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Marketing inteligente: 6 ideias para segmentar promoções

agosto 10, 2020

Que as promoções fazem parte da rotina de um marketing inteligente para restaurantes, tudo mundo já sabe. Mas um erro que ainda é muito comum é a banalização dessas ofertas, fazendo com que clientes se acostumem sempre com preços muito inferiores e passem a achar o preço normal caro demais.

 

Isso acontece quando o restaurante faz cupons de desconto o tempo todo e para todos os clientes. Para evitar esse problema, a melhor estratégia é segmentar as campanhas de marketing do restaurante, assim alguma oferta sempre vai estar em andamento, mas apenas para determinados grupos de clientes por vez.

 

Graças à popularização da tecnologia, é muito fácil fazer marketing inteligente hoje em dia. Abaixo colocamos seis ideias de segmentação que você pode fazer usando o Sistema Vitto 😉

 

 

1 – Clientes em bairros próximos com maior quantidade de pedidos

 

Existem vários motivos para enviar promoções para apenas algumas das suas regiões atendidas. A principal delas é otimizar o tempo entre as entregas.

 

Pense assim: você atende a cidade inteira e vai enviar um cupom para diversas regiões. Com o desconto, a tendência é que você receba mais pedidos e, se esses pedidos vierem cada um de uma região diferente, seu tempo de entrega pode ser prejudicado.

 

Nossa dica é enviar seu cupom apenas para os bairros próximos uns dos outros e com maior quantidade de pedidos.

 

 

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Relatório Vitto com a quantidade de pedidos recebidos em cada bairro, disponível na página Relatórios > Por Origem.

 

 

Desta forma, além de atingir um público com maior probabilidade de compra (já que são as regiões com mais pedidos recebidos), seu motoboy pode sair com várias entregas de uma vez, pois os endereços serão próximos uns dos outros 😉

 

 

2 – Bairros com maior ticket médio

 

Outra estratégia de marketing inteligente relacionada aos bairros é enviar um cupom apenas para as regiões com maior ticket médio.
A justifica é simples: você já vai dar um desconto, então se a oferta for aplicada em pedidos de baixo valor, pode não ser vantajoso para você. Por isso o objetivo de enviá-la apenas para as regiões de onde saem os pedidos maiores 😉

 

 

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No Vitto, é possível ver quais são esses bairros no menu Relatórios > Ticket Médio. E o download dos dados desses clientes é feito no menu Ferramentas > Clientes > Filtro pelo nome dos bairros.

 

 

Com os dados de contato em mãos, envie um SMS informando seu cupom de desconto. E pronto, é só aguardar os pedidos chegarem 😉

 

3 – Aniversariantes do mês

 

Esse já é um clássico… que infelizmente poucos restaurantes aplicam por não saberem como fazer!

 

Se você possui um sistema de gestão, então é provável que tenha a data de nascimento dos clientes. No Vitto, é o próprio cliente que insere essa informação quando faz um pedido online.

 

Nossos clientes costumam fazer um cupom válido para o mês inteiro e enviar para os aniversariantes do período. Mas também é possível fazer essa ação semanal ou quinzenalmente.

 

 

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Relatório Vitto disponível no menu Relatórios > Aniversariantes do mês.

 

 

4 – Clientes que não compram há 30 dias ou mais

 

A pergunta que todo dono de restaurante já se fez: como trazer os clientes de volta?

 

Com esse relatório esperto, é possível filtrar os cadastros que estão há 30, 60, 90 ou 120 dias sem realizar nenhum pedido. Nossa sugestão é fazer descontos cada vez mais agressivos conforme o tempo sem comprar.

 

 

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Painel de clientes que não realizaram nenhum pedido nos últimos meses. Disponível no menu de Relatórios do Sistema Vitto.

 

 

5 – Clientes que mais compraram

 

Seus clientes fiéis vão gostar de receber um benefício por serem especiais.

 

Um bom motivo para presenteá-los com um cupom é que, exatamente por terem feito vários pedidos, têm mais chances de comprarem novamente com a oportunidade 😉

 

 

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Para acessar esses dados, basta ordenar o relatório geral de clientes pela coluna de valor total gasto no menu Ferramentas > Clientes.

 

 

6 – Clientes que nunca compraram

 

Esse relatório vale ouro!

 

O chamado “abandono de carrinho” é comum em qualquer serviço de venda online e acontece quando o cliente tinha a intenção de comprar, mas desiste.

 

No Vitto, mesmo que o cliente não conclua o pedido, o cadastro dele fica salvo. Com isso é possível saber quem já teve vontade de comprar seu produto e atingir essa pessoa com uma ação promocional.

 

 

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Acesse o menu Ferramentas > Clientes e ordene o relatório pela coluna de quantidade de pedidos para ver todos os clientes zerados.

 

 

ÚLTIMA DICA DE MARKETING INTELIGENTE: AVALIE OS RESULTADOS

 

De nada adianta fazer campanhas de divulgação sem saber se elas estão funcionando.

 

A vantagem de trabalhar com cupons de desconto é que eles são 100% rastreáveis. Ou seja, você sabe quantas vezes foi utilizado, por quais clientes e quanto te trouxe de retorno. No Vitto, o relatório de pedidos com cupons de desconto traz todas essas informações de um jeito fácil.

 

Agora é só colocar a mão na massa! 😉