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Será que vale a pena investir em uma Semana Gastronômica?

outubro 4, 2017

Popular entre donos de restaurantes e consumidores, a semana gastronômica pode ser uma chance de aumentar a visibilidade da marca!

 

Você sabia que o festival Restaurant Week começou em 1992, nos Estados Unidos? O modelo fez sucesso, virou uma marca global forte e instigou a criatividade de quem faz parte desse mercado, inspirando diversos eventos no estilo “semana gastronômica“.

 

Atualmente é comum ver anúncios de “semana do hambúrguer”, “semana do bacon”, ou ainda “semana do café”. Alguns eventos levam o nome “week” (semana em inglês) e até ultrapassam os sete dias de duração.

 

Tudo para seguir o conceito original, mas dar aquela pitada de personalidade. E será que vale a pena para seu restaurante entrar em uma programação como essa?

 

Vale a pena participar de uma semana gastronômica se…

 

…for possível contar com o apoio do organizador.

 

O organizador estabelece as regras e as condições devem ser favoráveis para seu negócio.

 

Por exemplo: o preço fixo do menu é viável para seu restaurante? O valor tem que suprir os gastos que você terá com a oferta que entrará na programação. Se você não conseguir adaptar um bom prato ao preço limite, é melhor deixar a participação para uma próxima vez.

 

O organizador também deve ter um canal de comunicação aberto aos participantes para:

 

  • Esclarecer dúvidas;
  • Informar sobre alterações na programação;
  • Incluir a marca dos participantes nas divulgações do evento;
  • Fornecer métricas de resultados;
  • Criar condições para que ambos saiam ganhando com a repercussão do evento.

 

… você puder investir em uma boa estratégia de Marketing.

 

Por mais que o nome do seu restaurante apareça na divulgação do evento, você deve comunicar sua base de clientes sobre a participação. E, assim, incentivá-los a provar o menu especial da semana gastronômica.

 

Para isso o Marketing é indispensável, principalmente o digital.

 

Utilize suas redes sociais, envie notificações Push no App do restaurante, dispare e-mail marketing e SMS, enfim. Há inúmeras possibilidades de promover a participação da sua marca.

 

… a equipe de atendimento for bem treinada.

 

Sua equipe precisa saber explicar as condições dessa programação especial e também dar detalhes sobre o menu oferecido.

 

Além disso, os colaboradores precisam estar atentos ao atendimento e observar a oportunidade de oferecer os pratos promocionais aos clientes.

 

→A economia com os preços do evento pode incentivar o consumidor a consumir algo a mais do cardápio.

 

O que significa “sucesso” em uma semana gastronômica?

 

Para entender se sua semana gastronômica realmente rendeu bons frutos, é preciso analisar alguns fatores chave:

 

Retorno de investimento

 

O que foi gasto na operação do menu especial para o evento e no Marketing foi coberto pelas vendas no período da semana gastronômica? Se sim, ponto positivo para a participação.

 

Aumento no número de novos clientes

 

Se novos clientes chegaram até sua marca e consumiram, isso é sinal de que sua estratégia de Marketing e a participação no evento foram positivas.

 

Mas não abandone os novos clientes, pois eles podem ter sido atraídos pelo preço baixo e talvez considerem o cardápio regular muito caro.

 

Utilize o relacionamento por meio do Marketing Digital para manter esse cliente próximo e mostre que a qualidade do seu produto vale o investimento.

 

Novos participantes do programa de fidelidade

 

O aumento de participantes de um programa de fidelidade que você tenha implementado na empresa também representa sucesso quando se trata de semanas gastronômicas. Também é uma forma de manter o relacionamento com o cliente.

 

Aumento de vendas durante e depois do evento

 

O aumento de vendas no período do evento com certeza impacta no retorno de investimento. Mas o importante é manter essa onda de crescimento mesmo após o encerramento da ação.

 

A medida que os clientes captados se tornarem fiéis, a tendência é que o resultado positivo de vendas se prolongue.

 

Reconhecimento da marca

 

Esse tipo de evento é um sucesso quando sua marca ganha mais visibilidade e se destaca em redes sociais, na imprensa e até mesmo na região em que está presente.

 

Quem conhecer seu restaurante por meio do menu especial ainda pode promover a marca espontaneamente, ao comentar com amigos e indicar seu negócio.

 

Feedback dos clientes

 

Acompanhe nas redes sociais o que seus clientes falaram sobre o evento. Se você criou hashtags específicas, melhor ainda. É importante captar o feedback para avaliar se vale a pena uma segunda participação, ou não.

 

Esses são os resultados que a maioria dos empresários buscam ao aderir a um evento como esse.

 

Um bom planejamento, inclusive, pode dar algumas estimativas de retorno de investimento e aumento de faturamento e de clientes, por exemplo. Estabelecer algumas metas, de acordo com suas pesquisas prévias, também ajuda a medir resultados.

 

Faça você mesmo

 

Normalmente os restaurantes optam por participar de semanas gastronômicas de proporções maiores, que envolvem vários participantes, já que assim conseguem uma visibilidade maior.

 

Mas nada impede você de fazer uma “semana + sua especialidade” em seu estabelecimento.

 

Essa é uma chance de agradar o público fiel e convidar novos clientes a experimentarem as receitas da casa a um preço promocional.

 

Você pode, por exemplo, oferecer um pacote de produtos feito especialmente para o Delivery durante a semana, ou incluir duas opções de pratos a preços promocionais na loja física.

 

Tudo depende da sua logística, do orçamento e da criatividade.

 

Seja como for, lembre-se sempre de estudar todas as variáveis antes de tomar a decisão de participar de um evento como esse. Se quiser mais dicas sobre formas de aumentar a visibilidade de sua marca, confira o post sobre as vantagens de ter um aplicativo de Delivery de comida próprio?

 

FONTE:
10 Strategies To Improve Restaurant Week Participation And Sales. YFS Magazine, 2016