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Processos organizacionais: como organizar as operações internas do seu restaurante

23

abr

2018

Nenhuma mágica vai fazer seu restaurante fluir da noite para o dia, mas os processos organizacionais com certeza podem te ajudar

 

Só quando a operação do seu restaurante teve início é que você se deu conta do quanto os processos organizacionais são fundamentais? Tudo bem, você não será o único dono de restaurante que sentiu na pele como a organização é fundamental. É comum enxergar o que precisa de ajustes somente após a prática.

E se você identificou que a gestão organizacional do seu restaurante precisa ser revisada, isso já é um primeiro passo. Agora você precisa colocar a casa em ordem e vamos te ajudar!

Processos organizacionais servem para quais áreas?

Toda empresa pode aplicar os processos organizacionais em diversas áreas. No restaurante, eles estão presentes especialmente no funcionamento da cozinha, nos procedimentos do caixa, no atendimento e no Marketing.

A intenção é elevar a produtividade de cada área, evitar falhas e assim obter redução de custos.

Na cozinha

Desde as atividades relacionadas à limpeza da cozinha, até ao preparo dos pratos, na cozinha a implementação de processos organizacionais é vital.

O chef deve coordenar a equipe e manter cada linha de processo documentada para que possa ser consultada sempre.

Tudo deve estar bem explicado e todos os produtos e ações bem detalhados.

Por exemplo: o chef pode estipular que logo após o fechamento das atividades de preparo de alimentos toda comida seja estocada em refrigeração específica e todos os instrumentos de trabalho passem por rigorosa higienização com os produtos adequados.

Vale lembrar que é preciso levar em consideração regras de segurança do trabalho e também da Anvisa.

 

No caixa

Tanto a abertura, quanto o fechamento do caixa precisa respeitar os processos estipulados pelo gerente da casa. Tudo precisa ser registrado para que o fluxo de caixa seja controlado.

Se o gerente puder acompanhar de perto esses processos, melhor.

 

No atendimento

Cada restaurante tem um perfil e o atendimento varia de acordo com ele. O gerente também deve ficar responsável pelo treinamento da equipe e estipular quais são as regras do atendimento ao cliente.

Já falamos aqui no Blog sobre o treinamento da equipe de garçons e todos os passos que o gerente deve seguir.

Todo processo definido deve também ser documentado para que os treinamentos sejam padronizados.

 

No Marketing

O Marketing de uma empresa é responsável por gerenciar a imagem da marca e também sua divulgação.

Uma área tão importante também merece respeitar alguns processos para que todas as notícias e campanhas circulem no tempo certo e tragam os resultados esperados.

É preciso ter um posicionamento de marca muito bem definido e estratégias bem elaboradas para que os processos possam ganhar forma e serem executados.

Com ou sem uma equipe interna dedicada a essas ações, a atitude de implementar processos organizacionais ajudará muito no desenvolvimento do trabalho.

 

Conte com uma ferramenta de automação

Para manter os processos organizacionais em dia e sempre atualizados é importante contar com uma ferramenta de automação. O próprio Sistema Vitto pode ser uma saída para os restaurantes, já que oferece funcionalidades como:

Monitor de acompanhamento –  permite saber como estão os pedidos em produção e expedição, o que permite o gerenciamento do processo nessa área;

Cadastro do cliente – com o cadastro feito pelos próprios clientes na hora de pedir pelo Delivery é possível criar listas e segmentá-las de acordo com a necessidade das divulgações de marketing, por exemplo. Essa é uma ação importante para os processos de comunicação e pode ser facilmente executada por meio dessa funcionalidade.

Controle do estoque – essa, sem dúvida, é uma atividade que impacta em todos os processos da cozinha e merece atenção redobrada. Com ajuda da tecnologia muitas falhas são evitadas.

Relatórios completos – o Sistema Vitto conta com funcionalidades de gestão financeira e operacional, por exemplo, e tanto essas como as demais áreas da plataforma podem ter relatórios completos gerados automaticamente, o que possibilita uma visão ampla de todo negócio e facilita na hora de montar processos específicos.

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É inegável que os processos organizacionais podem trazer muito mais clareza para a gestão do restaurante e fazer todas as áreas atuarem como engrenagens, o que impacta no funcionamento geral da casa.

E no seu negócio, como está a organização? Deixe seu comentário ou entre em contato, o Vitto faz questão de te ajudar com a melhor solução do mercado!

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