Como fidelizar clientes em restaurantes?

Como fidelizar clientes em restaurantes: os 3 erros mais comuns

junho 9, 2021

Saber como fidelizar clientes em restaurantes já é uma questão de sobrevivência.

 

Tirar clientes dos aplicativos de terceiros e fidelizar o público no pedido online próprio se tornou um dos maiores objetivos dos donos de delivery. 

 

Embora existam muitas dicas sobre como fazer isso, lidar com o comportamento dos clientes nunca é fácil e pode ser uma caixinha de surpresas. 

 

Não existe uma receita infalível para obter esse resultado, mas com certeza algumas ações podem te impedir de atingir esse objetivo. 

 

Como fidelizar clientes em restaurantes: 3 erros para evitar!

 

Abaixo listamos três erros comuns que são verdadeiros obstáculos na hora de aprender como fidelizar clientes em restaurantes. São deslizes simples, mas que causam um grande impacto. Confira!

 

1 – Não colocar no APP próprio as mesmas promoções do Ifood, UberEats e Rappi 

 

Se você está em listas de entrega grátis, cupom de desconto ou mesmo com promoções em alguns pratos específicos do cardápio, entenda que essas mesmas vantagens precisam estar no seu pedido online próprio

 

Se existe um benefício financeiro em um canal de vendas, e no outro não, será natural para o cliente decidir pedir onde é mais barato. 

 

Indo por essa lógica, vale a pena considerar colocar condições melhores no seu cardápio digital próprio, do que nos grandes aplicativos. 

 

Dessa forma, fazer o pedido direto com o seu restaurante vai se tornar a primeira opção dos clientes. 

 

Se você precisa de dicas e sugestões do que fazer, temos um post com ideias de promoções para restaurantes 😉 

 

2 – Não avisar os clientes sobre as vantagens de pedir no seu pedido online próprio

 

Ter promoções bombásticas no seu cardápio digital próprio não vai adiantar nada se os clientes não souberem disso (e eles não vão descobrir sozinhos). 

 

Existem duas formas mais comuns de fazer essa comunicação: 

 

A primeira é enviar um panfleto ou cartão grampeado no pedido do cliente. Mas atenção: evite fazer um “folheto de supermercado”, com informações em excesso que só vão servir para dispersar a atenção do cliente. 

 

O panfleto que vai no pedido deve ser simples e direto. Informe qual é a vantagem de pedir na sua plataforma própria (se os preços são menores, ou se tem algum cupom para primeira compra, por exemplo) e o local para fazer o pedido, ou seja, endereço do seu site e/ou lojas de aplicativos. 

 

E a segunda forma de comunicar as vantagens é através de tráfego pago. A regra de colocar apenas a informação simples e direta vale aqui também. 

 

E o próprio anúncio já pode direcionar o cliente para o link de pedidos próprio do seu restaurante

 

A vantagem dessa alternativa é que, além de tudo, você provavelmente vai conquistar novos clientes, não apenas aqueles que já conheciam seu delivery. 

 

3 – Não preparar seu pedido online personalizado com as mesmas facilidades dos grandes aplicativos

 

Ao fazer o primeiro pedido direto com você, o cliente vai experimentar uma plataforma nova. 

 

Isso por si só já tira as pessoas da sua zona de conforto, pois elas ainda não dominam o funcionamento do seu site de pedidos (por mais simples que ele seja). E entenda: seres humanos normalmente não gostam de sair da zona de conforto.

 

Sendo assim, é fundamental oferecer ferramentas que eles já estão acostumados a utilizar nos grandes aplicativos. Isso diminui o atrito da primeira experiência. 

 

Um exemplo é o pagamento online no cardápio digital. Se você aceita pagamentos direto no aplicativo de terceiros, seu aplicativo próprio/site de pedidos precisa ter essa conveniência também.

 

Esse é só um exemplo, mas tudo o que diminui as diferenças entre o pedido nos grandes aplicativos e no seu próprio é bem vindo 😉 

 

Esperamos que essas dicas ajudem você a entender melhor como fidelizar clientes em restaurantes.

 

Quanto mais próximos eles estiverem do seu delivery, menos dependente você fica dos aplicativos que cobram comissões e maior fica seu lucro! 😉