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Vendas lá no alto: é o que ocorre quando Marketing e Gestão estão integrados

01

nov

O que você acha: Marketing e Gestão são aliados, ou não devem se misturar?

Antes de responder essa questão, faça um teste e analise sua empresa perguntando-se:

  • Consigo mensurar quantos contatos válidos tenho na minha base?
  • Sei exatamente onde estão meus clientes?
  • Qual é o retorno de investimento que tenho com as ações de Marketing tradicionais, como a distribuição de flyers?
  • Sei exatamente qual é a minha taxa mensal de conversão de vendas e quais canais as impulsionam?

Se a sua resposta foi “não”, ou “não sei”, para a maioria dessas perguntas, acredite, esse texto vai te surpreender.

Seu negócio precisa destas informações e mesmo que você não seja um especialista em Marketing, por exemplo, é essencial que você descubra e crie ações com estes dados porque eles são muito valiosos.

Mas fique calmo, existem diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar não somente a criar uma boa base de contatos como principalmente a movimentá-la, gerando assim um aumento na sua receita.

E nunca se esqueça: o Marketing e a Gestão do negócio precisam estar alinhados e atuar de forma integrada.

Por que o Marketing é tão importante assim?

O Marketing permite a mensuração muito detalhada do comportamento do público, e isso com certeza impacta na Gestão do negócio como um todo.

Por exemplo: o relacionamento com o cliente por meio de e-mail marketing pode revelar uma insatisfação na demora do atendimento, o que já orienta uma correção na Gestão Operacional.

Foi pensando nisso que o Sistema Vitto, empresa de tecnologia que oferece soluções para Delivery online e Gestão de Restaurante, buscou uma forma de otimizar o tempo e os recursos  de empreendedores que precisam divulgar o negócio, mas não contam com verba, ou equipe dedicada para isso.

A empresa possui uma plataforma que une tanto o gerenciamento das funcionalidades do site e App exclusivo que são desenvolvidos para os restaurantes, quanto as atividades e relatórios da Gestão Operacional e Gestão Financeira.

Agora, nesse mesmo ambiente online, o Vitto disponibiliza diversas ferramentas para que o empreendedor possa trabalhar estratégias de Marketing Digital de forma rápida e prática, sem precisar investir altos valores em agências especializadas, já que a novidade está inclusa na mensalidade dos serviços contratados.

 

Como faço então para divulgar minha empresa?

Pedro Nascimento, diretor do Sistema Vitto, enxerga três principais frentes que todo restaurante precisa ter para se organizar e aumentar as vendas:

  1. Ferramenta automatizada de gestão
  2. Possibilidade de venda online
  3. Estratégia de Marketing para se divulgar e fidelizar clientes

Para sanar as lacunas que possam existir no terceiro item, a empresa oferece a possibilidade de importar a base de contatos construída em algum outro dispositivo de venda online, ou elaborada em uma planilha Excel, para o Sistema.

Na plataforma, um filtro automático indica quantos números de telefone válidos estão cadastrados e o usuário pode aquecer essa base de clientes por meio do disparo de SMS.

Além de também indicar um orçamento para esse disparo para todos os contatos válidos, a plataforma também conta com alguns modelos prontos de mensagens, como sugestão. Ao final de todo texto estão os links encurtados e rastreáveis – dá para saber qual é a taxa de cliques – para download do aplicativo do restaurante na App Store e Play Store.

Na prática, é bem simples:

Passo 1 – Importar planilha de contatos na plataforma do Sistema

Passo 2 – Verificar a os contatos válidos indicados pelo filtro automático e também o orçamento para o disparo de SMS

Passo 3 – Definir qual mensagem será enviada

Passo 4 – Definir o valor de investimento para sua campanha e efetuar o disparo

Imagine que você tem mil contatos e a ferramenta indicou mil números de celular válidos. Agora suponha que o investimento para disparar um SMS para 100% dessa lista é de R$150,00 – valor inferior ao de impressão de mil flyers, por exemplo, sem contar o pagamento para que alguém entregue esse material.

O que tem mais chances de conversão de vendas e retorno de investimento: flyers distribuídos sem critério de segmentação de público, ou o envio de SMS para clientes que já tiveram contato com sua marca?

A resposta é evidente. Com uma atitude simples e um investimento inferior, o empreendedor pode impactar a base de clientes de maneira muito mais assertiva e aumentar as vendas.

Isso porque o SMS está no celular de todo mundo. Não é um aplicativo opcional.

A empresa de soluções mobile OpenMarket afirma que a taxa de leitura de SMS é de 98%, sendo que a taxa de abertura nos primeiros três minutos após o recebimento é de 90%.

Um estudo da Telefônica ainda mostra que, globalmente, o SMS tem a capacidade de chegar a 99,99% dos dispositivos móveis. Talvez seja hora de rever essa prática que caiu no esquecimento nos últimos anos.

Quer um exemplo prático? Então vamos lá!

A Liane Medeiros Costa possui dois deliveries em Curitiba, o Perfetto Delivery e o Churrasko da Hora, e é cliente do Sistema Vitto. Logo que a ferramenta de disparo de SMS foi lançada, ela assistiu ao vídeo que a empresa disponibilizou com as instruções de uso e fez as compras dos créditos. Assim que o valor foi liberado, ela divulgou uma promoção para uma lista de 100 contatos, para fazer um teste.

“Lancei uma promoção de uma semana, com 50% de desconto para quem fizesse a compra de um prato específico pelo aplicativo. Entre o disparo e a entrega foi nossa… segundos! Achei que foi até mais rápido do que algumas operadoras de celular! E no dia seguinte, quando abri o relatório [que a ferramenta gera automaticamente] já tinha 40 cliques.”

A empresária contou que recebeu vários pedidos por meio do SMS e que com certeza vai utilizar mais vezes nos dois empreendimentos.

“Achei muito rápido, muito prático. É uma ferramenta que vamos usar várias vezes sim, principalmente para dar um incentivo naquelas semanas que estão mais paradinhas, né.”

 

E-mail Marketing

Outra ferramenta que o Vitto passou a disponibilizar em sua plataforma é o disparo automatizado de e-mail marketing. Com este recurso, o empreendedor consegue criar campanhas de maneira automática, seja para os aniversariantes do mês, por exemplo,  ou ainda para convidar um cliente inativo para que retorne ao estabelecimento.

O sistema conta com diversas possibilidades de campanhas automáticas para facilitar a vida do gestor.

Por meio da integração com o serviço de Automação de Marketing MailChimp, o usuário pode fazer o disparo de e-mail personalizado para uma base de contatos com até 2.000 cadastros gratuitamente. Se essa quantidade aumentar, a própria plataforma envia uma notificação indicando que é preciso contratar um plano pago de maior capacidade.

O passo a passo dessa ferramenta fica assim:

Passo 1 – Fazer um cadastro gratuito no MailChimp.

Passo 2 – Montar um template na plataforma do Vitto. Essa funcionalidade ganhou uma versão pré-moldada dentro do Sistema, com opções de personalização como mudança de cores, inclusão de imagens e edição de textos. É bem fácil de executar.

Passo 3 – Escolher para qual base de contatos o e-mail será enviado e fazer o disparo.

De acordo com a The Direct Marketing Association, e-mails segmentados geram 58% da receita total de uma empresa. Esse pode ser um dos motivos que levam a estimativa de que, até 2020, o e-mail terá 3 bilhões de usuários, como afirma o The Radicati Group.

Outra confirmação dessa tendência e a prova de que ações de e-mail marketing funcionam está nos resultados rápidos, como ocorreu com Juliano Sevulski dos Santos, proprietário do restaurante Tiki Liki Comida Asiática de Rua, em Curitiba.

Ele divulgou campanhas de descontos por meio da ferramenta do Sistema Vitto e logo no primeiro envio teve um resultado surpreendente.

“Diariamente nós recebemos de três a quatro pedidos pelo site e quando usei o e-mail marketing isso mudou para 30 por dia. Em dois dias, foram 30 pedidos em cada dia. Então teve um aumento exponencial”, conta.

Sevulski ainda ressaltou que, como a plataforma não cobra taxa sob pedidos, conseguiu repassar descontos de até 30% aos clientes, e a resposta foi imediata, beneficiando tanto seu negócio, quanto o público.

 

Mensuração é a chave do sucesso

Qual é a real vantagem de contar com ferramentas como essas em um sistema integrado?

A centralização de atividades em uma única plataforma permite o gerenciamento de várias frentes de uma maneira muito mais prática. Comparar os resultados e adotar medidas corretivas também fica mais fácil assim.

Além disso, contar com um fluxo de Automação de Marketing como o que é proposto pelo Sistema Vitto é muito importante atualmente. Com essa estratégia é possível contatar clientes que não interagem há um tempo, mensurar quantos realmente se interessam pelo conteúdo enviado e abriram o e-mail, saber por quais canais os clientes chegaram na marca, entre várias outras informações relevantes.

“É muito comum nossos clientes chegarem até nós com uma base de contatos muito extensa, construída em anos de trabalho, mas sem dados consistentes, muitas vezes só com o nome e endereço dos clientes. E essa lista acaba ficando ociosa. Isso é uma imensa perda de oportunidades. É preciso entender que o importante é ter qualidade e não quantidade, e para isso tem que contar com ferramentas como as que estamos oferecendo.”

Tudo passa a ser mensurável e o controle sob as ações é muito maior.

Nascimento ainda destaca que no caso do Sistema Vitto, que oferece o serviço de Delivery online via App e site, a divulgação precisa ser feita em dispositivos online, com soluções modernas e clicáveis, que ampliem e dinamizem a experiência do consumidor.

“A base de contatos que você constrói com esse trabalho todo é o que será movimentada e convertida em dinheiro no bolso. Essa é a nova proposta do Sistema Vitto para os clientes.”, afirma.

Referências Bibliográficas

SMS tradicional tem futuro promissor para serviços de mensagens, segundo estudo da Telefónica. Telefônica, 2016

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