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Como gerenciar clientes de restaurantes efetivamente?

fevereiro 22, 2021

Se você administra um restaurante sabe como o dia a dia tende a ser desafiador. Infelizmente, nem sempre é possível proporcionar a melhor experiência para todos os clientes. Por mais que o seu empreendimento tenha foco na padronização e ofereça treinamento aos funcionários, há inúmeras nuances que podem afetar um atendimento de qualidade.

 

Certos erros podem acontecer, e problemas sempre aparecem. Quem atua na área há anos reconhece que, tão importante quanto oferecer uma comida saborosa, é saber gerenciar uma equipe, e tudo que influencie na experiência do cliente. Para que você consiga alcançar os seus objetivos, nada melhor do que ter o apoio da tecnologia.

 

Por meio dela, seu restaurante consegue ofertar um atendimento mais rápido e personalizado ao cliente. Na atualidade, um dos softwares mais utilizados no ramo é o CRM. Simples, fácil de usar e de baixo-custo. Essa ferramenta de produtividade tem o necessário para seu empreendimento alcançar todos os indicadores de satisfação.

 

 

O QUE É CRM?

 

Para que você entenda o que é um CRM, nada como um breve resumo. Esse software é um dos mais utilizados no mundo, por diferentes empresas, para promover o melhor relacionamento com os clientes.

 

Por meio dele, é possível conhecê-los melhor e criar diferentes formas de interação com o público-alvo. Além disso, o CRM funciona muito bem para a captação de clientes em potencial, os chamados leads.

 

Os restaurantes têm diversas possibilidades para aproveitar essa ferramenta. Em um só local, é possível visualizar a quantidade de clientes, o quanto eles consomem, o que eles mais gostam, e ainda acompanhar todo o histórico e jornada de compras deles.

 

Em tempos de distanciamento social, em que os restaurantes mantêm o foco no serviço de entrega, é vital captar o máximo de informações sobre os clientes pelos meios digitais.

 

Os gerentes também têm a oportunidade de analisar, diariamente, os pratos mais pedidos, e quais deles trouxeram mais faturamento para o restaurante. Além disso, com esses dados, eles podem ainda sugerir alterações ou novas promoções ao cardápio.

 

Outro ponto positivo do CRM para um restaurante é a melhoria na comunicação. Afinal, ao melhor conhecer os consumidores, as campanhas de marketing e a publicidade se tornam ainda mais efetivas.

 

Abaixo, em destaque, é possível analisar melhor cada um desses benefícios para melhor gerenciar os clientes de um restaurante.

 

 

CONHECENDO O CONSUMIDOR

 

Trabalhar a melhor relação com o cliente é vital para qualquer negócio, sobretudo em um restaurante. Portanto, ao usar um CRM, um estabelecimento tem a chance de investir em melhorias que tenham influência direta na percepção dos consumidores.

 

Os gestores podem analisar, por exemplo, no histórico de interações com o cliente, que muitos deles gostariam que o serviço de reservas fosse simplificado.

 

Em outras situações, a clientela pode sugerir melhorias no estabelecimento, como a criação de um rooftop. O importante mesmo é destacar o papel da ferramenta para que o restaurante, ao melhor conhecer o público dele, possa proporcionar um serviço de excelência.

 

 

OTIMIZE O SEU CARDÁPIO

 

Por mais saboroso que seja o cardápio do seu restaurante, você nunca irá saber se ele oferece as melhores opções possíveis sem uma avaliação dos clientes. Com o tempo, sua equipe consegue perceber quais pratos e drinks são os mais pedidos, e quais deles necessitam sair do menu o quanto antes.

 

Com um CRM no restaurante, o software tem a oportunidade de analisar e realizar métricas sobre todos os pedidos solicitados no estabelecimento. Dessa forma, toda a decisão de incluir ou retirar alguma opção do cardápio será baseada em dados confiáveis. Portanto, o CRM não somente ajuda a criar um menu mais personalizado, como permite ao restaurante ter um cardápio mais rentável.

 

 

MARKETING

 

Com tamanha concorrência, seja para atendimento no salão, seja para o atendimento pelo delivery, é vital para os restaurantes investirem em campanhas de marketing. Entretanto, como muitas vezes os recursos financeiros são escassos, é muito importante que todo o planejamento seja otimizado.

 

Por meio de um CRM, os gestores de um restaurante têm a oportunidade de analisar quais são os itens mais pedidos, o ticket-médio dos clientes, entre outros dados. Dessa forma, é possível criar campanhas e promoções sob medida para eles.

 

Além disso, se um cliente era muito frequente e deixou de ir ao restaurante, o CRM pode ser programado para enviar um e-mail automático, oferecendo um desconto, por exemplo.

 

 

REALIZE A INTEGRAÇÃO DE OUTRAS FERRAMENTAS AO CRM

 

Uma das principais vantagens de um de CRM é a possibilidade de integrar diferentes plataformas ao software. Nesse cenário, uma das integrações mais populares é com as redes sociais.

 

Por meio dela, o restaurante tem a chance de transformar toda pessoa interessada no estabelecimento em lead.

 

Dessa forma, esse cliente em potencial poderá ser impactado no futuro com alguma promoção.

 

Outra maneira de promover a relação com os clientes a partir das integrações é ao utilizar os aplicativos de mensagens. Como o Facebook Messenger, Instagram (Direct Message) e WhatsApp.

 

Agora, em vez de usar diferentes apps, com o CRM o restaurante pode usar todos eles dentro da mesma plataforma. Com isso, ele tem a oportunidade de responder e atender os clientes de maneira instantânea.

 

*Guest Post em parceria do Sistema Vitto com o Amo CRM