motoboy para delivery sistema vitto

Como contratar motoboy para delivery?

setembro 11, 2020

Se você faz delivery e utiliza o serviço de entregas dos grandes aplicativos, provavelmente já se assustou ao calcular o quanto paga pelo serviço.

 

Além do custo alto, depender dos aplicativos é um problemão para quem já passou da fase inicial do delivery, já que a operação de entrega fica totalmente à mercê dos grandes apps.

 

Neste artigo você vai aprender:

  • Os problemas de não ter entrega própria
  • As formas de contratar motoboy para delivery
  • Valores para terceirizar entregadores
  • Dicas de empresas de motoboy para restaurantes 😉

 

POR QUE ENTREGA PRÓPRIA É MELHOR DO QUE PELOS APPS?

 

Já falamos em outro artigo que utilizar a entrega dos grandes aplicativos é uma boa opção apenas para quem tem poucos pedidos ou acabou de começar no delivery.

 

Mas para quem já está um passo à frente, as desvantagens ficam claras:

  • O aplicativo fecha a loja do restaurante quando não tem motoboys para delivery na região. Ou seja, você perde vendas em datas de grande movimento (como dias chuvosos ou datas comemorativas);
  • É o aplicativo que estipula a taxa de entrega, e você perde pedidos dos clientes que buscam por taxa grátis.
  • O valor de pedido mínimo também é definido pelo aplicativo e pode inviabilizar sua operação dependendo de qual é seu produto;
  • O tempo de entrega também está na mão do aplicativo, então se o seu produto exige mais cuidado na preparação, você corre o risco de não conseguir entregar a tempo para o cliente.
  • Como os motoboys estão a procura de fazer o máximo de entregas possíveis por dia, nem todos vão aguardar seu produto ficar pronto.

 

Em resumo, a logística é toda do aplicativo e o restaurante não tem autonomia nenhuma para fazer suas próprias estratégias.

 

É por isso que ter o seu motoboy para delivery próprio (ou com uma empresa terceirizada) é a melhor opção para quem está vendo o delivery crescer e quer economizar vendendo com um aplicativo próprio (sem pagar comissões), WhatsApp e redes sociais.

 

CONTRATAR MOTOBOY PARA DELIVERY PRÓPRIO OU TERCEIRIZAR?

Para contratar o motoboy para delivery como CLT:

  • Anuncie em suas redes sociais, grupos no Facebook e prossiga com a seleção do profissional normalmente;
  • Outra alternativa é contratar um motoboy que tenha MEI e trabalhe como autônomo prestando o serviço de entrega.

 

Caso opte pela terceirização de motoboys:

  • É necessário fazer uma contrato com um empresa ou cooperativa de motoboys (ela vai funcionar como uma ponte entre o entregador e seu restaurante).
  • É um excelente caminho intermediário para quem tem está gastando demais com a entrega dos grandes apps, mas não tem volume de vendas suficientes para ter os próprios motoboys CLT.

 

Conforme nos explicou a Caroline, gerente de logística da empresa DM Boys, os entregadores estão prestando serviço para a empresa contratada e o restaurante fica livre de preocupações com a manutenção da frota:

“Oferecemos solução para problemas. Férias? É por nossa conta. Quebrou uma moto ou aconteceu um acidente? Enviamos outro imediatamente.
Temos uma equipe de suporte, contato com oficinas e postos de gasolina credenciados para facilitar o deslocamento, por isso o restaurante não se incomoda com nada”.

A boa notícia é que as empresas não costumam ter uma quantidade mínima de motoboys obrigatórios para contratar. Então mesmo quem está começando e precisa de um único entregador pode contar com profissionais próprios.

 

CONTRATAR EMPRESA DE MOTOBOY PARA RESTAURANTE: NOSSAS DICAS

 

  • Use a sua rede de contatos, peça indicações de confiança de outros donos de restaurantes;
  • Sempre faça um contrato formal com a empresa, assim ficam claras as responsabilidades dela;
  • Pesquise a empresa no Google, assim você pode verificar os elogios e/ou reclamações de outros clientes;
  • Dê preferência às empresas e profissionais com experiência em delivery de restaurantes.

 

QUANTO CUSTA UM MOTOBOY TERCEIRIZADO?

 

Ao dar esse passo em direção à independência do seu delivery, tenha em mente que é o cliente que arca com a maior parte dos custos de entrega, já que as taxas são cobradas à parte e repassadas aos entregadores.

Segundo o profissional Guilherme da empresa Avenida Express Curitiba, a própria prestadora de serviços dá dicas para ajudar o restaurante a diluir o custo no preço final.

“Dependendo do valor total por entrega, recomendamos nossos clientes a cobrarem uma taxa pequena por pedido e aumentar um valor simbólico no preço de cada produto”.

Já a Caroline, da BM Boys, contou que o valor de um motoboy terceirizado é de aproximadamente R$3.300,00** imaginando um serviço realizado segunda a sexta, por exemplo.

É importante salientar que o contrato de qualquer empresa leva em consideração vários fatores para definir o orçamento, como a área/rota de entrega, quantidade de dias e horários de atendimento e quantidade média de entregas por dia.

 

EMPRESAS DE MOTOBOY PARA DELIVERY

 

Para te ajudar, separamos sugestões de empresa em algumas cidades:

 

Curitiba

BM Boys
(41) 3026-1111
Site

 

Avenida Express

(41) 3256-6580
Site

 

Belo Horizonte

Clube do Motoboy
Site

 

São Paulo

Líder Express
(11) 98333-3970
Site

 

Courrier Express do Brasil
(11) 4972-5035
Site

 

Rio de Janeiro

Eficiência Motos
(21) 2210–1583
Site

 

LCA Express
21 2281-9486
Site

 

Loggi

Disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e São José dos Campos.

Site

 

IMPORTANTE!
O Vitto não possui parceira ou integração com nenhuma empresa citada neste post. As indicações são informativas. 😉

 

**Os valores apresentados neste artigo são de setembro de 2020. Entre em contato com as empresas citadas para receber a cotação do momento.