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Mudança nos hábitos de consumo favorecem o uso dos aplicativos de delivery de comida

10

out

2016

Mudanças nos hábitos de consumo nos tempos digitais: o consumidor moderno opta pelos Aplicativos de delivery e encontra praticidade no mercado

Saque no caixa eletrônico, encomendas por telefone, jantar fora e enfrentar o trânsito… será que o consumidor ainda topa tudo isso? Talvez sim, mas a verdade é que esse perfil está em transição, os hábitos de consumo mudaram e essas ações têm sido substituídas por opções como pagamentos online  via cartões de crédito, solicitações via e-mail e pedidos em aplicativos de delivery de comida.

Mas você já parou para pensar sobre o motivo dessa mudança? Vamos entender!

Fatos de Internet Brasileira

Apesar dos avanços tecnológicos, o Brasil caminhou a passos lentos no quesito “acesso à internet”. Em 2005 apenas 21% da população se conectava por meio do computador, ou notebook. Esse número só dobrou em 2011.

Foi preciso quatro anos para que o acesso à internet chegasse a mais de 50% dos lares brasileiros. O motivo desse progresso? A utilização de celulares em casa.

Segundo Claiton José Mello, diretor do Departamento de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, não só nos domicílios como também em locais públicos houve crescimento. Em 2014, 51,9% dos estados disponibilizavam acesso à internet via Wi-Fi.

Só em São Paulo existem 120 pontos de conexão em praças e locais públicos. Municípios com menos de 50 mil habitantes, que fazem parte do Programa Cidades Digitais, também recebem este benefício.

A inclusão digital é fundamental para o mercado de compras online, principalmente para empresas que apostam no delivery de comida. Ela faz parte da mudança nos hábitos de consumo.

Segundo dados da pesquisa Total Retail 2016, da PwC, 40% dos brasileiros afirmam que o celular é a principal ferramenta de compras utilizada.

A mesma pesquisa, quando realizada em 2015, constatou que o aumento de compras diárias pelo celular e smartphone foi de 82% em relação a 2014. Isso justifica o uso cada vez mais frequente de aplicativos para as mais diversas operações.  

 

E os aplicativos de delivery de comida?

Diante desse cenário digital atual fica fácil entender porque os aplicativos de delivery de comida hoje têm grande atuação no mercado. Mas a inclusão digital não é o único fator.

O consumidor moderno tem nas mãos várias praticidades via App:

  • Interface amigável, simples e dinâmica, trazendo agilidade no processo de pedidos
  • Diversas opções de tipos de comida e restaurantes com um simples toque
  • Facilidade em encontrar o prato favorito a poucos quilômetros de distância por conta do sistema de geolocalização
  • Informações preciosas para o usuário que vão desde as avaliações de outros clientes e cardápios completos, até o tempo estimado de entrega

Essas são só algumas das facilidades que mudaram os hábitos de consumo. Com a mobilidade e a rapidez que os processos estão adquirindo, o cliente está cada vez mais exigente, o que demanda muita atenção dos empreendimentos. Por isso os gestores têm um papel importantíssimo a cumprir.

 

Bom gerenciamento, excelentes resultados

Os gestores são integrantes essenciais de uma empresa de sucesso. E estar por dentro dos hábitos do consumidor, além de importante, é fundamental para entregar o que ele espera.

Observando o cenário atual, aderir a um aplicativo de delivery de comida, por exemplo, pode ser uma excelente ideia. Mas vale um alerta:

Uma questão crucial é a organização durante a utilização do App. Certifique-se de que o cardápio está atualizado, se o cadastro de clientes está organizado e até mesmo se o seu modelo de entrega está em sintonia com o que é oferecido pelo aplicativo.

É importante ter em mente que receber pedidos por meio de um App significa que o cliente:

  • Considera o preço oferecido bom
  • Tem confiança na marca
  • Acha a entrega rápida e satisfatória

Esses são alguns os motivos que levam os consumidores online a comprarem de seus estabelecimentos favoritos, de acordo com a conclusão da pesquisa da PwC.

Quer saber mais sobre o Mercado de Delivery? Passeie pelo nosso blog e encontre informações valiosas para seu empreendimento.

 

Referências Bibliográficas

A revolução que os consumidores almejam, com a execução que os conquista – Total Retail 2016. PwC, 2016

Aumenta em 82% o número de consumidores brasileiros que compram pelo celular, informa PwC. Estado de Minas, 2015

Panorama setorial da Internet. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2016

Proporção de brasileiros com acesso à internet dobrou entre 2005 e 2011, diz IBGE. Site Época, 2013

VILLELA, Flávia. Celular é principal meio de acesso à internet no Brasil, mostra IBGE. Agência Brasil, 2016

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