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Saiba qual a contribuição de um Programa de Fidelidade para seu negócio

05

abr

Há dúvidas sobre a eficiência de um Programa de Fidelidade? Confira seus benefícios e entenda porque ele pode ser importante

Famosos entre os viajantes que buscam incessantemente pelo acúmulo de milhas para a troca por passagens, os Programas de Fidelidade de clientes ganharam tanta força que se espalharam para outros mercados.

Atualmente essa prática é vista, inclusive, como moeda de troca, o que tem conquistado cada vez mais adeptos.

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) divulgou recentemente que no segundo trimestre de 2016 o número de cadastros nos Programas de Fidelidade dos associados da instituição alcançou a marca de 74,6 milhões.

Mas você sabe por quais motivos o Programa de Fidelidade dá resultado? E como esse sistema pode contribuir com seu Delivery?

Vamos indicar os principais benefícios dessa prática para você entender melhor como ela pode ajudar seu negócio.

 

Inovação na conquista do cliente

Esse tipo de Programa geralmente é vinculado à ferramentas tecnológicas, o que traz agilidade nos processos e torna-se uma solução inovadora.

Pedro Ruibal, Diretor de Desenvolvimento de Produto do Sistema Vitto, afirma:

“A empresa que possui um Programa de Fidelidade, sem dúvidas passa a ter um ‘ponto’ a mais na hora da tomada da decisão por parte do cliente.”

Ele ressalta que ações nesse modelo já fazem sucesso há um tempo, mas só recentemente tiveram destaque no pequeno e médio varejo. Segundo o diretor, esse sistema substitui modelos tradicionais já conhecidos pelos consumidores, como as atividades que envolvem a coleção de certa quantidade de selos para que seja possível a troca por um brinde, ou refeição, por exemplo.

 

Aproximação do cliente

O Programa de Fidelidade é também um meio trazer o cliente para perto da marca. Por esse canal é possível ter mais interação e engajamento do público-alvo.

“Investir em um Programa de Fidelidade online e seguro, mantém o seu cliente perto do seu negócio, o deixa satisfeito, feliz e pronto para recomendar a sua marca, ou produto, por aí”, afirma Ruibal.

Essa felicidade do consumidor pode ser relacionada também com uma identificação do mesmo com a marca.

Confortável com a imagem que é passada e com a confiança transmitida, e estimulado pelo esquema de pontuação e prêmios, a possibilidade desse cliente voltar a comprar em seu estabelecimento aumenta bastante. Consequentemente a renda também poderá ter um aumento.

 

Fornecedor também tem vez

Até mesmo os fornecedores com os quais você costuma fazer negócio podem ser beneficiados com um Programa como esse.

Se determinado produto ganha mais destaque por conta dessa ação, por exemplo, o fornecedor pode se sentir mais satisfeito e melhorar as condições de negociação.

É um caso em que ambos os lados saem ganhando.

 

Fortalecimento do relacionamento

A comunicação com o cliente ganha mais um canal com uma ação como essa. Além disso, o cadastro realizado é uma fonte que proporcionará mais detalhes do usuário e permite uma aproximação, de certa forma, com um toque de personalização.

Isso contribui para a Experiência de Serviço que o cliente terá, o que certamente fortalece o relacionamento e garante uma boa reputação.

 

Economia com Publicidade

Já indicamos aqui algumas maneiras de fazer uma boa promoção gastando pouco. Para economizar mais ainda é válido investir em um Programa de Fidelidade. Basta observar os benefícios descritos até aqui.

Com a fidelização do cliente, resultado de um Programa sólido e inovador, e de um bom relacionamento com o consumidor, a divulgação espontânea ocorre naturalmente.

Seu produto, ou marca, passa a ser recomendado com mais frequência, evitando assim gastos desnecessários com Publicidade.

 

Apesar dos benefícios, vale o alerta

Deu para perceber que um Programa de Fidelidade pode trazer inúmeros benefícios para seu Delivery. Mas como toda nova implementação, antes de lançar essa modalidade é preciso muito estudo e planejamento. Ruibal destaca uma questão que merece atenção.

“Com certeza deve-se verificar a capacidade do estabelecimento em atender bem, mesmo com a demanda elevada. Por exemplo: não adianta nada fazer uma ação na black friday no seu site e o site cair devido a muitos acessos.”

O diretor ainda usa um outro exemplo: “publicar alguma promoção muito legal e não ter capacidade de atender todos os clientes.”

Ele afirma que em uma situação como essa o efeito da ação seria contrário. Ou seja, todo esforço e investimento correm um sério risco no caso de um planejamento mal feito.

Esteja sempre alerta para essas questões!

 

Gostou de saber sobre alguns dos benefícios de um Programa de Fidelidade? Experimente essa modalidade e descubra na prática o que mais ela pode fazer pela sua empresa.

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Referências Bibliográficas

Cadastros em programas de fidelidade seguem crescendo e chegam a 74,6 milhões. Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 2016

 

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