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Lista de clientes: um ativo que vale ouro para seu negócio

15

nov

ilustração de uma lista de clientes com fotos e informações básicas de cada consumidor

Sem uma lista de clientes bem detalhada e organizada, você vai deixar as melhores oportunidades passarem longe do seu Delivery

A cada novo cliente do seu Delivery, você faz um cadastro. Essa ação é indispensável, mas não deve ser vista como só mais um processo do seu empreendimento. A lista de clientes é um ativo precioso.

Quem ainda não despertou para a ideia de que as informações do cadastro precisam ser bem organizadas e detalhadas, está perdendo muitas oportunidades de crescimento.

Afinal, você sabe quais informações do cliente precisa ter e como otimizar sua lista de clientes?

Primeiro, registre os dados úteis

Nome, telefone, endereço.  Geralmente esses três itens estão inclusos na fala do atendente. Mas aqui já podemos fazer o alerta: é preciso mais.

Repare que os Aplicativos de Delivery hoje costumam ter um cadastro prático, mas com um volume de informações um pouco maior.

Nessas plataformas o cliente fornece:

  • Nome;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Data de aniversário/documento;
  • Rede social (principalmente quando o registro de acesso é feito por meio de um login de rede social);

Além de agilizar o atendimento, essas informações são importantes para manter um relacionamento de pós-venda com cliente. E para cada item é possível efetuar uma ação diferente.

Agora, otimize sua lista de clientes

 

Nome

É muito óbvio pedir o nome do cliente. Mas certifique-se de usar a grafia correta, ou até mesmo confirmar o apelido que a pessoa gosta de ser chamada. Toda comunicação que inclui o nome do cliente é personalizada e aumenta a proximidade com a marca.

 

Telefone

O telefone, mais especificamente os números de celular, são importantes para comunicar o cliente sobre algum problema eventual, mas também podem ser ferramentas de marketing.

O disparo de SMS para anunciar promoções, por exemplo, é extremamente rápido e eficaz, já que a taxa de abertura e leitura da mensagem é muito alta. Já falamos disso aqui no Blog do Vitto.

 

Endereço

Embora o e-mail tenha tomado bastante o espaço das correspondências, o envio de materiais especiais, como brindes, ou convites para algum evento, pode dar um peso de importância e credibilidade maior para a comunicação.

Além disso, esse é um dado demográfico que pode trazer informações importantes sobre o cliente também.

 

E-mail

O e-mail é um dado poderoso. Por meio dele é possível enviar informações variadas em um mesmo disparo de E-mail Marketing e guiar o cliente até seu site de pedidos online, ou Aplicativo, ou até mesmo ao seu site principal. Além disso, o e-mail permite uma comunicação direta e muito prática para anúncios importantes.

 

Data de aniversário

Enviar um e-mail, ou SMS, parabenizando o cliente já é uma forma de estreitar o relacionamento. Oferecer um brinde para a data então, é melhor ainda, pois o consumidor sentirá que a marca dá a devida importância para ele.

 

Rede social

Por meio da rede social você pode conhecer melhor seu cliente e assim impactá-lo com anúncios digitais pontuais, seja para promover um desconto especial em um produto, ou divulgar uma novidade.

Ah, não se esqueça da ferramenta de CRM

Você provavelmente já ouviu falar desse termo. Customer Relationship Manager, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, nada mais é do que um nome para o conjunto formado por todos esses passos que mencionamos agora. Porém, atualmente, existem plataformas que facilitam muito esse trabalho e organizam não só esses dados, como o status de contato com os clientes, interações por e-mail e telefone, entre outras atividades.

Se você puder investir em uma solução de CRM que o ajude a gerenciar suas estratégias e práticas de relacionamento com seus clientes, não perca tempo e aposte nela.

Viu como a lista de clientes não é só um registro padrão no seu atendimento? Se você trabalhar ela para que esteja sempre atualizada, organizada e em movimento, é possível investir em ações que trarão um bom retorno financeiro e também vão melhorar a imagem da marca.

 

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