# # # # # #

Gestão de Restaurante: você sabe o que precisa ser feito?

28

jun

2017

Abrir uma pizzaria, ou qualquer outro negócio gastronômico, só funciona se a Gestão de Restaurante for bem executada. Mas o que isso envolve?

Abrir um negócio na área de gastronomia é uma tarefa prazerosa, mas nada fácil. Afinal, o que é preciso fazer para garantir uma boa Gestão de Restaurante?

Se essa pergunta traduz seu pensamento, não se preocupe. Vamos falar dos passos básicos que merecem atenção na hora de abrir um restaurante.

Vamos lá!

 

Dê o seu melhor no Plano de Negócios

Tudo tem que estar muito bem alinhado. Se você tem o sonho de ter um restaurante, empenhe-se bastante no seu plano para garantir um bom atendimento, um cardápio que agrade seu público, uma localização favorável e o investimento ideal para que tudo saia bem.

Seu Plano de Negócios precisa conter itens como:

  • A definição do modelo de negócio
  • A pesquisa de mercado (minuciosa, para não dar chance ao erro)
  • As básicas definições de Missão, Visão e Valores
  • Os problemas, ou falhas, que seu empreendimento resolverá
  • A pesquisa de público
  • A pesquisa de fornecedores
  • As expectativas de investimento e também de retorno de investimento (ROI)

Sem um bom plano de negócios há risco de investir em algo que não terá um futuro próspero. Além disso, quando se trata de um restaurante, lembre-se que há muitos custos envolvidos, desde a decoração e aluguel do ponto, até a contratação e treinamento de equipes, manutenção de estoque, compra de equipamentos, etc.

Com tudo detalhado e bem analisado, metade do caminho para a boa Gestão de Restaurante estará concluído.

 

Tenha um fluxo de caixa organizado

Já falamos aqui de Gestão Financeira. Vamos imaginar aqui que ela é o coração da Gestão de Restaurante.

Dentre as atividades, o fluxo de caixa é o que mais merece atenção.

É registrando as entradas e saídas do restaurante que será possível perceber se há lucro, se haverá verba suficiente para compra de insumos e pagamentos em geral.

Sem um fluxo de caixa organizado, todo gerenciamento do seu estabelecimento pode ser impactado.

 

Organize sua Gestão de Pessoas

O trabalho em equipe é um fator essencial em qualquer restaurante. Para isso, é preciso muita atenção na hora da contratação de funcionários, além de apostar em um bom treinamento de time.

Para Marcelo Braga, CEO da Search RH, de São Paulo, ao cuidar da equipe o tempo de permanência dos colaboradores pode ser prolongado, evitando uma frequência de gastos com recursos para contratação e treino.

Ele aponta que é importante:

  • Zelar pelo bom clima
  • Conversar com o funcionários
  • Entender os objetivos de cada um e procurar oferecer desafios compatíveis com suas expectativas
  • Remunerar bem e dar bons benefícios

Sobre o último item, o diretor afirma que nem sempre é possível atendê-los e por isso ele ressalta: “por muitas vezes os pontos anteriores [ao último item] têm se mostrado mais eficazes do que a remuneração em si.”

 

Invista em um sistema de Gestão Operacional

A Gestão de Restaurante exige muita habilidade. Para dar conta do recado é bom contar com uma ferramenta de automação, que vai gerar relatórios, contabilizar estoque, gerenciar pagamentos, entre outras funções vitais da administração.

Assim, sua Gestão Operacional fluirá praticamente em tempo real e os gestor terá total controle de suas operações.

O próprio Sistema Vitto oferece essas e outras soluções, seja para o Delivery Online, ou para o atendimento em loja física.

 

Ouça o cliente

O cliente é o termômetro perfeito para medir o que tem bom desempenho e o que precisa de ajustes.

A sua Gestão de Restaurante ficará redonda se contar com:

  • Pesquisas de satisfação
  • Ações de Marketing Digital que estimulem a interação do público
  • Aperfeiçoamento dos canais de comunicação ao oferecer respostas rápidas e coletar dados importantes sobre seu público

Isso ajudará inclusive em ações promocionais, já que ficará mais fácil entender o que atende o perfil do seu consumidor.

Inove sempre

Depois de trabalhar para que as áreas de planejamento, financeira, operacional, de comunicação e pessoal  estejam sempre em ordem, você terá clareza de como seu empreendimento funciona.

Com as atividades recorrentes bem gerenciadas, é possível dedicar um tempo para elaborar as  estratégias de inovação, o que também faz parte da Gestão de Restaurante, já que é preciso sempre se adaptar às mudanças de mercado e de comportamento dos consumidores.

Consulte especialistas para a criação de novos cardápios, ofereça novos produtos, amplie a área de atuação.

Tomar essas atitudes de tempos em tempos é saudável para o fortalecimento da sua marca.

 

Apesar do trabalho intenso da administração e do gerenciamento, certamente é gratificante abrir um negócio próprio.

Indicamos aqui alguns pontos básicos que se deve observar, por isso, se tiver mais dúvidas sobre Gestão de Restaurante, deixe um comentário para nós.

E se quiser saber mais sobre o Vitto, acesse nosso site, entre em contato pelo 41-3434-3009, ou ainda se inscreva no canal do YouTube.

Até a próxima!

Referências Bibliográficas

Como abrir seu negócio: bares e restaurantes. Sebrae, 2017

 

Gostou? Comente