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6 erros FATAIS nas mensagens de saudação de WhatsApp

março 17, 2021

Muita gente fala sobre os exemplos de mensagens de saudação para delivery de restaurantes, incluindo até mesmo modelos prontos de mensagens automáticas para WhatsApp Business. Contudo, alguns erros na configuração do texto podem fazer os clientes desistirem da compra.

 

Abaixo listamos os erros fatais das mensagens automáticas de WhatsApp. Confira!

 

Respostas automáticas longas confundem. Evite!

 

No meio digital, as pessoas leem cada vez menos – ainda por cima no WhatsApp. 

Por isso, respostas compridas mais atrapalham do que ajudam, já que é provável que muitas pessoas apenas ignorem o texto e enviem a pergunta para o restaurante por acharem mais simples. 

 

Mensagens de saudação e ausência em duplicidade

 

Muito cuidado ao ativar tanto a resposta automática de saudação, quanto a de ausência. Em alguns casos, os clientes vão receber as duas simultaneamente e podem se confundir.

 

Por isso, capriche no texto para não dar brecha para a imagem de desorganização!

 

Automação fake de WhatsApp não ajuda ninguém

 

Respostas automáticas complexas, que solicitam todos os dados do pedido/cliente já no primeiro contato também não são legais. 

 

Além de serem muito longas (como comentamos acima), elas assustam os clientes que ainda não estão certos se querem mesmo realizar o pedido. Muitas vezes o contato é feito para, antes de tudo, tirar uma dúvida sobre horário, região de entrega ou cardápio, e a mensagem assim acaba intimidando.

 

Resultado: a venda pode ser perdida e até quem avança com o pedido não responde tudo que é solicitado. Ou seja, a tentativa de agilizar o atendimento vai por água abaixo… 

 

Exemplo de mensagem automática de WhatsApp solicitando muitos dados de uma única vez

 

Cuidado para a mensagem não soar grosseira

 

Programar uma resposta de ausência que informa apenas seu horário de funcionamento equivale a fechar uma porta na cara do cliente. Em contrapartida, incluir na mensagem o link do seu cardápio online pra ele se motivar com os produtos é como convidá-lo a sentar e aguardar até você abrir as portas 😉

 

Quando a mensagem é estritamente objetiva, pode ser interpretada como grosseria. Por isso, nunca configure uma mensagem de “fora de horário” sem um link para seu cardápio! Se o cliente entra nele e gosta do que vê, tem mais chances de esperar para fazer o pedido com você.

 

Textos gigantes explicando o cardápio inteiro não vendem

 

O que desperta a vontade dos clientes são fotos, não palavras. Por isso, forçar seu público tomar uma decisão baseada apenas em texto pode até fazê-lo desistir da compra 🤯

 

…Mas enviar fotos também é um problema

 

É um erro pensar que é agradável fazer os clientes baixarem inúmeras fotos do seu cardápio sempre que falam com você. 

 

Muitas pessoas podem não ter espaço livre na memória do celular ou WhatsApp ilimitado no pacote de dados da operadora. 

 

Utilizar um cardápio digital é a melhor alternativa para aliar mensagens curtas, simpáticas, que estimulem a vontade do cliente e sem a necessidade de fazê-los baixar arquivos. No texto da mensagem automática o restaurante convida o cliente a realizar o pedido online através de um link próprio (que dispensa, inclusive, a instalação de aplicativos). 

 

Mas fica um alerta!

Incluir o link de pedidos nos grandes aplicativos de delivery é a pior decisão que um dono de delivery pode tomar no seu WhatsApp, pois está entregando seus clientes que já são fiéis para plataformas que cobram comissões. O ideal é apostar em um site e aplicativo de pedidos próprio 😉 

 

Pense nisso! 😉