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3 tendências do Mercado Gastronômico brasileiro

26

jul

2017

Saiba quais podem ser as melhores apostas para seu Delivery e entre no ritmo acelerado de expansão do Mercado Gastronômico nacional

 

No início de 2017 a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo identificou algumas tendências do Mercado Gastronômico brasileiro. De lá para cá algumas delas se mostraram cada vez mais em evidência.

Selecionamos três delas que podem ser o toque especial do seu Delivery e tornar seu negócio mais atrativo no mercado.

Veja quais são!

Comida saudável é tendência

A busca por uma qualidade de vida cada vez melhor mudou os hábitos alimentares de muitos brasileiros.

O Mercado Gastronômico já tem prestado bastante atenção nos alimentos orgânicos, como comentamos aqui.

No Brasil temos mais de 53% da população adulta com sobrepeso, o que também é um fator determinante para essa mudança de consumo. E a vontade de sair dessa estatística está cada vez mais evidente.

Segundo a empresa de pesquisas Euromonitor International, atualmente o Brasil é o quinto no ranking de venda de alimentos e bebidas saudáveis. Entre os anos 2009 e 2014 houve um crescimento de 98% do mercado de alimentação focada na saúde.

No Delivery: Esta tendência do Mercado Gastronômico brasileiro não impacta somente as prateleiras do mercado.

Bares e restaurantes já têm se movimentado para oferecer opções mais saudáveis aos clientes e no Delivery não é diferente. Pensar no bem-estar do consumidor tem sido o foco de maior destaque no mercado de alimentação e é uma aposta válida para seu negócio.

 

Oferece soluções aos vegetarianos

Com um número de adeptos cada vez maior, o Mercado Gastronômico voltado para os vegetarianos tem se reinventado para tornar seus pratos cada vez mais atrativos.

E é essa revolução de sabores que tem motivado novos vegetarianos a buscar por essas opções. O que antes parecia ser sem graça, hoje ganhou cores, aromas e temperos inovadores.

Além dos hábitos de consumo mais saudáveis que citamos aqui, há quem aproveite essa explosão de opções que fazem bem a saúde para seguir a linha vegetariana e eliminar as carnes do cardápio.

No Delivery: O desafio dos vegetarianos em substituir a carne por frutas, legumes, vegetais e oleaginosas tem motivado as marcas a soltar a criatividade. Hoje é mais fácil encontrar cardápios que atendam essa demanda.

Mas ainda há uma lacuna quando se trata do público vegano, que além da carne também elimina o consumo de produtos de origem animal (ovo, queijo, leite, etc.). Criar um Delivery com essa temática pode ser uma solução interessante para quem tem dificuldade em encontrar refeições prontas para o consumo.

 

Produtos artesanais em alta

A produção artesanal tem espaço garantido na lista de compras.

O brasileiro tem se preocupado em buscar por opções de pequenos produtores, com preços justos e naturais.

Além de atender a esses requisitos, as marcas artesanais têm mais chances de personalizar seus produtos, o que também agrada o consumidor.

Vale lembrar que muitos alimentos artesanais inclusive estão inseridos no conceito – e tendência – do slow food, pois são de maior apreciação, possuem mais qualidade ee valorizam não só o produtor como também o meio ambiente. É o oposto do que é apresentado no já conhecido fast food.

No Delivery:

O Delivery é uma opção muito prática para as marcas artesanais, pois como estas geralmente produzem em menor escala, a entrega à domicilio se encaixa perfeitamente.

Há quem opte por oferecer comida caseira, ou hambúrgueres, ou ainda os que preferem se adaptar ao crescimento do consumo de cervejas artesanais e vender a bebida com receita própria. Seja qual for a escolha, esta tendência do Mercado Gastronômico também pode alavancar as vendas no Delivery.

 

O Mercado Gastronômico brasileiro se reinventa cada vez mais e essas são apenas algumas opções que viraram moda e que podem ser bem exploradas no Delivery.

E você, qual tendência nacional escolheu para inovar em seu negócio?

 

Referências Bibliográficas

CARREIRO, Juliana. Pesquisas de mercado apontam maior preocupação com alimentação saudável. O Estado de S. Paulo, 2017

A tendência de produtos alimentícios orgânicos e artesanais no mercado brasileiro. Info Branding, 2016

Tendências para o Mercado Gastronômico em 2017. Food Magazine, 2017

 

 

 

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