Motoboy próprio ou dos aplicativos: o que é melhor?

02

jul

2020

motoboy próprio ou dos aplicativos: Qual é melhor?

A logística para delivery de restaurantes têm enfrentado um questionamento: vale mais apena ter motoboys próprios ou dos grandes aplicativos, como UberEats, Rappi, Ifood e outros? 

ENTREGADORES DOS APLICATIVOS

QUAIS AS VANTAGENS?

  • Conveniência

Sem dúvida, esse é o maior benefício de trabalhar com os entregadores dos grandes aplicativos, pois o dono do restaurante não precisa de nenhum conhecimento em logística para iniciar essa operação. 

  • Agilidade na implementação

Outra vantagem é a rapidez na implementação: por ser um serviço que já está em funcionamento e o restaurante apenas decide se vai ou não utilizá-lo, é possível começar a fazer delivery literalmente de um dia para o outro. 

 

QUAIS AS DESVANTAGENS?

  • Alto custo

O custo é diferente em cada aplicativo, mas pode chegar a 30% do valor do pedido. Ou seja, quanto maior o valor da venda, mais caro você paga pela entrega 🙁 

  • Dependência

Uma das principais desvantagens é não ter total controle sobre sua operação. O restaurante não define a distância que será atendida, tempo de entrega, entre outras condições estratégicas. 

Além disso, se esse é o único método de entrega utilizado, falhas técnicas nos aplicativos podem encerrar todas as vendas de delivery do restaurante – algo a se preocupar em tempos de coronavírus!

  • Condições de trabalho dos entregadores

Não são só os restaurantes que têm desvantagens. Os entregadores de algumas plataformas trabalham longos períodos para terem uma renda digna e na maioria das vezes não têm direitos trabalhistas reconhecidos. 

Isso fez, inclusive, que a categoria organizasse uma greve na última quarta feira, 1º de julho, para reivindicar melhores condições de trabalho nos grandes apps. 

 

QUANDO TRABALHAR COM MOTOBOYS DOS APLICATIVOS? 

Se o restaurante foi recém inaugurado, está pela primeira vez realizando entregas ou se o delivery não é seu principal foco de atuação, os motoboys dos aplicativos são uma boa opção. 

Mas é preciso ter em mente que essa é uma estratégia de início de operação do delivery. Estabelecimentos com a operação por entregas consolidada e/ou alto volume de vendas por delivery jamais devem depender de grandes aplicativos, visto que qualquer interrupção no serviço deles pode impactar profundamente em seu faturamento. 

ENTREGADORES PRÓPRIOS

QUAIS AS DESVANTAGENS?

  • Custo inicial

Ao contratar seus próprios motoboys, um dos maiores custos será a aquisição de motos e equipamentos de segurança. 

Mesmo assim, como dissemos anteriormente, esse custo tende a valer a pena para os restaurantes que já têm um delivery forte, ainda mais quando consideramos as vantagens da entrega própria. 

  • Tempo de implementação

É preciso fazer a seleção e contrato com motoboy, além da compra de todos os equipamentos que os entregadores vão precisar para trabalhar. Isso demanda tempo e busca de informações, principalmente sobre as regras para contratar motoboy, já que o exercício da profissão está sob risco de acidente de trânsito. 

 

QUAIS AS VANTAGENS?

  • Mais barato no longo prazo

Passo o custo inicial, o custo médio por entrega tende a ser muito menor. Com motoboys dos aplicativos, o restaurante paga uma porcentagem sobre o pedido (um custo que é ainda maior para estabelecimentos com ticket médio alto), enquanto que com os motoboys próprios esse custo é fixo por entrega e distância.

  • Autonomia

Contar com seu próprio motoboy para delivery permite definir estratégias de raio de entrega, ações promocionais e inclusive, de atuação com um aplicativo de delivery próprio, sem pagamento de comissões sobre as vendas. 

  • Confiança

Com sua própria equipe, você é o responsável pelo treinamento, padrão de cordialidade, uniforme e todos os outros aspectos que fazem o cliente ter uma boa impressão do seu negócio.

  • Condições de trabalho do motoboy

Uma equipe protegida pelos direitos da CLT trabalha mais motivada e, principalmente, segura em relação a acidentes de trabalho. Nada mais justo para as pessoas do time responsáveis por fazer o delivery do restaurante acontecer, né?

 

COMO CONTRATAR MOTOBOYS PRÓPRIOS? 

A primeira alternativa é contratar os entregadores como CLT. É possível encontrar esses profissionais em grupos de motoboys e restaurantes no Facebook, sites de anúncios (como OLX) ou publicando a vaga diretamente nas suas redes sociais. 

Se a contratação direta dos entregadores ainda não é uma opção para você, é possível trabalhar com motoboys terceirizados em parceria com empresas de entregas expressas, cooperativas ou empresas terceirizadas de motoboy. 

Neste caso, o contrato é feito com a empresa que se responsabiliza por manter um determinado número de profissionais no seu estabelecimento nos dias estipulados, ou pelas entregas individualmente. 

Mesmo não sendo uma alternativa tão boa quanto a contratação direta, ainda assim é melhor para o profissional e o restaurante do que a entrega dos aplicativos. 

 

CONCLUSÃO

A melhor solução para entregas vai depender de cada caso, mas analisar o volume de vendas no delivery, a maturidade do seu restaurante, e o quanto as entregas representam do total de vendas ajuda a tomar a decisão. 

Se você está iniciando com essa forma de operação agora, comece com os entregadores dos aplicativos e já busque informações de empresas de motoboy para o delivery do seu restaurante ter autonomia 😉