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Por que investir para que minha empresa esteja bem colocada na pesquisa do Google?

29

mar

2017

Aumento de visitantes em um site é só um dos benefícios de estar em uma boa posição na pesquisa do Google. Essa ferramenta pode ir além

Quem nunca fez uma pesquisa no Google para ter referências antes de uma compra? Essa atitude é muito comum entre o consumidor moderno, o que atrai a atenção dos empresários. Mas há mais motivos para justificar a importância de estar no topo das buscas dessa ferramenta.

A principal razão é que, além de ganhar mais acessos no seu site, é possível conquistar visitas qualificadas.

Vamos experimentar um exercício rápido. Tente responder em poucos segundos a seguinte pergunta: onde estão seus clientes?

Conseguiu encontrar uma resposta rapidamente? Provavelmente você recorreu a informações macro, como “estão na área urbana”, ou “estão espalhados pelo Brasil”.

Porém, para ter sucesso nos negócios em um mundo em que a tecnologia entrega detalhes cada vez mais precisos, o empreendedor precisa saber mais. Por exemplo, é possível que seu cliente esteja na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, tenha entre 25 e 30 anos, goste de churrasco e costume pedir comida para o almoço toda quinta-feira.

Essas informações também são valiosas na hora de proporcionar a melhor Experiência de Serviço possível ao seu cliente. Além disso, conhecer esses hábitos e preferências facilitarão o trabalho da marca de estar no local certo e na hora certa.

 

Quais os primeiros passos para aparecer nas pesquisas do Google?

O Google possui um mecanismo automatizado que se chama “Rastreador da Web”, como a própria empresa explica.

Diego Ramos, especialista em AdWords do Sistema Vitto, conta que ainda é possível utilizar uma ferramenta gratuita chamada Google Meu Negócio que, segundo ele, adicionará sua empresa na web e fornecerá dados precisos, como:

  • Nome
  • Telefone
  • Dias e horários de funcionamento
  • Comentários do público da marca
  • Endereço do site

Além disso, há a opção de enviar ao internauta o trajeto exato para chegar até o estabelecimento por meio do Google Maps.

Dessa forma o consumidor terá uma fonte de informação rápida e confiável sobre sua empresa.

Tem mais:

Ramos mostra alguns fatores importantes para que seu negócio ganhe destaque de forma orgânica, ou seja, sem investir em anúncios.

“Cada vez mais o internauta brasileiro busca por sites com boa navegação, ou seja, sites com o conteúdo disponível de maneira direta, eficaz e rápida.”

Segundo o especialista, o site do seu Delivery, ou restaurante, terá mais chances de aparecer nas pesquisas se for:

  • Desenvolvido em uma linguagem compatível com a que é exigida pelos mecanismos de buscas.
  • Apresentado com as informações arquitetadas corretamente.
  • Rápido no tempo de carregamento.

Caso você tenha interesse, há como consultar as práticas recomendadas do Google e ficar por dentro do que é necessário.

Além de ficar melhor colocado nas buscas, praticar essas otimizações será benéfico para seu site.

 

Vale a pena fazer anúncios?

Se há verba, não perca tempo. As visitas qualificadas que mencionamos no início se dão, principalmente, por meio desse recurso.

“O Google trabalha com espaços reservados nas melhores posições para os links patrocinados, via Google Adwords uma das principais fontes de receita do grupo.”

Essa é uma ótima opção para aumentar o fluxo de visitantes qualificados em seu site.

“Você terá um público que já buscou por seus produtos e serviços acessando seu site. São pessoas que, se gostarem de suas informações, preço e atendimento, com certeza valerão o investimento.”

Para atingir esse resultado, é preciso segmentar corretamente a campanha desenvolvida para que seja direcionada para quem realmente interessa. Por isso, o especialista orienta que esse processo seja acompanhado por um profissional de Marketing Digital.

Vale lembrar:

Ser encontrado no Google não é uma questão de status. Atualmente essa é uma necessidade. E não basta ser descoberto pelo público geral. Com os anúncios, é possível dar a melhor pista para que o público-alvo desejado trilhe um caminho certeiro até sua marca.

 

[Extra]

Fatos que tornam o Google um valioso império

Já é de conhecimento geral que o Google é uma empresa de grandes proporções, importante e renomada. Mas nem sempre paramos para analisar porque de fato essa instituição alcançou patamares tão altos.

Confira alguns números que mostram porque o que parece uma simples busca por respostas, na realidade é a construção de um império.

  • Em 2015, o valor de mercado do Google atingiu os US$ 60 bilhões
  • Nesse mesmo ano, foi a primeira vez que as ações dispararam e ultrapassaram US$ 700,00
  • No terceiro trimestre de 2016 a receita da empresa somava US$ 22,5 bilhões. Em 2015, no mesmo período, o valor era de US$ 18,7 bilhões.
  • O Google existe há menos de 20 anos. Uma história de vida um tanto quanto recente para resultados tão expressivos
  • Em 2013, os norte-americanos realizaram 12,48 bilhões de buscas, o que representa 67% do mercado de buscas de todo o país
  • Já em 2012, 1,2 trilhões de buscas foram feitas no mundo. Dá para imaginar que esse número já aumentou bastante, não?
  • Nos sete primeiros anos de vida do Google Street View, lançado em 2007, mais de 8 milhões de quilômetros já estavam cobertos

Os dados falam por si só. Estar presente no sistema de buscas de uma empresa tão potente quanto o Google pode não ser má ideia, não é mesmo?

 

Referências Bibliográficas

Ações do Google disparam e passam de US$ 700 pela primeira vez. G1 Economia, 2015

Alphabet registra lucro trimestral acima do esperado. Olhar Digital, 2016

Infográfico: o império do Google em números. Canaltech, 2014

 

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