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Sorteios no Instagram para Restaurantes

28

jul

2020

sorteio no instagram para restaurante

Os sorteios no Instagram são um bom caminho para restaurantes aumentarem sua visibilidade. Por isso, aqui estão várias dicas para você não errar. Confira! 

Qual o objetivo do sorteio? 

Se você quer fugir de alguém pensando: “toda semana tem sorteio, no próximo eu participo!”, então use essa estratégia com sabedoria para não ficar banalizada. Algumas sugestões são: uma data comemorativa, como o aniversário do seu estabelecimento; ou o lançamento de um novo prato, sendo o sorteado o primeiro a experimentar!

 

Passo a passo para realizar sorteio no Instagram 

O que será sorteado? 

Você pode premiar seus clientes com aquele combo saboroso de hambúrguer e batatas ou, como sugerido, chamar a atenção para um novo prato da casa. Pense estrategicamente, afinal, esse produto ficará em evidência! 

Se você quer fazer um sorteio bombástico, o prêmio pode ser recorrente, como um ano de pizza, por exemplo. Mas guarde essa carta na manga para sorteios mais especiais 😉

 

Qual o prazo da promoção?

É muito importante deixar bem claro para seu cliente o período de participação, portanto, não esqueça de informar a data e o horário limite. 

Lembre-se: um prazo muito longo pode desanimar e um prazo muito curto não gera muito alcance. 

Uma dica de prazo para uma premiação mais simples é anunciar o sorteio na terça-feira e fazer a premiação na sexta. Assim, além dos seus seguidores terem alguns dias para participar, comemorar o fim de semana com uma refeição de brinde vai ser um fator de motivação 😉 

 

Estabeleça as regras de participação!

Antes de saber como montar as regras para o sorteio no Instagram do seu restaurante, é importante que você esteja ciente de que existem normas do Governo Federal. Sendo assim, para evitar penalizações como multas ou perda do seu Instagram, é necessário pedir uma autorização. Todas as informações para fazer a solicitação estão aqui

Além disso, a própria plataforma da rede social não tem nenhuma responsabilidade de administração na sua promoção, ok? Você pode saber mais nas diretrizes de promoção do Instagram.

Mesmo sabendo que, tecnicamente, não é permitido fazer sorteios sem seguir essas regras, são raros os casos de pequenas empresas e sorteios que foram penalizados – por isso a prática é tão comum.

 

Regulamento para sorteios no Instagram 

Repita até decorar: as regras devem ser claras e práticas! Nada de ideias mirabolantes, senão o sorteio vira uma “caça ao tesouro” e você não quer pessoas desistindo no meio do caminho, certo? Facilite a participação do seu cliente! Veja esses modelos:

 

“Quer ganhar uma pizza de calabresa + um refrigerante de 2L para comemorar o dia dos pais? Para participar do sorteio é muito fácil, olha só:

🔹 Siga nosso perfil

🔹 Curta essa foto, é a oficial do sorteio! 

🔹 Comente marcando um amigo, não vale perfil de empresas ou famosos! Estamos de olho, viu?

🔹 Você pode comentar quantas vezes quiser, marcando amigos diferentes.

O sorteio será realizado no domingo (9), às 17h. Vamos avisar que foi o sorteado aqui no Instagram mesmo!

Boa sorte!” 

 

“Estamos na semana do nosso aniversário de 2 anos! Para comemorar, vamos sortear um combo de hambúrguer de costela + batata para um cliente sortudo! Siga os passos abaixo para participar 

🔹 Siga nosso perfil

🔹 Curta essa foto, é a oficial do sorteio! 

🔹 Faça 1 comentário marcando 3 amigos, não vale perfil de empresas ou famosos. 

🔹 Você pode comentar quantas vezes quiser, marcando amigos diferentes.

O sorteio será realizado nesta sexta-feira (31), às 17h30. E vamos anunciar o ganhador aqui! 

Boa sorte!”

 

  • Não esqueça de pedir que os participantes deixem os perfis no modo público pelo menos no dia do sorteio! Caso contrário, você não conseguirá checar se ele cumpriu todas as etapas.

 

Divulgue a promoção!

Essa é a hora de elaborar um post bonitão! Ele precisa chamar a atenção para a sorteio, mas também fazer com que seu público queira consumir seu produto. Então, não esqueça de caprichar e escolher uma foto de dar brilho nos olho e água na boca! 

  • Caso não tenha o apoio de um profissional, você pode usar ferramentas gratuitas para montar a arte, como o site Canva.com.
  • Na imagem, junto com a foto escreva algo como “Sorteio! Combo de pizza broto doce + refrigerante. Foto oficial” e coloque as regras na legenda. 
  • Não esqueça de compartilhar o post nos stories do Instagram!
  • Você também pode avisar seu clientes por e-mail sobre a promoção. Neste caso, não esqueça de enviar o link da publicação.

 

Sorteios no Instagram: app para usar 

Tudo redondinho, sorteio publicado com regras claras e práticas, é hora de descobrir o vencedor! Para isso, no dia e horário determinado nas regras, você pode usar um aplicativo para sorteio online.

Veja essa opção:  

A ferramenta Sorteiogram é super simples de usar. 

Acesse o link e clique em ‘realizar sorteio’. Em seguida, digite o seu instagram e seu e-mail de preferência. Depois disso, selecione o post do sorteio ou adicione o link do post. Clique em ‘sortear número’, pronto! O resultado já aparece. 

Caso seu sorteio tenha mais de um ganhador, antes de clicar em ‘sortear número’, selecione o botão ‘opções e na caixa ‘Número de Sorteios por click’: adicione o número total de vencedores. 

Página inicial do site Sorteiogram.

Com isso, confira se o sorteado cumpriu todas as etapas do regulamento. E não deixe todo mundo esperando! Já anuncie quem foi o vencedor e entre em contato para acertar os detalhes de entrega.

Uma boa dica é gravar todo o processo de sorteio e postar com o resultado, assim nenhum seguidor poderá duvidar de falta de transparência.

E quem perdeu? 

Para não desanimar os clientes que não ganharam, uma boa saída é anunciar uma promoção naquele produto. Por exemplo: 

“Quem não levou, sem tristeza! Aproveite a promoção do combo X, de R$39,90 por R$29,00”.

 

“Não foi o sortudo da vez? Não precisa ficar sem pizza! Aproveite o cupom de 15% para pedidos no site ou aplicativo”.

 

Depois dessas instruções, tá na hora de se jogar e colocar a mão na massa. Boa sorte! 

 

Fontes: 

https://www.gov.br/fazenda/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/atualizacao-de-perguntas/regulacao/promocoes-comerciais

https://www.facebook.com/help/instagram/179379842258600

https://rockcontent.com/blog/sorteio-no-instagram/