É muito comum restaurantes receberem pedidos via WhatsApp, mas o sonho vira pesadelo conforme a quantidade de conversas aumenta.
Por isso, uma das ferramentas mais importantes no WhatsApp Business para restaurantes tem sido a de mensagem de saudação automática, pois ela é uma forma fácil e eficaz de redirecionar os pedidos dos clientes para seu aplicativo próprio ou site.
Dessa maneira, você ainda consegue iniciar seu atendimento por lá e facilita que seu cliente já encontre o local ideal para realizar o pedido. Confira nossas dicas!
Como configurar as mensagens automáticas no WhatsApp de restaurante
Montamos um passo a passo para configurar as mensagens automáticas para restaurante no WhatsApp Business. Veja:
- Abra seus aplicativo do WhatsApp Business e clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito;
- A seguir, clique em configurações e depois em configurações da empresa;
- Clique em mensagem de ausência;
- Nessa parte você precisa ativar o botão “Enviar mensagem de ausência”.
- Na sequência, no campo “mensagem de ausência”, selecione o botão em forma de lápis e edite a mensagem.
Ficou confuso? Neste link mostramos com imagens o passo a passo 😉
Exemplos de mensagens de saudação para restaurante
- Mensagem automática com texto mais formal para restaurantes tradicionais
Olá! 😄
Temos uma novidade! Agora você pode fazer seu pedido em nosso site e aplicativo.
Aproveite para ganhar 15% de desconto no seu primeiro pedido usando o código 15PIZZA
Site: [coloque seu site]
Agradecemos a preferência!
- Mensagem automática com texto informal para restaurantes com público mais jovem
E aí, patrão! Tudo certo?
Tem novidade na área!
Agora no nosso site e aplicativo você consegue ver todas as opções do cardápio e fazer seu pedido por lá.
Ficou mais fácil de matar sua fome de hambúrguer! 😎
🔹 Acesse o site: [coloque seu site]
🔹 Baixe o aplicativo: [coloque o link para baixar o app]
Use o cupom FOME20 para ganhar 20% de desconto no primeiro pedido. Aproveite! 😋
Aproveite esses exemplos e adapte da forma que achar necessário para combinar com seu restaurante!
Dicas para fazer sua mensagem personalizada
Quer fugir dos nossos modelos e fazer a mensagem do seu jeito? Dá uma olhada nessas dicas:
- Antes de escrever pense no seu objetivo, assim fica mais fácil de não esquecer nada importante.
- Passe uma mensagem clara! Não tem porque usar um vocabulário super rebuscado aqui.
Seguindo a regra anterior, não faça textão! Seu cliente está apenas procurando as direções para matar a fome. 😉 - Seja cordial! Mensagens escritas precisam ser escritas com carinho para serem entendidas com o tom correto. Por isso, use das ferramentas de linguagem possíveis para ser legal com o seu cliente: Olá, tudo bem?, obrigado!, emojis, etc…
- Depois de escrever, confira se o português está correto, se colocou todas as informações. Na dúvida, peça para alguém do seu restaurante conferir.
ATENÇÃO! Cuidado com links dos grandes aplicativos!
Jamais coloque nos WhatsApp o link dos grandes aplicativos de delivery online. Ao fazer isso você acaba entregando um cliente seu para os apps e paga comissão à toa (e ainda corre o risco do cliente escolher outro restaurante lá!).
Além disso, também é necessário fazer bom uso da ferramenta para evitar o risco de ser banido pelo WhatsApp.
Aplicativo para restaurante
E se você ainda não tem um aplicativo próprio, saiba que além de facilitar o atendimento no Whats, ele ajuda seu restaurante a economizar com comissões e fidelizar os clientes direto com você.
Quer conhecer melhor o aplicativo próprio que o Vitto faz? Entre em contato por aqui 🙂
FONTE:
Como Configurar mensagem automática – Canaltech