trás um profissional atento e determinado. E quem é essa pessoa?

É aquela que faz questão de ter conhecimento sobre cada área do negócio e consegue ter uma visão ampla de toda a estrutura. O gestor deve ter clareza de problemas e soluções, para poder até mesmo antecipá-los.

Jason Fried e David Heinemeier Hansson contam no livro ‘Reinvente sua Empresa’ que há proprietários de restaurantes que “fazem com que os chefs passem um tempo trabalhando como garçons. Dessa forma, a equipe da cozinha interage com os clientes e vê como é a realidade da linha de frente.”

O próprio gestor pode fazer o mesmo. Não só saber como funciona, mas também vivenciar as atividades de uma empresa é muito importante para gerir equipes com propriedade.

Para os autores, “sentir na pele é o que realmente impulsiona as pessoas a consertarem um problema.”

Além de identificar problemas e criar soluções, a gestão empresarial envolve muita organização.

Organizar é preciso!

Saber e incorporar o papel de gestor na empresa não será suficiente para uma boa gestão empresarial se tudo estiver desorganizado.

E para manter a ordem é importante ter foco. Melhor do que planejar o que fazer, é agir e resolver as tarefas, evitando o acúmulo e a bagunça.

“Decida o que você realizará esta semana, não este ano. Descubra qual é a próxima coisa mais importante a fazer e faça-a. Tome decisões logo antes de implantar algo, não com muita antecedência”, indicam Fried e Hansson.

E mais: no caso do ramo de restaurantes, além de gerenciar o atendimento no salão, por exemplo, é preciso dar uma atenção especial ao sistema Delivery, se houver. Isso porque pesquisas indicam que essa modalidade cresce cada vez mais no país, principalmente por conta dos consumidores online.

Saber quem é esse cliente e atendê-lo bem é fundamental para a reputação da empresa.

vitto_restaurantes_gestaocompleta

5 perguntas essenciais para colocar ordem no gerenciamento do Delivery

O escritor Peter Drucker afirma que “alguém que não faça parte do problema é que tem que fazer as perguntas, rever as decisões e, acima de tudo, pressionar constantemente (…) para introduzir foco no mercado, fornecer previsões financeiras e criar uma equipe funcional de alta administração”.

Sendo assim, pergunte-se, gestor:

 

  • Meu modelo de entregas está funcionando?

Verifique se o seu sistema Delivery está em sintonia com todas as ferramentas utilizadas (pedidos por telefone e online, via site, ou App) e se os prazos são respeitados.

 

  • O cadastro de clientes está organizado?

Saber quem são seus clientes permite conhecê-los melhor e assim oferecer exatamente o que eles procuram.

 

  • Como está o controle de atendimento?

Tenha todos os registros organizados e fique alerta quanto a qualidade do atendimento, principalmente no momento da entrega. E lembre-se:

Segundo Fried e Hansson “dar ouvidos aos clientes é a melhor maneira de conhecer os pontos fortes e fracos de um produto.”

 

  • Minha equipe está motivada?

O serviço de entregas exige muita agilidade, sintonia e atenção dos funcionários. Certifique-se de que o ambiente de trabalho está fluindo e de que a equipe está de fato satisfeita.

 

Descomplique a gestão empresarial do seu restaurante

Analisar resultados é importante. Mas Fried e Hansson afirmam que o tempo que se perde para fazer inúmeros relatórios, por exemplo, na realidade é uma forma de abstração, pois na maioria das vezes, no final do processo, esses documentos acabam perdidos em meio a uma papelada.

A tecnologia entra em ação nesse momento. A dica aqui é:

Invista em ferramentas online, como os aplicativos para tablets e smartphones, que são capazes de automatizar processos e entregar métricas de resultados em instantes para você.

O mercado está repleto de soluções para as mais diversas áreas. Busque a que melhor atende sua necessidade e aposte sem medo.

Quer saber mais sobre gestão empresarial? Então deixe um comentário para nós!

 

Referências Bibliográficas

FRIED, Jason e HANSSON, David Heinemeier. Revinvente sua Empresa: mude sua maneira de trabalhar. Editora Sextante. Rio de Janeiro, 2012

REZENDE, André. Gestão do negócio empreendedor: ninguém disse que era fácil. Endeavor, 2014

Gostou? Comente