motoboy próprio ou dos aplicativos: Qual é melhor? sistema vitto

Motoboy próprio ou dos aplicativos: o que é melhor?

julho 2, 2020

 

A logística para delivery de restaurantes têm enfrentado um questionamento: vale mais apena ter motoboy próprio ou dos grandes aplicativos, como UberEats, Rappi, Ifood e outros?

 

ENTREGADORES DOS APLICATIVOS

 

QUAIS AS VANTAGENS?

 

Conveniência

Sem dúvida, esse é o maior benefício de trabalhar com os entregadores dos grandes aplicativos. O dono do restaurante não precisa de nenhum conhecimento em logística para iniciar essa operação.

 

Agilidade na implementação

Outra vantagem é a rapidez na implementação: por ser um serviço que já está em funcionamento e o restaurante apenas decide se vai ou não utilizá-lo, é possível começar a fazer delivery literalmente de um dia para o outro.

 

QUAIS AS DESVANTAGENS?

 

Alto custo

O custo é diferente em cada aplicativo, mas pode chegar a 30% do valor do pedido. Ou seja, quanto maior o valor da venda, mais caro você paga pela entrega 🙁

 

Dependência

Uma das principais desvantagens é não ter total controle sobre sua operação. O restaurante não define a distância que será atendida, tempo de entrega, entre outras condições estratégicas.

Além disso, se esse é o único método de entrega utilizado, falhas técnicas nos aplicativos podem encerrar todas as vendas de delivery do restaurante – algo a se preocupar em tempos de coronavírus!

 

Condições de trabalho dos entregadores

Não são só os restaurantes que têm desvantagens. Os entregadores de algumas plataformas trabalham longos períodos para terem uma renda digna e na maioria das vezes não têm direitos trabalhistas reconhecidos.

Isso fez, inclusive, que a categoria organizasse uma greve na última quarta feira, 1º de julho, para reivindicar melhores condições de trabalho nos grandes apps.

 

QUANDO TRABALHAR COM MOTOBOY DE APLICATIVOS?

 

Se o restaurante foi recém inaugurado, está pela primeira vez realizando entregas ou se o delivery não é seu principal foco de atuação, os motoboys dos aplicativos são uma boa opção.

Mas é preciso ter em mente que essa é uma estratégia de início de operação do delivery. Estabelecimentos com a operação por entregas consolidada e/ou alto volume de vendas por delivery jamais devem depender de grandes aplicativos, visto que qualquer interrupção no serviço deles pode impactar profundamente em seu faturamento.

 

ENTREGADORES PRÓPRIOS

 

QUAIS AS DESVANTAGENS?

 

Custo inicial

Ao contratar seus próprios motoboys, um dos maiores custos será a aquisição de motos e equipamentos de segurança.

Mesmo assim, como dissemos anteriormente, esse custo tende a valer a pena para os restaurantes que já têm um delivery forte, ainda mais quando consideramos as vantagens da entrega própria.

 

Tempo de implementação

É preciso fazer a seleção e contrato com motoboy, além da compra dos equipamentos que os entregadores vão precisar para trabalhar. Isso demanda tempo e busca de informações, principalmente sobre as regras para contratar motoboy, já que o exercício da profissão está sob risco de acidente de trânsito.

 

QUAIS AS VANTAGENS?

 

Mais barato no longo prazo

Passo o custo inicial, o custo médio por entrega tende a ser muito menor. Com motoboys dos aplicativos, o restaurante paga uma porcentagem sobre o pedido. Um custo que é ainda maior para estabelecimentos com ticket médio alto. Enquanto isso, com motoboys próprios esse custo é fixo por entrega e distância.

 

Autonomia

Contar com seu próprio motoboy para delivery permite definir estratégias de raio de entrega, ações promocionais e inclusive, de atuação com um aplicativo de delivery próprio, sem pagamento de comissões sobre as vendas.

 

Confiança

Com sua própria equipe, você é o responsável pelo treinamento, padrão de cordialidade, uniforme. E todos os outros aspectos que fazem o cliente ter uma boa impressão do seu negócio.

 

Condições de trabalho do motoboy

Uma equipe protegida pelos direitos da CLT trabalha mais motivada e, principalmente, segura em relação a acidentes de trabalho. Nada mais justo para as pessoas do time responsáveis por fazer o delivery do restaurante acontecer, né?

 

COMO CONTRATAR MOTOBOY PRÓPRIO?

 

A primeira alternativa é contratar os entregadores como CLT. É possível encontrar esses profissionais em grupos de motoboys e restaurantes no Facebook, sites de anúncios (como OLX) ou publicando a vaga diretamente nas suas redes sociais.

Se a contratação direta dos entregadores ainda não é uma opção para você, é possível trabalhar com motoboys terceirizados em parceria com empresas de entregas expressas, cooperativas ou empresas terceirizadas de motoboy.

Neste caso, o contrato é feito com a empresa que se responsabiliza por manter um determinado número de profissionais no seu estabelecimento nos dias estipulados, ou pelas entregas individualmente.

Mesmo não sendo uma alternativa tão boa quanto a contratação direta, ainda assim é melhor para o profissional e o restaurante do que a entrega dos aplicativos.

Para ver mais dicas sobre como contratar motoboy para delivery, veja esse post.

 

CONCLUSÃO

 

A melhor solução para entregas vai depender de cada caso. Mas analisar o volume de vendas no delivery, a maturidade do seu restaurante, e o quanto as entregas representam do total de vendas ajuda a tomar a decisão.

Se você está iniciando com essa forma de operação agora, comece com os entregadores dos aplicativos e já busque informações de empresas de motoboy para o delivery do seu restaurante ter autonomia 😉