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Compra e Venda de Restaurantes em funcionamento: como garantir o sucesso do negócio?

março 3, 2021

Comprar e vender um restaurante é um desafio para ambos os lados. Enquanto o proprietário que coloca seu restaurante à venda precisa ter bons argumentos para fechar negócio rápido, o possível comprador necessita se certificar que a compra do restaurante vai render frutos no futuro.

 

Neste artigo reunimos quatro aspectos importantes para considerar antes de assinar o contrato.

 

VENDER RESTAURANTE: COMO ARGUMENTAR E VENDER MAIS RÁPIDO?

 

A regra número um da venda de restaurante é poder comprovar os números e dados da empresa.

 

Ao anunciar a venda, o dono do restaurante pode afirmar que o ponto é bem localizado, que o negócio possui um público fiel já consolidado e que as vendas mensais atingem um valor satisfatório.

 

Porém, essas informações não vão valer nada se não puderem ser comprovadas pelo comprador.

 

Tanto para quem vende, quanto para quem pretende comprar, uma das principais ferramentas para se apoiar durante as negociações de compra e venda de um restaurante em funcionamento é o sistema de gestão utilizado.

 

4 DADOS IMPORTANTES NA HORA DE AVALIAR UM RESTAURANTE À VENDA

 

1 Volume de vendas

 

O principal objetivo de um sistema para restaurante é registrar os pedidos diariamente.

 

Portanto, exibir os relatórios dos meses anteriores é uma maneira de comprovar o faturamento médio mensal do restaurante de forma inquestionável.

 

A maioria dos softwares de gestão para restaurante impede o cadastro de pedidos de forma retroativa, dando segurança ao possível comprador.

 

2 Quantidade de clientes

 

Muito melhor do que a promessa vaga de que o estabelecimento possui alta clientela e público fiel, é exibir quantos clientes de fato compram no restaurante.

 

No Sistema VItto, por exemplo, além do relatório com quantidade total de clientes, existe ainda a informação clara de quantos desses clientes compraram duas ou mais vezes no último mês, ou seja, a recorrência de pedidos.

 

Relatório recorrência de pedidos venda de restaurantes sistema vitto

 

3 Programa de fidelidade merece atenção especial

 

Se o restaurante possui um programa de fidelidade ativo, isso deve ser visto com bons olhos pelo comprador.

 

Essa ação, embora pareça simples, indica que o atual proprietário de fato se preocupa em reter seus clientes.

 

Se os relatórios apontam uma quantidade alta de utilização do benefício, ótimo! Significa que, para ganhar o bônus, aqueles já clientes já precisaram fazer muitos outros pedidos antes (e assim vão continuar). 😉

 

4 Dados de contato de clientes para ações de marketing

 

Mais do que saber “apenas” a quantidade de clientes e porcentagem dos que retornam mensalmente, é importante ter também os dados de contato dos clientes.

 

Atualmente, um restaurante que não investe em marketing próprio está fadado à dependência dos grandes aplicativos de delivery (e suas altas taxas de comissão).

 

Portanto, comprar um restaurante que possui os nomes, telefones, e-mails, data do último pedido e outras informações garante que o novo proprietário poderá se comunicar e movimentar suas vendas sempre que quiser.

 

BÔNUS: MANTENHA O SISTEMA DE GESTÃO AO COMPRAR UM RESTAURANTE EM FUNCIONAMENTO!

 

A decisão de não trocar o sistema de gestão pode ser altamente estratégica para quem está em busca de comprar um restaurante em funcionamento. Ao manter todos os registros que foram utilizados para avaliar a compra do negócio, só vão aumentar as informações disponíveis para caso, no futuro, seja a sua vez de vender o estabelecimento.

 

No Sistema Vitto o novo proprietário pode apenas transferir o contrato do software para a sua responsabilidade. Ele conquista as seguintes vantagens:

 

  • Todos os cadastros de clientes e históricos continuam no sistema;
  • Evita o gasto com a implantação do software (seja do Vitto ou de qualquer outro);
  • Dispensa o tempo de espera para a configuração do sistema ficar pronta.

 

É, literalmente, só fazer login e começar a vender 😉

 

NA FALTA DE UM SISTEMA DE GESTÃO, COMO AVALIAR UM RESTAURANTE À VENDA?

 

Esse é o pior indicador na hora de comprar ou vender o restaurante. Demonstra baixa capacidade de gestão do atual proprietário.

 

Nesses casos, o possível comprador precisa confiar apenas em palavras. Por outro lado, pode utilizar este fato como argumento para conseguir descontos e condições de pagamento melhores pelo restaurante à venda.

 

Para concluir, a última dica: quanto mais tempo de informações registradas o negócio possui, maior a confiança e facilidade no processo de compra e venda do restaurante no futuro. Portanto, nada de se desfazer de uma plataforma de gestão. O trabalho deve ser sempre visando acumular dados. 😉