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Novo golpe na praça: como proteger seus clientes?

04

out

2019

Não há como negar que os golpes fazem parte da realidade brasileira. Se todos estão sujeitos a essa triste possibilidade, entre empreendedores esse fato se torna ainda mais arriscado porque, além de se proteger como cidadãos, precisam também se responsabilizar pelos envolvidos na sua prestação de serviço para preservar seus clientes de ações criminosas.

 

Com a crescente utilização dos grandes aplicativos de delivery e a consequente participação de terceiros no processo de entrega, surgiram novas brechas para a atuação de pessoas mal-intencionadas. 

A trapaça mais recente tem acontecido exatamente através de restaurantes delivery: o motoboy leva sua própria máquina de cartão com a tela propositalmente danificada e, ao chegar na casa do cliente, passa no cartão um valor muito superior ao valor correto do pedido. O cliente, sem poder confirmar o valor por causa da tela quebrada da máquina, digita sua senha e assim efetua o pagamento que vai direto para o motoboy. 

Enquanto isso, para não deixar pistas do ocorrido para o restaurante, o próprio entregador faz o pagamento na máquina correta do estabelecimento com o valor certo.

COMO PROTEGER SEUS CLIENTES DESSE GOLPE

 

Primeiro é importante esclarecer que as pessoas mal-intencionadas são minoria no nosso país, então não se pode partir do princípio de que todos os trabalhadores que fazem entregas estão abertos a cometer algum ato ilícito, ok? 

Como dono de restaurante, você possui algumas maneiras de proteger seus clientes e evitar dores de cabeça a eles e também a você – que também pode ser responsabilizado em caso de dano ao cliente. Siga nossas dicas:

 

1 – Tenha um aplicativo de delivery online próprio

Parece besteira, mas ao trabalhar com o seu próprio aplicativo e equipe interna de motoboys você diminui sua dependência de empresas e profissionais terceiros para completar o seu serviço. 

Com a sua própria plataforma e equipe você garante segurança ao seu cliente e ainda economiza com as comissões pagas aos grandes aplicativos de delivery online, que acabam se tornando apenas um canal para atrair novos clientes.

 

2 – Ofereça pagamento online no aplicativo

Com essa função no seu aplicativo, o cliente faz o pagamento sem precisar passar o cartão em maquininhas físicas, diminuindo a possibilidade de um motoboy terceiro ou mesmo da sua equipe aplicar a manobra ilícita. 

 

3 – Emita sempre a nota fiscal

Entregar a nota fiscal ao cliente (mesmo quando ele não solicitou) poderá ajudá-lo a se defender caso passe pelo golpe, já que o documento pode ser apresentado ao banco como prova do valor que deveria ter sido pago, e assim reaver o dinheiro. Outro ponto positivo é que isso demonstra a boa-fé do seu estabelecimento em auxiliar na resolução do problema, fornecer segurança nos processos de venda, e cumprimento das regras fiscais.

 

Para que essas ações preventivas aconteçam sem aumentar o trabalho da sua equipe, é importante poder contar com uma plataforma que engloba todas essas facilidades. O Sistema Vitto desenvolve aplicativo de delivery próprio, possibilita dar descontos exclusivamente para clientes que fazem pagamento online, emite notas fiscais* e tudo isso aliado a um sistema de gestão completo 😉 

 

Conheça mais sobre o Sistema Vitto no site www.sistemavitto.com.br

 

*Consulte Estados disponíveis.

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